SPFW N48 – Sustentabilidade e upcycling em pauta

por Francieli Hess
/ 18 outubro 2019 / 1comentarios

Na SPFW N48, os estilistas brasileiros se adaptam à moda dos novos tempos. Assim como nas temporadas internacionais, temas como a sustentabilidade surgem com força nas passarelas. Confira os destaques dos primeiros dias e os estilistas que embarcaram nessa onda:

Sustentabilidade e upcycling nas passarelas da SPFW N 48

Ellus Inverno 2020 – Identidade e consciência

Ellus na SPFW N48. Looks duráveis e proposta de consumo consciente. Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite. Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

Celebrando seu retorno ao São Paulo Fashion Week, a marca lança o manifesto #ELLUSDOMORE, homenageando expoentes das artes, do esporte, da música e da luta ambiental como, por exemplo, Simão Filippe. Ele é o nome responsável pelo projeto Route, que desde 2011 educa a população promovendo limpezas em praias e áreas públicas.

Ellus aposta em looks utilitários na SPFW N48. Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

Para traduzir esse DNA na passarela, a marca aposta em muito workwear e sportswear com inspiração em uniformes. Tudo pensado para criar um guarda-roupa inteligente, utilitário, urbano e, é claro, atemporal.

Ellus- SPFW N48. Comprimentos mini deixam a proposta mais sensual, carregando o DNA jovem da marca. Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

Seguindo o mood sustentável, a proposta é investir em peças duráveis e em um consumo mais consciente.

Leia mais:
+
RASTEIRINHAS VERÃO 2021 – FLATS SÃO APOSTA DA PARIS FASHION WEEK
+
COLEÇÃO.MODA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) ANTECIPA TENDÊNCIAS E AUTOMATIZA PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
+
PARIS FASHION WEEK VERÃO 2020 – TENDÊNCIAS E DESTAQUES

O upcycling de Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto – Coleção criada a partir de 450 peças do acervo da marca. SPFW N48 – Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

Após 2 anos afastada do SPFW, Yamamoto retorna às passarelas para celebrar o aniversário de 10 anos da sua grife. Nesse clima, ela revisita os arquivos e recicla suas coleções ao longo dos anos.

Com um minucioso trabalho artesanal, a estilista desenvolveu sua coleção a partir de 450 peças do acervo da marca, que foram desmanchadas, repensadas e transformadas em novas modelagens conceituais.

A coleção de Fernanda Yamamoto é conceitual e traz o conceito do upcycling para o universo lúdico da marca. Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Fernanda Yamamoto -SPFW N48. Geometria e patchwork nos looks. Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

A geometria é ponto forte, enriquecida com plissados, bordados, capitonê e feltros que mostram elevam a preciosidade do trabalho de Fernanda Yamamoto ao seu máximo.

Volumes e sustentabilidade na ALUF

Aluf trabalha com materiais reciclados e estética elegante na SPFW N48. Foto: Nicolau Spadoni via Harper’s Bazaar

Em seu terceiro desfile dentro do Projeto Estufa, a estilista Ana Luisa Fernandes surpreende com volumes, texturas e babados inusitados. Ela é uma das representantes da nova leva de marcas nacionais que já nascem no eixo da sustentabilidade.

Aluf Inverno 2020 – Plástico reciclado e fundido traz brilho para as peças. SPFW N48 Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

Para essa coleção, a estilista reutilizou o plástico gerado no próprio ateliê e empregou uma técnica de fundição para transformá-lo em peças super desejáveis. Além disso, o xadrez da coleção também é proveniente de fibras recicladas e criado na própria trama, dispensando a estamparia.

Xadrez da Aluf é feito a partir de fibras recicladas – Projeto Estufa – SPFW N48 Inverno 2020 Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
ALUF SPFW N48 – Volumes inusitados traduzem a elegância da marca para o clima da sustentabilidade. Foto: Ze Takahashi

Em meio à volumes inusitados e uma elegância que impressiona, destacam-se os acessórios criados pela marca Manolita. Assim como a coleção de Aluf, eles também foram criados com vidro e plástico reciclado.

18 outubro 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess