The Copenhagen Wheel – Já pensou, transformar qualquer bicicleta em um modelo elétrico?

por Samantha Mahawasala
/ 16 dezembro 2013

Boa notícia para os ciclistas urbanos: a startup americana Superpedestrian está lançando uma nova tecnologia, capaz de transformar qualquer bicicleta em um modelo elétrico – basta trocar a roda traseira da magrela.

A mágica está toda no motor que é acoplado à roda. Ele é capaz de armazenar a energia gerada pelas pedaladas, para depois essa energia ser usada para impulsionar os pedais quando o ciclista precisar de ajuda para vencer uma subida, por exemplo. Se isso não fosse o suficiente, os ciclistas ainda podem controlar, através de um app para smartphone, informações como ajustes do motor, travamento da bicicleta, desempenho físico e condições das ruas – dados que podem ser compartilhados com outros ciclistas através de uma comunidade colaborativa.

Batizada de Copenhagen Wheel, a engenhoca foi desenvolvida pelo MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O sucesso já é grande: só em novembro o projeto recebeu um apoio de 2,1 milhões de dólares.

Assaf Biderman, presidente da Superpedestrian, afirma que os são dois os objetivos da Copenhagen Wheel: ter um preço acessível e poder ser adquirida por qualquer pessoa que tenha uma bicicleta. O valor pode parecer um pouco alto – 700 dólares, mas se levar em consideração que nos EUA uma bicicleta elétrica simples custa cerca de 1500 dólares, já é uma grande vantagem.

Essa maravilhosa tecnologia vem de encontro com uma mudança de comportamento que é cada vez mais notável em diversos lugares do mundo – o renascimento do ciclismo na vida urbana, principalmente como ferramenta para diminuir os problemas do trânsito. A Copenhagen Wheel, por sua vez, nasce como um incentivo à vida sobre duas rodas.

[http://www.youtube.com/watch?v=S10GMfG2NMY]


A roda armazena energia através das pedaladas | A bateria, dentro da roda, usa essa energia para dar uma ajuda extra ao ciclista | Os ciclistas podem controlar, através de um aplicativo no celular, coisas como ajustes no motor, travamento da bicicleta, condições das ruas e desempenho físico | Os ciclistas podem compartilhar diversos dados com outros bikers, criando uma comunidade colaborativa.


A Copenhagen Wheel só precisa ser acoplada à bicicleta.


Basta trocar uma roda para transformar sua magrela numa bicicleta elétrica.


A Copenhagen Wheel armazena energia das pedaladas.


A Copenhagen Wheel foi desenvolvida no MIT.


A roda vem com um motor com tecnologia de ponta.


Basta trocar a roda traseira para transformar a bike numa bicicleta elétrica.


A Copenhagen Wheel foi desenvolvida no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. 


A Copenhagen Wheel chega como uma alternativa bem mais acessível. 


A Copenhagen Wheel foi desenvolvida no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.


Basta trocar a roda traseira para transformar a bike numa bicicleta elétrica.

16 dezembro 2013
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.