Elizabeth Alexandra Mary, conhecida como Rainha Elizabeth II desde 1952, nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres. Ela era filha de Albert Frederick Arthur George, Duque de York, e Lady Elizabeth Bowes-Lyon.
Elizabeth viveu no Castelo de Windsor por dois anos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, no último ano da guerra, ela se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar, um grupo de mulheres que serviram como voluntárias em várias funções para o exército britânico.
Neste serviço, ela foi treinada como motorista e mecânica. No final da guerra, a futura rainha afirmou que foi à rua com a irmã para comemorar a vitória dos aliados. Ela tinha apenas 19 anos na época.
Elizabeth casou-se com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca, em 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster, em Londres.
Elizabeth e Philip tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.
Elizabeth II ascendeu ao trono britânico em 1952 e foi coroada em 1953. Ela tornou-se rainha como resultado da morte de seu pai. Sua ascensão ao poder parecia improvável, já que ela era filha do segundo na linha de sucessão ao trono inglês.
Elizabeth mantém o trono britânico e recebeu o Jubileu de Platina em 2022 em reconhecimento ao seu reinado de 70 anos. Ela é a primeira monarca da história britânica a receber essa honra!
Enfim, a rainha Elizabeth II é bastante reservada, evitando aparições públicas regularmente e não dando entrevistas. Apesar de ser uma rainha, seus poderes são severamente limitados porque ela é apenas chefe de estado e não chefe de governo. A função de chefe é exercida pelo primeiro-ministro sob a monarquia constitucional inglesa.