Tudo sobre Fashion++, a ferramenta de inteligência artificial do Facebook

por Francieli Hess
/ 23 setembro 2019 / 1comentarios

De acordo com a Vogue Business, o Facebook está experimentando a ferramenta Fashion++. A ideia é que o algoritmo possa recomendar peças para atualizar o look do usuário. Apesar de ainda se tratar de uma pesquisa acadêmica, a ideia tem potencial grande e nós explicamos tudo para você:

Pleated Jeans Modelo com cintura plissada é o hit do momento

O que é o Fashion++?

Street style da Semana de Moda de Milão Primavera 2020 © The Coveteur

Desenvolvido por pesquisadores do Facebook, esse sistema usa inteligência artificial para criar recomendações de como deixar o seu look mais estiloso. Como a tecnologia ainda caminha a passos lentos em campos subjetivos como a moda, o Fashion++ ainda conta com a ajuda de humanos para avaliar suas sugestões.

A ideia é que essa ferramenta seja, no futuro, utilizada por assistentes digitais para fornecer conselhos pessoais de estilo ou compras.

© Conteúdo do Facebook, imagem da Vogue Business

A estrutura acima ilustra como o algoritmo analisa a textura dos itens (seção marrom, na parte superior) e a forma dos itens (azul claro, na parte inferior). Depois que o técnico entende o que está na imagem, ele o compara às imagens que foram consideradas “elegantes” no passado.

Em seguida, compartilha uma recomendação de como tornar a imagem de entrada mais parecida com as da moda. Neste exemplo, o sistema sugeriu uma camisa diferente e usada por dentro do shorts.

Leia mais:
Varejo e Tecnologia – 4 tendências para o mercado da beleza
Prototipagem 3D na moda – Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade
Cosméticos e Tecnologia – Como a Inteligência Artificial pode mudar o futuro da beleza

 A tecnologia pode ser Fashion++ – Novo algoritmo do Facebook que une inteligência artificial e moda

<

p style=”text-align: center;”>Tecnologia analisou imagens de street style para aprender o que torna um look “fashion”.

 

Recentemente, a unidade de Pesquisa em I.A do Facebook empresa desenvolveu o Fashion ++, um sistema que “lê” imagens de roupas enviadas pelos usuários e, em seguida, sugere ajustes como tirar a camisa, tirar um cachecol ou mudar a cor de uma blusa para torná-la mais elegante.

Segundo a Vogue Busines, os pesquisadores usaram mais de 10.000 imagens de streetstyle (enviadas pelo usuário do site Chictopia) para ensinar ao algoritmo o que constitui um “bom” estilo.

Assim, o software é capaz de identificar detalhes, incluindo silhueta, textura, forma, cor e padrão. Seu sistema é baseado em uma “escala fashionista”. Desse modo, quando um usuário envia uma foto pessoal, o Fashion ++ propõe alterações que aumentariam sua pontuação.

Essas sugestões são mostradas usando renderizações digitais extraídas do inventário de imagens de roupas do Facebook. Para apoiar as recomendações do software, cerca de 300 funcionários da Amazon Mechanical Turk classificaram seus conselhos.

Os pesquisadores dizem que os avaliadores não apenas concordaram com as recomendações do Fashion ++, mas também os acharam úteis e práticas.

Montagem feita pela Vogue Business exemplifica a ferramenta. Fotos © Getty Images

Devi Parikh, professor associado do Instituto de Tecnologia da Geórgia e pesquisador da FAIR, explica que, apesar da moda ser algo subjetivo, as máquinas podem trazer sementes de inspiração. “Geralmente, a criatividade é algo que consideramos algo inato aos humanos – é isso que nos torna inteligentes -, portanto, é um desafio técnico pensar em como podemos fazer com que as máquinas pensem da mesma maneira”, diz Parikh.

Apesar de ainda tratar-se de uma pesquisa meramente acadêmica (o Facebook ainda não tem data para implementar o Fashion++), a tecnologia será apresentada Conferência Internacional sobre Visão Computacional em outubro.

Será que a ideia vai pegar?

***

Veja também outra iniciativa que usa inteligência artificial para criar looks em:

Aplicativo brasileiro ajuda na escolha dos looks: você fotografa as peças do seu guarda-roupa e Genie (IA do app) te ajuda a encontrar itens que combinem. Com uma seleção de marcas bacanas, traz ainda lançamentos e compras no aplicativo. Saiba mais aqui.

 

 

View this post on Instagram

Tecnologia e inteligência artificial são os pilares da inovação nos cosméticos personalizados. Criados com exclusividade para cada tipo de pele, eles estão, aos poucos, virando uma febre. . 🔹Personalização é o novo luxo no futuro da beleza; . 🔸Marcas usam tecnologia de ponta e I.A para desenvolver produtos cada vez mais personalizados; . 🔹Fórmulas exclusivas combinam tipo de pele, condições climáticas, mudanças na rotina mais; . 🔸Shiseido e Emuage apostam forte na novidade. • • #cosmeticospersonalizados #belezaetecnologia #belezaeinovação #inovação #macrotendencias #cosmeticospersonalizados #formulasexclusivas #fórmulasexclusivas #beleza #belezaecosmeticos #fashionbubbles #fbbelezaeestetica #belezadofuturo #tecnologiaeinovação #blogsdemoda #dicasdebeleza #farmaciasdemanipulacao #personalização #tendências #peleperfeita

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

23 setembro 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess