Clientes das Lojas Renner levaram um susto no início da noite quinta-feira, 19. De acordo com informações, hackers invadiram o site da empresa e a tiraram do ar. Dessa forma, nenhum cliente consegue comprar, ver pedido ou sequer entrar no site. O ataque ocorreu por volta das 18:45h, horário de Brasília.
O aplicativo das Lojas Renner para celulares do sistema Android também não está permitindo a navegação. Dessa forma, o cliente que entra no aplicativo da loja recebe a seguinte informação: “sistema teve uma instabilidade.”
Segundo os responsáveis pela loja varejista, o banco de dados do site, bem como as operações de compras não foram afetados. No entanto, até o fechamento da matéria, o site ainda não estava disponível para os clientes. As Lojas Renner também ressaltam que os sistemas de compras através das lojas físicas continuam com suas operações normais, e que nesses lugares, a clientela pode continuar comprando normalmente.
-
Mas antes, nos siga no Google News e acompanhe o Ilha Record, Masked Singer Brasil, A Fazenda 13 e tudo sobre os famosos direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Pedido de Resgate e ransomware
De acordo com informações, o ransomware (invasor de sistemas que pede valores em troca da liberação das informações rackeadas) está pedindo a bagatela de US$ 1 bilhão para liberação dos arquivos. Essa quantia, convertida para a moeda brasileira, dá mais de R$ 5,4 bilhões.
Como resultado, as Lojas Renner está fazendo de tudo para retomar o controle do site bem como de todo seu sistema virtual. Além disso o ransomware afirmou que deseja apenas dinheiro e não tem interesse em compartilhar os dados dos clientes, segundo informações do site Tech Mundo.
- Veja também: Sérgio Reis, após escândalo antidemocrático, perde shows, contratos e dispara: “Não sou puxa-saco do Bolsonaro”
Importância da segurança
De acordo com a explicação do especialista Luís, responsável pela empresa Fator Binário, tanto pessoas físicas como grandes empresas estão sujeitas a esse tipo de ataque de ransomware. Esse tipo de hacker funciona como um sequestrador. Assim sendo, essa pessoa é especializada em sequestrar dados e pedir dinheiro em troca do restabelecimento do sistema.
Em ambos os casos (tanto pessoas físicas ou jurídicas), o melhor a se fazer é configurar a autentificarão em duas etapas. Seja em um serviço de Whatsapp ou em sites de grandes empresas. Além da maior segurança, o sistema de proteção em duas etapas também permite uma experiência mais fluída ao cliente final.
O que muda é fluidez, a velocidade na navegação final. Sobretudo, para o internauta, no momento em que ele clicar em algum link, vai navegar de uma maneira mais rápida e suave”, explicou Luis do Fator Binário, o responsável pela hospedagem do Fashion Bubbles.
#actampads1#
- Veja também: The Masked Singer – Público e jurados ficam chocados com a identidade do Brigadeiro: “Nunca saberia”
- E mais: Ilha Record -quebra-pau acirra rivalidade entre Pyong e Nanah: “Hipócrita”
As Lojas Renner
A história da loja de departamento começou em 1922, quando um grupo industrial começou a investir em atividades da indústria fabril. Esse grupo foi liderado por, Antônio Jacob Renner. A empresa nasceu em Porto Alegre e somente em 1965 ganhou um aspecto de loja, parecida com a que vemos hoje.
Atualmente, as Lojas Renner vai além das vendas em departamento de vestuário. A empresa possui uma vasta cartela de perfumaria, com títulos importados e também produtos eletroeletrônicos.
Ao todo são mais de 600 lojas físicas incluindo 9 no Uruguai e 4 na Argentina. Além disso, as Lojas Renner também é proprietária da Camicado bem como da rede Youcom.
- Veja também: Semelhranças de Bruna Biancardi, nova paixão de Neymar, com Bruna Marquezine vão além da aparência
Nota à Imprensa
Veja a nota enviada à imprensa e publicada pelo site Tech Mundo, onde as Lojas Renner fala sobre o ataque de hackers em seu site.
A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.
Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas.
#actampads1#A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. Por fim, a Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias.