Samsung lança o Galaxy Note 10.1 – Um jeito novo de criar conteúdo com seu tablet

por Samantha Mahawasala
/ 01 outubro 2012

Galaxy Note 10.1 da Samsung – Mais que acessar conteúdo, agora você também cria conteúdo. O tablet traz itens como caderno de notas inteligentes, aplicativo que vem com templates prontos para fazer relatórios ou diários de viagem, por exemplo; Vem com a caneta S Pen que permite escrita manual e apoiar a mão no tablet enquanto escreve. Com ele você faz anotações à mão, tira foto, grava vídeo e enviar tudo junto num e-mail só direto do tablet e muito mais. Perfeito para blogueiros ou para quem produz conteúdo para Web.

O mercado de tablets no Brasil ainda é jovem, mas com apenas dois anos de existência já possui um crescimento bastante otimista: estima-se um aumento de 200% para o próximo ano.

A Samsung no Brasil hoje já possui hoje a maior linha de tablets, com 11 produtos que colocam a empresa na liderança do país. “O Galaxy Note, lançado no final de 2011, não redefiniu categorias, ele criou uma nova categoria, a dos aparelhos híbridos, com a funcionalidade de um tablet e a portabilidade de um celular. O sucesso foi tão grande que em apenas nove meses o Galaxy Note vendeu 10 milhões de unidades”, contou Michel Piestun, Vice-Presidente Telecom da Samsung do Brasil, na ocasião do lançamento de mais um produto que chega para reforçar esse time de sucesso – o Galaxy Note 10.1.

“Os tablets disponíveis no mercado são muito bons para consumo de conteúdo – você navega na internet, assiste filmes, joga, lê livros etc., mas alguma coisa estava faltando. A missão do Galaxy Note 10.1 é inovar. Não é apenas acessar conteúdo, é também criar – isso só é possível usando a S Pen”, revelou Piestun, que explicou que a criação do novo tablet foi baseada em quatro pilares – produtividade, criatividade, aprendizagem e performance.

Conheça o Galaxy Note 10.1:

Produtividade

O Galaxy Note 10.1 vem com a S Pen, a caneta inteligente com muita tecnologia agregada que interage com o tablet de formas diferentes. Ela permite escrita natural, acompanhando os movimentos com precisão. A nova S Pen está melhorada, com 1024 níveis de sensibilidade, é possível fazer traços de qualquer tipo. Há também a tecnologia conhecida como palm rejection – quando a S Pen se aproxima do Galaxy Note 10.1, qualquer outro estímulo é cancelado e só a caneta é reconhecida, permitindo que a mão fique apoiada no tablet sem interferir no uso.

Outra inovação é o S Note, o caderno de notas inteligente. O aplicativo vem com templates prontos para fazer relatórios ou diários de viagem, por exemplo. É possível fazer anotações à mão, tirar fotos, gravar vídeos e enviar tudo junto num e-mail só direto do tablet. Há também as funções shape match, que transforma as formas desenhadas em figuras perfeitas de círculos, quadrados, retângulos, organogramas etc., text match, que converte a escrita à mão em texto digitado e formula match, que busca na internet a resolução das fórmulas escritas na anotação. No S Note a S Pen permite recortar imagens da internet, por exemplo, e jogar diretamente num relatório.

O novo tablet vem também com o Popup Play, que permite deixar um vídeo em primeiro plano enquanto realiza outras tarefas – o recurso já existe no Galaxy 3, mas agora é possível alterar o tamanho dos vídeos.

Criatividade

Existe um produto que foi criado e desenvolvido especialmente para o Galaxy Note 10.1 em parceria com a Adobe – o Photoshop Touch, que aproveita todas as funções da caneta S Pen. Muito rápido e fácil de usar, o aplicativo permite usar as funções mais complexas do Photoshop e também as alterações mais fáceis para quem não entende muito do assunto.

Aprendizagem

O Galaxy Note 10.1 traz o Education Hub, uma ferramenta que compartilha conteúdo integrando instituições de ensino, alunos e professores. O aluno pode acessar a grade curricular, atividades escolares e material didático, entre outros. Escolas e faculdades que já possuem um sistema de compartilhamento de conteúdo podem integrar o Education Hub, permitindo acesso simultâneo às duas plataformas – tudo muito fácil e com uma interface amigável.

Além disso, o novo tablet já vem carregado de conteúdo. Através de parcerias com as principais editoras e livrarias online, o Galaxy Note 10.1 já vem com seis meses de assinaturas das principais revistas do Brasil, livros e 50GB de espaço gratuito na nuvem através do Dropbox. “A gente fez uma conta, se fosse para comprar individualmente todos os conteúdos – os livros, as revistas, as assinaturas – são aproximadamente R$1500 de valor agregado, isso sem contar o Photoshop Touch”.

Performance

“A performance de tablets passa a ser redefinida a partir de hoje”, anunciou. O chip quad core de 1.4 gigahertz, 2 GB de RAM, além de outras funções do S3. O Galaxy Note 10.1 traz a melhor experiência multimídia do mercado. “Ele tem cartão de memória, alto falantes duplos, vários codificadores que permitem assistir filmes em diferentes formatos e ainda roda flash”. Outra função única do aparelho é o controle remoto universal que funciona sem que a TV precise estar conectada à internet graças ao infravermelho do tablet, permitindo que a função seja usada até em TVs mais antigas. “Quem ainda não comprou a Smart TV da Samsung pode usar esse controle, por enquanto, até comprar uma Smart TV”, brincou Michel.

Acessórios

O Galaxy Note 10.1 chega com um conjunto bem completo de acessórios. O que mais chama a atenção, sem dúvida, é a S Pen Bluetooth: é uma S Pen como a que já vem com o tablet, mas é maior e serve para ativar uma outra função do aparelho – O Galaxy Note 10.1 também funciona como telefone, usando um fone com microfone ou então a S Pen Bluetooth, que vira uma espécie de aparelho celular, permitindo que você converse com as pessoas através da caneta.


Michel Piestun apresenta o novo Samsung Galaxy Note 10.1


Michel Piestun apresenta o novo Samsung Galaxy Note 10.1


Marcelo Tas conta como o novo Samsung Galaxy Note 10.1 ajuda no seu dia a dia multitarefado.


O novo Samsung Galaxy Note 10.1


O novo Samsung Galaxy Note 10.1 vem com a S Pen, a caneta inteligente da Samsung.


O Samsung Galaxy Note 10.1 já vem com o Adobe Photoshop desenvolvido exclusivamente para o tablet.


Aplicativo para auxiliar na criação de coleções.


Samsung Galaxy Note 10.1 com melhor desempenho para games.


Games com alta performance no novo Samsung Galaxy Note 10.1


Show do Titãs.


Negra Li e sua filha super estilosa e sorridente.

Por Samantha Mahawasala

01 outubro 2012
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.