Sempre que a moda e a tecnologia se unem, os resultados são fascinantes. Da parceria entre uma fabricante têxtil, a Toray, e a companhia telefônica japonesa NTT, nasceu o Hitoe, um tecido capaz de medir o pulso de quem o usa, assim como outras constantes vitais.
O Hitoe é formado por nanofibras cobertas por uma resina de alta condutividade elétrica capaz de deixar esse tecido sensível o suficiente para detectar sinais vitais e realizar um acompanhamento das condições de saúde de quem o veste. Já a NTT, gigante da telefonia no Japão, pretende lançar até o final do ano um serviço complementar a esse material, no qual as medições poderão ser acompanhadas através de um aplicativo no celular.
De acordo com a Toray, esse lançamento é uma resposta ao crescente interesse entre os japoneses sobre assuntos de saúde e melhor qualidade de vida. Ainda não há nenhuma especificação sobre quais tipos de peças serão lançadas no mercado, mas já foram divulgadas imagens de uma camiseta de manga longa e outra de manga curta e gola V. A empresa afirma ainda que o tecido tem durabilidade suficiente para ser lavado normalmente e pode ser vestido como uma segunda pele, tanto para praticar esportes, quanto para trabalhar.
[http://www.youtube.com/watch?v=7yUHRTdT9VI]