A gigante do varejo norte-americano Amazon caminha a passos largos para a implantação total da Inteligência Artificial na Moda. No último ano, a empresa mostrou que está realmente interessada em entrar para a indústria e não mede esforços na hora de pesquisar novas tecnologias para tal. Confira abaixo algumas das novidades:
- Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
Amazon implanta mecanismos de Inteligência Artificial na Moda
A última patente registrada pela Amazon indica que a empresa irá inovar o e-commerce de uma maneira bastante promissora. De acordo com o Infomoney e o The Verge, a Amazon patenteou uma tecnologia que permite com que o consumidor prove virtualmente a roupa, como um espelho real. Através de diversos displays e câmeras, essa tecnologia irá escanear o ambiente para criar uma modelo virtual tão completa que o usuário poderá mexer-se “usando” a roupa e até mesmo escolher a paisagem de fundo para o reflexo. Recentemente, a empresa adquiriu a startup Body Labs, que usa softwares de Inteligência artificial para criar modelos 3D em movimento, que reproduzem o corpo humano dentro de roupas virtuais.
Imagem da start up Body Labs, compared plea Amazon.
Algumas tecnologias já permitem que você teste o produto sem sair de casa, mas a Amazon quer ir além.
A Inteligência Artificial está no centro do modelo de negócios da Amazon no mundo da moda. No ano anterior, a empresa lançou sua própria linha de roupas e criou um algoritmo exclusivo, que cria peças com base nas tendências mais buscadas da internet.
Esse algoritmo foi desenvolvido pelo Amazon Lab 126, o centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa e usa uma ferramenta chamada rede adversária generativa, no inglês GAN – “generative adversarial network”. O GAN é uma nova técnica na pesquisa da Inteligência Artificial que força duas redes neurais uma contra a outra, usando o resultado para melhorar o sistema geral. Simplificando, a tecnologia interpreta dados brutos, de modo a olhar para um número determinado de imagens e, a partir daí, desenhar um estilo com base na repetição de padrões. A ideia da gigante norte-americana é se antecipar em relação aos concorrentes, lançando as peças ao mesmo tempo em que a tendência começa a se concretizar.
- Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.
- Veja também:
Para manter essa linha de produção automatizada e ágil, a empresa também irá contar com sistema de manufatura “on demand”, outra tecnologia patenteada. Em abril de 2017, a Amazon recebeu a patente para um sistema de fabricação sob demanda exclusivo, projetado para produzir rapidamente roupas – e outros produtos – tão logo quanto o pedido do cliente é feito no site.
O sistema informatizado inclui impressoras têxteis, cortadores e uma linha de montagem, bem como câmeras projetadas para tirar fotos de roupas que proporcionariam feedback sobre as alterações necessárias nos próximos itens criados. Para aumentar a eficiência, os produtos seriam fabricados em lotes baseados em fatores como o endereço de entrega do cliente, diz a patente.
Inteligência Artificial na moda – A imagem acima foi veiculada ao documento de requerimento de patente da Amazon e exemplifica o funcionamento do sistema. Clique aqui para ler mais detalhes no site RECODE (em inglês).
Com tanto investimento em tecnologia, é de se esperar que a Amazon exerça um papel crucial na implantação da Inteligência Artificial na moda, algo que tem tudo para revolucionar a indústria em um futuro bastante próximo.
- Leia também:
- Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.