Varíola dos macacos

Nesta quarta (08/06), foi confirmado o 1º caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente está isolado no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e é um homem de 41 anos que viajou à Espanha.

É uma doença causada por um vírus que passa do animal para o humano.  Apesar do nome, os transmissores da varíola dos macacos são roedores vindos da África Ocidental e África Central.

Mas o que é varíola dos macacos?

Sintomas

- Febre; - Dores musculares; - Exaustão; - Dor de cabeça; - Dores nas costas; - Gânglios inchados; - Lesões na pele; - Coceira. As lesões costumam aparecer entre o 1º e o 3º dia do início dos sintomas.

Modo de transmissão

- Contato com animais infectados; - Contato com objetos contaminados; - Contato com a pele ou materiais de pessoas infectadas (toalha, lençol, etc.).

Duração da doença

O aparecimento dos sintomas ocorre geralmente após 5 dias do contato com pessoa ou objeto contaminado.  Após o início dos sintomas, a doença dura em média de 2 a 4 semanas.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a varíola dos macacos.  São recomendados repouso e, caso necessário, medicamentos para aliviar os sintomas.

Método de prevenção

Para conter a transmissão da doença, as recomendações são:  - Manter o uso de máscaras; - Fazer distanciamento social; - Higienizar as mãos.

Casos de varíola dos macacos no mundo

Até o momento, existem mais de 1000 casos confirmados da doença fora da África, em ao menos 27 países.

Casos no Brasil

Além do 1º caso confirmado, o Ministério da Saúde monitora outros 6 pacientes com suspeita de ter contraído varíola dos macacos nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia.