Reva – I chega ao Brasil abrindo caminho para os carros elétricos
Atualmente é raro vermos carros movidos por eletricidade nas ruas do Brasil. Porém, com a preocupação relacionada ao meio ambiente sendo cada vez mais noticiada,…
Atualmente é raro vermos carros movidos por eletricidade nas ruas do Brasil. Porém, com a preocupação relacionada ao meio ambiente sendo cada vez mais noticiada, bem como as conscientizações ambientais feitas pela mídia e pelo governo, este cenário deve mudar. Esta mudança deve, de certa forma, causar certo impacto e causar agitação no mercado automobilístico.
O Reva I, por exemplo, é um carro elétrico fabricado na Índia desde 2004 e seu preço é igual ao de um carro popular: U$$ 10 mil ou R$ 19 mil. Mas, aqui no Brasil o preço já é bem mais elevado, chegando a custar R$ 70 mil por causa de impostos e taxas de importação.Por aqui, apenas 2 peças estão sendo vendidas no momento, já que foram trazidas por importadores independentes, mas é possível encomendar o veículo, que chega depois de aproximadamente 5 meses.
Segundo o site G1, que testou o carro, ao ligá-lo é praticamente imperceptível o som do motor, gerando até dúvidas se o veículo está ligado. Não possui o pedal da embreagem, pois é automático e o sistema de troca de marchas funciona por um botão localizado próximo à direção. Ao colocar o Reva I em movimento é necessário prestar atenção no painel, pois pisando muito forte no acelerador um alerta acende, lembrando o condutor que o veículo tem como principal objetivo a economia e exige uma aceleração mais leve.
Imagem do site G1
Conforme diz a empresa que comercializa o carro na América Latina, ele é capaz de andar até 80 km a cada recarga completa que recebe, mas pode variar entre 60 e 70 km durante o dia-a-dia. O que explica esses números é que a bateria não depende apenas do modo de condução, mas também do consumo de outros equipamentos elétricos como os faróis e o aparelho de som.
Para o site Planeta Sustentável, da Editora Abril, “com o mesmo consumo de energia mensal de uma geladeira duplex, o Reva-i foi feito para ir de casa ao trabalho e vice-versa, de preferência por caminhos congestionados. Com trânsito lento, ele não perde autonomia e o custo por quilômetro rodado pode ser até sete vezes menor, na comparação com um modelo 1.0 a gasolina. São argumentos racionais que, se ainda não são tão convincentes, podem ser uma trilha aberta por um pequeno precursor dos novos tempos.”
As informações do site Carplace dão conta de que “os dados informados pela importadora do Reva i, a velocidade máxima do carrinho é de 80 km/h. O modelo pode ser carregado em tomadas de 127V ou 220V. A recarga completa das baterias feita em oito horas, mas em duas horas e meia pode-se recarregar 80% do total das oito baterias. A importadora também informa que a vida útil é de três a cinco anos ou 600 ciclos de carga, o que representa cerca de 50 mil quilômetros.”
Imagem do site Carplace
Confira vídeo do site Quatro Rodas.
Reva – I ( Carro elétrico) – Quatro Rodas
Mais imagens do Reva – I:
Imagem do site G1
Imagem do site Go Eletric
Imagem do site Go Eletric
Fontes:
– G1
– Carplace
– Planeta Sustentável
– Go Eletric
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!