Se vivemos em um mundo tridimensional, o que poderia ser mais realístico do que um sistema de imagens 3D? Segundo pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, a resposta é um sistema 6D, que, além de reproduzir fielmente os detalhes das imagens, seja capaz de responder a todas as variações no ambiente.
Segundo o site Inovação Tecnológica, imagens 6D são criadas em sistema super-realístico de projeção. Ainda explicam que “a capacidade de produzir sombras naturais e de realçar o brilho dos objetos de acordo com a direção e a intensidade da iluminação torna possível também a criação de imagens que variam ao longo do tempo, em resposta a alterações na iluminação ambiente, sem nenhum controle ativo e sem a necessidade de qualquer processamento”.
Protótipo de um pixel que compõe o sistema de projeção 6D / Imagem MIT
Técnica de projeção 6D
Em vez de hologramas, que exigem raios laser para serem projetados, o sistema de projeção 6D utiliza o mesmo princípio encontrado em alguns cartões postais, nos quais uma série de lentes lineares e paralelas são construídas em um material plástico que é superposto a uma imagem, criando imagens diferentes para cada olho e dando a sensação 3D.
Esse mesmo princípio pode ser utilizado para criar imagens 4D, que dão a impressão de movimento, bastando utilizar lentes quadradas – quando o ângulo de visão é alterado, as diversas imagens parecem se suceder em um movimento contínuo.
Para ler matéria completa, acesse a matéria completa em Imagens 6D são criadas em sistema super-realístico de projeção.
Imaginem o que poderemos desenvolver, em termos de publicidade, para campanhas, catálogos, editoriais em revistas e tudo aquilo que rodeia o universo da Moda. Será uma revolução!
Para ver o Vídeo demonstrativo, clique aqui
Fonte: MIT
Por Diego Carvalho