Com a recente obsessão da indústria pelos espelhos hi-tech, o closet tecnológico da protagonista Cher Horowitz do filme “As Patricinhas de Beverly Hills” está próximo de chegar a sua casa. Mesmo que não chegue, você poderá experimentar a sensação diretamente no seu reflexo.
Empresas como a Mastercard e o grupo chinês Alibaba estão na corrida para deixar a experiência de compra cada vez mais personalizada e ágil. Hoje, já é possível até pagar as suas compras diretamente para o espelho, dentro do provador.
Principais lançamentos em espelhos Hi-Tech
Tecnologia de ponta e um pouquinho de narcisismo são a base dessa tendência. Os espelhos Hi-Tech estão virando uma saída inteligente para conquistar cada vez mais consumidores jovens nas lojas.
Em julho, o grupo Alibaba inaugurou em Hong Kong a loja FashionAI, uma pop up store que leva a inteligência artificial para o mundo da moda. Para entrar na loja, você precisa escanear um QR code em seu celular e logar à conta de usuário do TaoBao (o outro portal de vendas do grupo, que também é dono do Aliexpress).
Um scanner facial do potencial comprador abre as portas. Caso o cliente goste de alguma peça e queira experimentá-la, basta se aproximar dos espelhos hi tech onde o artigo aparece imediatamente, junto com as opções de tamanho e cor.
Esse espelho tecnológico também atua como um personal stylist, fazendo sugestões de outras peças existentes na loja que poderiam compor o look.
O grupo Alibaba une tecnologia de ponta ao capital humano com maestria. A ideia é que o comprador não precise carregar sacolas e nem peças dentro da loja. Basta dirigir-se até o provador e aguardar que o vendedor traga o produto.
Caso não agrade, ele pode selecionar outro item, cor ou tamanho diretamente no espelho inteligente. Um sistema registra todas as peças experimentadas e, caso o cliente se arrependa de não ter levado alguma para casa, ele pode encomendar o item online.
Conheça o Smart Mirror da Mastercard
Criado pela Mastercard, o gadget é um personal shopper virtual, que também se encarrega de receber pagamentos. O Smart Mirror Mastercard já sendo usado pela Levi’s nos EUA e a empresa promete 40% menos tempo no provador, com compras mais rápidas e certeiras.
O espelho, que será lançado em lojas britânicas ainda neste ano, também permite que o comprador escolha a iluminação e adicione música para melhorar a experiência de “experimentar” os looks.
Enquanto muitas lojas tentam aumentar o tempo em que o consumidor permanece nelas, a Mastercard trilha um caminho contrário. A empresa garante que o espelho funciona, porque economiza filas e também o tempo gasto nas lojas. Na função personal shopper, o gadget passa a registrar pedidos de tamanho e cor, além de recomendar itens na loja para corresponder ao que o comprador já levou para o vestiário.
O chefe de pagamentos digitais da MasterCard, Mike Cowen, disse ao WGSN: “A realidade virtual e aumentada está transformando a forma como fazemos compras. E enquanto as ruas estão sendo desafiadas pela popularidade das compras online, essas tecnologias permitem que os varejistas contra-atacem, dando ao público a conveniência digital que eles exigem. Estamos trabalhando de perto com essas marcas para oferecer maneiras novas e mais seguras de pagar para proporcionar uma experiência mais pessoal e rápida para os compradores. ”
Espelhos Hi-Tech: tecnologia para ter em casa
A empresa norte-americana Embrace lançou um espelho inteligente que funciona como tablet. O Smart Mirror permite que o usuário consulte seus aplicativos, assista vídeos e leia notícias, tudo com uma interface do sistema Android. O espelho chegou ao mercado custando U$ 1,699 e pode ser instalado onde o usuário desejar.
Basta dizer “Hey, Google” que um assistente virtual irá lhe auxiliar por comando de voz. Unindo as funcionalidades de um gadget com a reflexão do espelho, o produto pode ser perfeito para as aficcionadas em maquiagem, que desejam assistir e treinar com tutoriais de Youtube.
Como o Smart Mirror pode ser instalado em qualquer lugar da casa, ele é uma opção bacana para decorar e ter sempre à mão os controles de uma casa conectada (como luzes, ar condicionado e televisores).