Coleção.Moda – Inteligência artificial (IA) antecipa tendências e automatiza processo de desenvolvimento de coleções

por Francieli Hess
/ 03 outubro 2019 / 8comentarios

 

Você ainda desenvolve suas coleções com milhares de planilhas, pastas, documentos e fotos desencontrados? Graças à Coleção.Moda, esse processo pode ficar no passado.

A empresa catarinense lançou um projeto pioneiro e que está chamando atenção do mundo: Donna, uma ferramenta de inteligência artificial pensada para facilitar a vida de estilistas, gestores da moda e empresários do ramo. Confira tudo sobre essa novidade:

O que é a Coleção.Moda?

Coleção.Moda é uma plataforma integrada com um sistema de inteligência artificial (IA) chamado Donna, que antecipa tendências e automatiza o processo de desenvolvimento de coleções.

A ferramenta faz com que todo o desenvolvimento de produto esteja organizado em um único lugar e ainda traz o planejamento e controle de toda a coleção.

Foi criada para auxiliar nas necessidades essenciais da indústria da moda, trazendo métricas confiáveis para as confecções, além de diminuir o retrabalho e proporcionar maior lucratividade em suas coleções.

A plataforma proporciona a identificação e análise de milhares de imagens de desfiles e street style de todo o mundo. Com ela o estilista e gestor da marca poderá:

 

  • Criar coleções desde o princípio;
  • Divisão de  mix de forma automatizada;
  • Acesso à mapas de coleção interativos, com filtros inteligentes;
  • Ficha técnica e moodboard automatizados;
  • Cálculo de pré-custo do produto;
  • Histórico de suas coleções e peças;
  • Análise de tempo médio gasto em cada etapa;
  • Sinalização de atrasos e acompanhamento das etapas do protótipo.

 

 

Como nasceu a Coleção.Moda – Startup catarinense que usa tecnologia de ponta para facilitar a vida dos estilistas

 

 

Quem trabalha com moda sabe que gerenciar todo o processo de criação de uma coleção não é uma tarefa fácil. Da pesquisa ao desenvolvimento, passando pela escolha de tecidos, corte, pilotagem, estamparia, finalização… cada uma dessas etapas envolve muitas planilhas, documentos, imagens de referência, e-mails e detalhes cruciais que não podem passar despercebidos.

A designer de moda Thiele Biff viveu, na pele, essa rotina no início de sua carreira. Após 5 anos trabalhando como estilista para outras empresas, ela fundou seu próprio estúdio e passou a criar coleções terceirizadas para marcas do setor. Reunindo sua expertise profissional à uma visão metódica, elaborou métodos para facilitar o processo criativo.

Seu marido, Jonatas Pavei – que já trabalhava com startups de tecnologia -, sugeriu a ideia de automatizar esse processo todo. A partir de então, a ideia foi se delineando aos poucos.

Inicialmente, a dupla viu, na inteligência artificial, a resposta para os percalços que dificultam o dia a dia dentro das indústrias e pequenas confecções. Acreditando na possibilidade de usar a tecnologia como um facilitador da criatividade humana, imaginaram uma ferramenta que transportasse os processos manuais maçantes para o mundo digital.

 

 

Além disso, também visualizavam um algoritmo capaz de antecipar tendências globais dentro do público alvo de cada marca. Foi então que surgiu a peça que faltava nesse quebra-cabeça: Renan Goulart.

Na época recém formado em Engenharia Eletrônica, ele mergulhou de cabeça na ideia e os três sócios viram seu sonho virar realidade. Logo na sequência, a startup foi selecionada entre as finalistas do projeto de incentivo ao empreendedorismo Sinapse.

De 2016 em diante, o trio trabalhou incansavelmente até apresentar ao mundo a Donna, uma inteligência artificial capaz de mudar para sempre a forma como criamos moda.

 

Thiele e Renan

 

Conheça Donna, o robô que antecipa tendências e automatiza a gestão de coleção de moda

 

Interface simples e intuitiva!

