A indústria têxtil está em polvorosa com os potenciais do grafeno na moda. Com apenas um átomo de espessura, esse material é simplesmente a camada mais fina possível de grafite, o material usado para fazer lápis. Confira o avanço da tecnologia abaixo:
- Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências. Acompanhe eventos em tempo real, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
Grafeno na moda
Embora seja completamente invisível e tenha apenas um átomo de espessura, o grafeno é o material mais leve, mais forte e mais condutor já descoberto. Vencedor de um prêmio Nobel, ele tem o mesmo potencial de mudar a vida na Terra do que a pedra, o bronze e o ferro.
Há alguns anos ele vem sendo chamado de “material do futuro”. Além das possibilidades infinitas no campo da ciência, a moda também está de olho em seu potencial.
Recentemente, a empresa Vollebak lançou uma jaqueta de grafeno que é metade roupa, metade experimento científico. A peça é inteiramente reversível e revestida com grafeno somente de um lado, o outro é feito de náilon.
Jaqueta Vollebak – Tudo muito legal, não fosse o preço. Está sendo vendida por 595 euros, pouco mais de R$ 2,5 mil. “Definitivamente, o grafeno continua sendo extremamente difícil de se trabalhar, incrivelmente caro para produzir e muito difícil de ser produzido em grandes quantidades, então o processo não tem sido fácil”, contou Tidball à Fast Company. “Até dois anos atrás, essa jaqueta teria sido impossível de fazer em sua forma atual.” Via Revista Galileu
Detalhes da peça feita com náilon e grafeno
Leia também: Os últimos lançamentos da tecnologia para vestir e as previsões futurólogas para 2049
Desse modo, se você usar o lado feito em grafeno em contato com o corpo, ele equalizará a temperatura da pele. O grafeno conduz o calor melhor do que qualquer material na Terra. Por isso a jaqueta envia o calor das partes quentes do corpo, como a cabeça, para os pedaços frios como as mãos.
Testes de laboratório mostraram que quanto mais próximo do seu corpo estiver o material, mais eficaz será a regulação da temperatura da sua pele e o aumento em uma média de 2 ° C.
Em 2017, a estilista Francesca Rosella desenvolveu um vestidinho preto nada básico. Desenvolvido parcialmente em grafeno, a peça muda de cor conforme a respiração de quem veste. Nessa criação, o material do futuro funciona aqui como um sensor que grava a respiração da pessoa, além de acionar as luzes de LED.
Grafeno na moda – Detalhes
Além disso, o grafeno ainda possui poderes bactericidas e reguladores de umidade. Alguma dúvida de que o material pode revolucionar a indústria têxtil nos próximos anos?
Vestido que muda de cor conforme a respiração de quem veste!
O que é o grafeno?
Experimentos com o material venceram o prêmio Nobel de Física de 2010
Extremamente fino, flexível, resistente, impermeável e transparente, o grafeno é um material formado por átomos de carbono ultra compactados. Apesar de extremamente caro e difícil de trabalhar, o hype ao redor do material tem sido bastante positivo.
De acordo com a Vollebak, primeiramente o grafite é reduzido a uma única camada de átomos de carbono organizada em uma formação hexagonal. A partir daí, ele se transforma em um supermaterial diferente de tudo que já conhecemos.
O grafeno é tão forte e elástico que o fabricante garante que uma teia de aranha revestida pelo material é capaz de segurar um avião em queda livre! Já pensou?
Com o potencial de transformar quase todos os setores de viagens espaciais a eletrônicos, o grafeno é tão alucinante que sua descoberta foi descrita como encontrar o Grande Colisor de Hádrons do CERN em sua mesa.
-
Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.