Na 1ª versão da novela, o destino de José Leôncio (Marcos Palmeira) é a morte. Ele acorda sentindo fortes dores no peito. Tendo crises e, antes de falecer, vendo finalmente a figura de seu pai, numa foto que seu filho tirou.
Na versão original da trama, Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) se casam. No último capítulo, o tempo avança, ela fica grávida e dá à luz a uma menina na beira do rio. A garota surge ao lado do Velho do Rio, que lhe conta a história da menina-onça.
Jove (Jesuíta Barbosa) se casa com Juma (Alanis Guillen) e com ela tem uma menina em Pantanal de 1990. Com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira), ele passa a assumir a fazenda de seu pai com a menina-onça, a Juma.
O Velho do Rio/Joventino (Osmar Prado) deixou de existir de forma misteriosa em Pantanal 1990. José Leôncio (Marcos Palmeira), seu filho, após morrer se torna o novo protetor do rio.
O final em Pantanal 1990 de José Lucas (Irandhir Santos) é ficar ao lado de Irma (Camila Morgado). Depois que a irmã de Madeleine (Karine Teles) é abandonada por Trindade (Gabriel Sater), o peão vai se apaixonar por ela e ajudá-la a criar seu filho.
Filomena (Dira Paes) vive um relacionamento tardio com José Leôncio (Marcos Palmeira) no final da versão original de Pantanal. O casal chega até a se casar.
O final de Tadeu (José Loreto) na novela será feliz, assim pelo menos foi na versão original da história. Em 1990, casou-se com Zefa (Paula Barbosa), personagem que trabalha na casa de Tenório.
Tenório (Murilo Benício) morre com uma lança em sua barriga em Pantanal 1990. Alcides (Juliano Cazarré) o ataca e se vinga após ter sido castrado pelo vilão, que morre à beira do rio. Alcides joga seu corpo para as piranhas após matá-lo.
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) terminam juntos na 1ª edição de Pantanal. Tenório (Murilo Benício) foi morto em uma briga entre eles quando o crápula tentou castrá-lo.
Muda (Bella Campos) ficará com Tibério (Guito) no final, assim foi na 1ª versão da novela. Mas, antes do final feliz, ela voltará ao seu lado vingativo e planejará matar Tenório (Murilo Bencio), o principal vilão da história. No entanto, o crápula falecerá após uma briga com seu próprio funcionário, Alcides (Juliano Cazarré).