Joventino ensina seu filho José Leôncio, ainda criança, a ser um peão. O tempo passa e o pai decide ficar no Pantanal e comprar suas terras. Os dois caçam marruás para a fazenda. Um touro bravo derruba o peão Anacleto e foge. Joventino sai para pegar o marruá fugido e José Leôncio vai atrás do pai. Anacleto incentiva os peões a se revoltarem contra o patrão. José Leôncio enlaça o touro, mas seu pai o solta. Joventino sai sozinho à caça do touro, volta com uma boiada de marruás e todos o admiram.
Gil e Chico não aceitam a proposta do suposto dono das terras. José Leôncio sai em comitiva e Joventino fica na fazenda. Chico e Gil saem para ajudar o vizinho Raimundo, que acaba morto com o filho de Maria e Gil. Gil mata o suposto dono de suas terras e sua esposa jura vingança. Joventino decide caçar marruás sozinho. José Leôncio se envolve com Filó. A comitiva volta para a fazenda e José Leôncio não encontra o pai. Gil e Maria embarcam rumo ao Pantanal, onde firmam moradia nas terras de José Leôncio. Após um tempo, José Leôncio vai falar com Gil, que reage com hostilidade.
Maria pede que Gil ouça José Leôncio e é gentil com ele. Tião desconfia que Tadeu, filho de Filó, seja filho de José Leôncio. Maria se recusa a dormir com Gil, que fica furioso. Filó se insinua para José Leôncio, que não dá atenção. Madeleine se diverte na boate e Gustavo não consegue levá-la para casa. Antero perde seu carro no jogo. Mariana discute com Madeleine. José Leôncio vai ao Rio de Janeiro pegar o pagamento de uma boiada. Antero tem uma conversa séria com Madeleine. José Leôncio pensa nas palavras de Eugênio na viagem de chalana.
Maria ouve a onça se aproximar e se desespera quando Gil decide ir ao encontro do bicho. Tião e Quim insinuam que Filó tem interesse no patrão. José Leôncio chega ao Rio de Janeiro e contrata um taxista de índole duvidosa. Maria espanta a onça antes que ela pegue Gil. O taxista planeja roubar o dinheiro de José Leôncio. Madeleine vê o fazendeiro, se deslumbra, e pensa em se divertir com ele. Antero joga em um cassino clandestino. Gustavo aparece no restaurante para levar Madeleine, mas José Leôncio o enfrenta.
Depois que Madeleine dispensa Gustavo, ela beija José Leôncio. Mariana e Antero se preocupam com a demora da filha a chegar em casa. Madeleine e José Leôncio fazem amor, e Filó tem um mau pressentimento. Mariana repreende Martinha e Teresa por terem deixado a filha com um estranho. José Leôncio intimida o taxista. Gil pensa em abandonar Maria. José Leôncio chega à casa de Madeleine, e Mariana o destrata. Tião tenta convencer Filó a se declarar para José Leôncio. José Leôncio pede Madeleine em casamento.
Madeleine aceita o pedido e Mariana se enfurece. José Leôncio conta a história de seu pai para a família de Madeleine. Maria promete a Gil tirar a própria vida se engravidar novamente. Mariana questiona Madeleine sobre seus sentimentos pelo noivo. Maria deixa Gil se aproximar dela. Irma se encanta com as histórias de José Leôncio. Madeleine pede que Antero apresse os trâmites para seu casamento. Filó chora pensando em José Leôncio. Irma tenta se insinuar para o cunhado, quando Madeleine se aproxima e assusta a irmã.