Tramas manuais remetem à carinho, conforto e aconchego. O tricô, que por muitos anos foi tido como atividade de vovó, voltou com força para o mundo da decoração e a cada dia conquista mais adeptos. Os acessórios criados com a técnica tem uma textura agradável e são uma maneira fácil de adicionar personalidade para os cantinhos preferidos da casa, com a vantagem de poder ser feito por você mesma.
Usar estes elementos na decor é uma tendência super em alta, principalmente em ambientes mais rústicos ou mesmo naqueles cantinhos com inspiração nórdica. Mesmo no nosso clima tropical, a riqueza das tramas artesanais proporciona um ambiente confortável e repleto de aconchego.
1) Maximanta estilo Nórdico
O maxitricô é uma das técnicas mais fáceis de se reproduzir em casa. Feito com as mãos, ele traz pontos com pegada oversized e visual rústico na medida certa. Quem ensina a é Anne Galante, nome por trás da marca Señorita Galante, responsável por produzir as maximantas que fazem sucesso nas redes sociais.
O material utilizado é uma lã cardada, que só pode ser lavada à seco. Pode ser encontrada no Mercado Livre buscando por “Lã cardada para feltragem”.
Para quem procura uma solução ainda mais fácil e acessível, no vídeo abaixo Alice (do canal Love It by Alice) ensina a fazer a mesma manta com tiras de tecido soft, que sai mais em conta e tem a vantagem de poder ser lavado em máquina.
2 ) Decoração com Tricô – Letreiros e Ícones em tricotin (I-cord)
Queridinho dos blogs de decor, o tricotin é uma febre entre as mais moderninhas e faz sucesso também para as festas.
A técnica possibilita que você crie palavras e desenhos bonitinhos em ponto i-cord, também chamado de rabo de gato, em referência ao formato tubular (como uma cauda do bichinho), que vai ganhando o comprimento de uma corda. Esse formato permite que seja inserido um arame por dentro de toda a extensão, possibilitando uma gama infinita de formas e acabamentos.
Aqui, o blog Ateliê Tesourinha explica o passo a passo para modelar palavras utilizando a técnica. Use sua imaginação ou inspire-se nas nossas ideias para criar algo que seja a sua cara!
3) Pufe colorido com bobina de descarte para Decoração com Tricô
Um DIY cheio de estilo e ótimo para o meio ambiente. Aqui, o pufe ganha um aconchego todo especial com a técnica do maxitricô e a base ainda recicla bobinas de carretéis.
Confira o vídeo ensinando o passo a passo:
4) Pufe redondo de chão
Outra possibilidade para deixar a sala de casa mais aconchegante. O pufe de chão é um dos grandes aliados na hora de criar uma decoração artesanal e rica em texturas. O passo a passo abaixo está em espanhol, mas o vídeo é super didático e fácil de compreender.
5) Decoração com Tricô – Cachepôs e porta-trecos
Na hora de organizar bagunça ou dar uma cara nova para os seus vasinhos de plantas, o tricô é um ótimo aliado. Aposte nos fios coloridos e brinque com texturas para deixar o acessório ainda mais divertido!
Para quem gostou da técnica sem agulhas, essa versão em fio de malha é super fácil e pode ser executada por iniciantes. Escolha cores vibrantes para realçar ainda mais a riqueza das tramas manuais!
- Leia Mais: Feito à Mão – 5 marcas brasileiras que estão transformando o conceito de tricô e crochê no país
Salvar
Salvar