LIT, o “Netflix da Educação”, vai oferecer conteúdo nas áreas de empreendedorismo, estratégia, finanças, gestão de negócios, liderança e marketing desenvolvidos pela Saint Paul.
Passamos por uma incrível transformação tecnológica que afetará os mais variados campos da sociedade e com as escolas não será diferente. Ainda não sabemos como será a escola do futuro, mas é bom ficar atento a iniciativas que trilhem caminho para esses novos rumos.
LIT – Conheça o “Netflix da educação”
Com uma proposta que se assemelha ao modelo adotado pela Netflix, a escola de negócios Saint Paul acaba de lançar a LIT, uma plataforma de educação por assinatura. Por apenas R$ 99 mensais, o aluno poderá acessar de casa o conteúdo completo de 10 MBAs, com mais de 20 mil horas de aulas, 1.500 exercícios e estudos de caso com passo a passo, além de uma imensa biblioteca digital para consulta. O diferencial da plataforma é a integração da inteligência artificial IBM Watson, que personaliza completamente o processo de aprendizagem. Ela pode ser acessada via aplicativo para celular, tablet ou desktop.
O LIT vai oferecer conteúdo nas áreas de empreendedorismo, estratégia, finanças, gestão de negócios, liderança e marketing desenvolvidos pela Saint Paul. Planejado para ir ao ar em março de 2018, o empreendimento nasceu para romper com o atual modelo de negócio das instituições de ensino, priorizando as individualidades de aprendizado. Na plataforma, o aluno tem a opção de escolher por quantos minutos ele deseja estudar determinado conteúdo e a inteligência artificial do LIT indicará o melhor caminho. Seja em 10 minutos ou em 1 hora, esses micro momentos se adaptam facilmente à rotina e ainda poderão levar a uma certificação, se o aluno assim desejar.
Em parceria com a IBM do Brasil, a escola de negócios Saint Paul desenvolveu um professor virtual exclusivo a partir da inteligência artificial. Ele ganhou o nome de Paul e é o primeiro tutor do mundo a utilizar a tecnologia IBM Watson. Sob treinamento intensivo do grupo de professores do Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial da Saint Paul, o sistema foi treinado para fazer uma análise personalizada de cada aluno, baseado nos textos e exercícios publicados por ele. Dessa maneira, o sistema de aprendizado funciona como uma via de mão dupla: quanto mais você alimentar Paul com conteúdo, melhor e mais assertivo ele vai trabalhar.
Confira vídeo com depoimento do Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil sobre a iniciativa do LIT, o “Netflix da Educação”:
A plataforma LIT irá funcionar com um ambiente semelhante ao das redes sociais, promovendo interação e troca de conhecimentos entre os alunos. Com o tutor Paul disponível 24h e uma comunidade fortemente colaborativa, a ideia é criar um sistema de aprendizado único e adaptável à personalidade do aluno.
Quem está por trás do LIT, o “Netflix da educação” é a Saint Paul, um centro de estudos em finanças e negócios criado para desenvolver e valorizar a formação profissional. O grupo é composto por 4 empresas, que abrangem uma escola de negócios, uma faculdade, uma editora e também uma assessoria de finanças corporativas em geral. A Saint Paul Escola de Negócios foi eleita uma das melhores escolas para executivos do mundo pelo Financial Times.
Que iniciativas como esta migrem para os mais diversos campos, deixando o conhecimento e a educação cada vez mais democratizados.
*Foto de Abertura: José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul, durante lançamento da plataforma que está sendo chamada de LIT, o”Netflix da Educação”. (Foto: Luis Gustavo/Grupophoto via Época Negócios)
Tags: #ofuturodaeducação, #escoladofuturo, #inteligênciaartificial, #plataformasdeensino