 

A ideia é tão simples e poderosa que você se pergunta, imediatamente, como viveu até agora sem ela. Coleção.Moda é o casamento perfeito entre a criatividade e a metodologia de uma estilista com a expertise tecnológica de dois engenheiros.

Para começar, a ferramenta oferece um sistema inteiramente online de planejamento de coleção, que agiliza os processos ao implementar uma metodologia capaz de organizar todos os passos do desenvolvimento de produto em um só lugar.

Além disso, a cereja do bolo é a Donna, uma “robô” treinada para identificar tendências de moda, indicar cores em evidência e sugerir aquelas que melhor se adaptam ao público alvo da marca. Ainda é possível fazer upload de imagens de pesquisa para que o robô varra os últimos desfiles atrás de peças similares.

Por fim, outro grande diferencial da Coleção.Moda é a possibilidade de desenvolver mapas completos de coleção com poucos cliques, muita assertividade e sem precisar imprimir milhares de papeis. Prático, eficiente e amigo do meio-ambiente!

 

Como funciona a inteligência artificial Donna? 

Inicialmente, a ferramenta de IA Donna varre sites específicos de moda. A partir disso, analisa milhares de imagens para extrair informações fundamentais como shapes e cores. Com base nessa pesquisa, a IA é capaz de compilar tudo e extrair, rapidamente, os padrões que se repetem.

Desse modo, Donna fornece um panorama de tendências que podem ser, então, agrupadas por cores, formas ou tipos de peças.

 

Clique aqui e confira um preview especial com as tendências de estamparia para 2020 / 2021.

 

Quais as vantagens da Coleção.Moda?

Dentro de uma interface simples e fácil de navegar, é possível utilizar a plataforma para:

  • Visualizar e analisar as principais tendências das passarelas;

 

 

  • Criar e acessar mapas de coleção interativos;

 

 

  • Integrar toda a equipe dentro de um mesmo ambiente;
  • Definir os profissionais encarregados por cada peça/família/coleção;
  • Elaborar fichas técnicas completas automatizadas (basta fornecer as informações básicas e o sistema faz o resto);

 

 

  • Enviar mensagens e escrever observações para cada profissional envolvido no processo;
  • Acompanhar graficamente todas as etapas da produção;
  • Definir datas, acompanhar prazos e sinalizar atrasos em cada etapa;

 

  • Automatizar a divisão do mix de produtos;
  • Calcular o pré-custo do produto;

  • Visualizar o histórico de peças e coleções passadas

 

Como testar a Coleção.Moda na sua empresa?

 

É muito simples. Pensando em facilitar ainda mais a vida dos criativos, a startup oferece planos personalizados para empresas de diferentes tamanhos. Para agendar uma demonstração, basta clicar aqui, preencher o formulário no próprio site e agendar uma demonstração.

Escreva #CMFashionBubbles no campo comentários ou Instagram e depois conta pra gente o que você achou dessa imersão tecnológica!

Para finalizar, confira o Instagram da Coleção.Moda e do Fashion Bubbles. Siga nossos perfis, engaje comente!

View this post on Instagram

Setembro é o mês mais importante da moda. Afinal, nele são lançadas em Londres, Milão, Paris e Nova York as coleções de verão do próximo ano. . Por se tratar de um mês de renovação, é aí que entram as edições mais completas das revistas do setor, como a famigerada “september issue”, da Vogue. . Enquanto a NYFW Primavera 2020 segue a todo o vapor, já separamos 4 tendências que vão pegar e prometem virar hit para o Verão 2021: 🌞Laise 🌼Candy colors 🌞All white 🌻Mangas bufantes . Veja artigo completo no Www.fashionbubbles.com • • #verao2021 #tendencias2021 #tendências2021 #fashionbubbles #blogsdemoda #lookdodia #modalooksetendencias #verao2020 #tendencias2020 #tendenciasverao2020 #lasie #candycolors #modaverao2020 #cordamoda

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

 

03 outubro 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess