A ganhadora do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, abriu o coração no Instagram sobre o processo de cobertura, ou cover-up, da sua tatuagem nas costelas.
Onde, em princípio ela tinha mensagens dedicadas à sua família, escritas com sua própria caligrafia e formando um coração, agora tem três rosas em preto e branco que também formam um coração e cobrem a imagem antiga perfeitamente. Veja como a técnica funciona!
Cobertura de tatuagem: É possível cobrir uma tattoo com outra?
Cobertura ou cover-up é, simplesmente, a técnica de cobrir uma tatuagem com outra tattoo. É, portanto, o ato de tatuar em cima de uma tatuagem anterior, com um novo desenho modificado.
Geralmente, a cobertura da tatuagem é vista ainda como uma das duas formas de remoção para tattoos indesejadas, já que cobre a original, com uma nova e melhorada. Enquanto, a outra opção é a remoção a laser.
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha ⭐ lá no News.
Por que Juliette cobriu as tatuagens?
“Vocês conhecem a história da minha tatuagem? Fiz em homenagem aos meus irmãos, mãe, avó e à minha irmã Eninha”, escreveu Juliette na legenda da foto da tattoo nova em uma rede social.
Contudo, como acontece com muitas tatuagens, as palavras ficaram desgastadas e ilegíveis com o tempo. Então, a nova milionária decidiu ajeitar o desenho e ficou lindo, né?
Entretanto, o caso de Juliette é bem comum. Afinal, existem muitas razões diferentes para uma pessoa querer se livrar de uma tatuagem antiga.
Ou ela pode estar desgastada e ter perdido a beleza original, ou ainda, a tatuagem pode relembrar uma época da sua vida que você quer muito esquecer.
Você pode, também, não ter gostado do lugar no corpo que tatuou ou talvez esperava uma coisa do desenho e se decepcionou com o resultado obtido.
Em conclusão, tem muita gente por aí que pode querer mudar ou remover uma imagem que tatuou no corpo.
- Depois, veja também: Juliette arrasa em live com Gil e anuncia parceira milionária com rede de lojas: “inspirar no meu estilo”.
Laser ou cover-up para substituir a tatuagem?
Antes de mais nada, você precisa decidir se quer remover a tatuagem por completo à laser ou fazer um cover-up da imagem que já está ali.
A remoção a laser é dolorida, certamente feita por um profissional em um lugar de confiança. Além disso, geralmente precisa de algumas sessões para fazer a tatuagem desaparecer.
Todavia, é a escolha ideal se você quer aquele local do seu corpo sem desenho nenhum, como resultado.
Mas se você quer continuar com uma tatuagem ali, e só quer substituir o desenho, a melhor escolha é a cobertura da tattoo indesejada!
Como funciona cobertura de tatuagem?
O cover-up deve ser feito por um tatuador especialista em cobertura, pois é uma técnica complexa.
O artista utiliza-se de aspectos da tatuagem antiga para formular um desenho novo que se encaixe ali, e substitua a outra imagem.
Acima de tudo, é necessário conversar com o tatuador que vai realizar a cobertura. É preciso tempo e paciência para que vocês decidam juntos qual a melhor forma de cobrir aquele desenho.
O processo de cobertura de tatuagem ocorre similarmente ao da primeira tatuagem. O artista injeta a tinta apropriada a cerca de 1mm de profundidade na pele, no mesmo lugar da tattoo antiga.
Salvo pelo fato de que tem outro desenho ali, o processo de aplicação não é tão diferente.
A forma de fazer o desenho que é complicada. Ainda mais, muitas vezes o cliente não vai ter muitas opções de desenho. Fica tudo a critério do tatuador que estudou muito para cobrir aquela tatuagem de forma correta.
A parte mais importante de uma cobertura de tatuagem não é disfarçar o desenho que está ali já. Mas sim não deixar nenhum vestígio daquela imagem velha.
O ideal é que não dê nem para perceber que aquela é uma cobertura, entendeu?
Entretanto, outra questão para se pensar é que é sim possível cobrir tatuagens novas. Contudo, as antigas são mais fáceis de esconder.
Quanto custa uma cobertura de tatuagem?
Questões de preço dependem mais do tatuador, do que da técnica em si.
Da mesma forma que o profissional pode cobrar o mesmo preço que ele cobraria para uma tatuagem normal. Ele também pode escolher um preço mais alto, devido à dificuldade da técnica.
Também é provável que o preço aumente por causa do tamanho do desenho, que tem que ser maior que a tatuagem antiga para poder devidamente cobri-la.
Não apenas isso, as cores especificas utilizadas podem ser um fator para o encarecimento da sua cobertura de tatuagem.
Existem formas diferentes de fazer cobertura de tatuagem?
Você pode escolher cobrir o desenho antigo completamente. Porém, esse não é o único jeito de transformar sua tatuagem.
Ou seja: é possível melhorar o desenho que já existe. Muitas vezes adicionando cores mais intensas, e reforçando as linhas da imagem.
Certamente que essas cores vão ser mais escuras. É comum que a tinta marrom, preta e azul sejam as mais usadas para cover-ups.
No caso da cor azul, até ela em tons mais claros pode funcionar como cobertura.
Porque misturar cores claras novas com cores fortes antigas é muito difícil de se fazer. Apenas poucos tatuadores conseguem, e o resultado pode não ficar muito bom.
Inesperadamente, o tatuador pode usar a tinta de cor branca na cobertura também. Porém, ela só deve ser usada em detalhes da tatuagem nova. Ou para dar destaque e volume a uma área, ou para distrair a atenção de quem está olhando aquela tatuagem.
Além disso, outro jeito de disfarçar partes da tattoo anterior é com o uso de sombras mais escuras.
- Confira também Frases para tatuagem: 152 ideias para você escolher a sua!
Quantas sessões para cobrir uma tatuagem?
Assim como no caso do preço, o número de sessões necessárias para fazer uma tatuagem para cobrir outra depende.
Pode ser que o tatuador precise de apenas uma sessão para realizar a cobertura por completo. Bem como, pode ser que demore mais de uma sessão por causa do tamanho maior da tatuagem de cobertura.
Da mesma forma que a tatuagem pode parecer pronta após uma sessão. Mas depois apresentar manchas, resquícios da tatuagem antiga por trás.
Talvez provavelmente você precise voltar para retocar a tattoo.
Qual o melhor desenho para cobrir uma tatuagem?
Em primeiro lugar: é melhor cobrir uma imagem com um desenho maior e mais escuro que ela.
O uso de texturas também é indicado. Por exemplo, o uso de escamas em desenhos de peixes, ou de plumas na imagem da pena, cobrem muito bem a maior parte dos desenhos antigos.
Contudo, essa decisão está sujeita a vários fatores.
Pode ser que a sua tattoo anterior seja pequena e possa ser coberta por uma tatuagem também pequena.
Ou ela pode ser escura de um jeito que só outras cores escuras serão usadas, ou a sua tatuagem no braço pode estar desbotada o suficiente que você pode escolher uma tatuagem nova feita de cores claras.
Uma conversa com seu tatuador profissional em técnica de cobertura, pode esclarecer todas as suas dúvidas.
Tem como cobrir uma tatuagem grande?
É possível cobrir uma tatuagem grande, com outra maior ainda.
Mas também, muitas pessoas utilizam do laser para clarear a tatuagem antiga, para depois cobri-la com mais facilidade.
Nesse caso, somente algumas sessões do laser seriam necessárias. Porque você não quer eliminar aquele desenho por completo, só deixar ele desbotado.
Por isso, as escolhas de tatuagem para cobrir a outra ficam mais diversas. Por outro lado, você gastaria dinheiro com o laser, e depois com a cobertura da tatuagem.
Quais os cuidados necessários após a cobertura de tatuagem?
Sabe aqueles cuidados todos que seu tatuador te deu quando você fez seu primeiro desenho? Eles são:
1 – Manter a tatuagem protegida com plástico por pelo menos 4 horas depois de tatuar;
2 – Limpar a tatuagem com água e sabão todos os dias;
3 – Não coçar a tatuagem;
4 – Evitar carne de porco e fritura;
5 – Não pegar sol.
6 – Evitar ir à praia;
7 – Não retirar as casquinhas, porque elas caem sozinhas;
8 – Ter cuidado ao se exercitar, assim como não malhar a região que foi tatuada;
9 – Não usar roupa muito apertada, para a pele poder respirar;
10 – E passar pomadas, como Bepantol, por exemplo, de forma correta.
Além de não poder fazer nada que impeça a cicatrização da tatuagem.
Pois é! Então, cuidar de uma tatuagem cover-up precisa disso e mais um pouco!
Vale ressaltar, que a tatuagem é uma cicatriz, e, cobrir, é fazer um desenho por cima de outro. Desta forma, os cuidados com a lesão na pele deverão ser ainda mais intensos.
Cobrir tatuagem – Veja mais imagens de antes e depois do Cover-up
Cobertura de tatuagem na nuca
Cobertura de tatuagem no braço
Cobertura de tatuagem no ombro
Cobrir tatuagem na perna e pé
Cobrir tatuagem no quadril
Por fim, veja também Tatuagem em cicatriz com 70 melhores tattoos para cobrir. Além de Tatuagem de cintura – 12 estilos e 113 tattoos para inspirar.