A Trama Afetiva cresce como coletivo de cocriação. Com a coleção Flores Astrais, dá continuidade às pesquisas iniciadas em 2020. Desde então, o projeto busca a cocriação de roupas a partir de náilon reciclado. Os guarda-chuvas, recuperados do aterro sanitário por catadores da Unidade de Triagem do Campo da Tuca (Porto Alegre), são a grande matéria-prima que dá origem a novas peças.
O desfile do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) é dirigido por Jackson Araujo e mais 3 designers renomados. Desse modo, a marca se empenha em encontrar soluções que garantam vida útil aos itens que iriam para o lixo.
Isto é possível por causa de peças modeladas com resíduo zero. Além disso, a Trama Afetiva não utiliza insumos extras: apenas o próprio náilon. Saiba mais sobre as roupas da coleção!
Flores Astrais: upcycling por designers brasileiros
“Sabemos que todo lixo é um erro de design. Portanto, estamos evitando uso de elásticos e zíperes, por exemplo, para garantir às peças uma característica lixo zero. Além disso, no final da vida útil, ela pode ser facilmente desmanchada e inserida novamente na cadeia produtiva. Tendo, assim, roupas circulares, evitando que a peça se torne um lixo novamente”, diz Itiana Pasetti. Ela faz parte da Trama Afetiva desde sua criação, em 2016.
Então, a Trama Afetiva tem um coletivo interessado em encontrar soluções para o lixo da indústria têxtil. Com o intuito de reduzir o descarte, usa técnicas sustentáveis como o upcycling.
- Leia também: BEFW : Semana Brasileira de Eco Fashion acontecerá pela primeira vez na Itália!
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Desafio de Flores Astrais é modelagem do guarda-chuva
Em contrapartida, para Jorge Feitosa, que está na Trama Afetiva desde 2018, o principal desafio é a modelagem que não gera resíduos. “É sempre um exercício de muita inteligência e técnica pensar em peças de modelagem que aproveitem totalmente os guarda-chuvas, visto que originalmente eles têm formato circular, em gomos enviesados”, explica.
Já para Thais Losso, conseguir transformar 103 guarda-chuvas em uma só peça é motivo para comemorar. “Conseguimos retirar 103 guarda-chuvas do aterro sanitário em apenas uma só peça, um maxipullover”, celebra Thais, que é designer.
Além disso, ela traz para o grupo um desafio que já se tornou uma meta. Afinal, a designer tem como intuito fabricar peças em crochê e tricô a partir da transformação de guarda-chuvas em tiras. Como resultado, haverá um acréscimo ao processo regenerativo do lado humano do fazer artesanal brasileiro.
De acordo com Jackson Araujo, diretor criativo da Trama Afetiva, é importante criar peças mais comerciais para a venda dos produtos.
“Dessa vez, buscamos criar peças menos conceituais do que as lançadas em 2020 na Brasil Eco Fashion Week. Assim, nosso objetivo é colocar as peças para venda através de lote. Uma prática já aplicada pela Revoada, plataforma criativa de soluções para resíduos dirigida por Itiana Pasetti. Ela traz, para o núcleo criativo da Trama Afetiva, suas pesquisas sobre o náilon de guarda-chuvas,. Então, abre sua nailónteca para novas soluções a partir das nossas técnicas colaborativas”, revela o diretor.
#actampads1#
- Leia também: Natural Cotton Color: tecido brasileiro estreia em desfile de Milão!
A coleção Flores Astrais celebra a diferença
A coleção Flores Astrais é um dos três projetos selecionados pela Colabora Moda Sustentável (@colaboramodasustentavel). Dessa maneira, a plataforma de colaboração é formada por cerca de 100 lideranças e 60 organizações da moda brasileira. O programa apoia projetos independentes, que pretendem construir uma moda mais justa e ética.
Assim sendo, a Trama Afetiva decidiu apresentar a coleção Flores Astrais em um fashionvideo. A direção é de Beni Blazquez e os modelos são um grupo de pessoas LGBTQIA+. No vídeo, o grupo interpreta uma gangue que realiza o ativismo regenerativo por meio do amor e da celebração das diferenças.
“Mais do que resistir e apenas sobreviver às violências, queremos propagar o direito LGBTQIA+ de existir também pela potência da alegria; do direito de cantar brincar e dançar, na vida e no audiovisual. É uma celebração da nossa existência”, conceitua o diretor.
Acompanhe a cobertura do Fashion Bubbles no BEFW
O Fashion Bubbles vai conferir, ao vivo, o evento Brasil Eco Fashion Week (BEFW). A nossa correspondente em Milão, Alessandra Janaudis, vai nos mostrar os bastidores desse evento maravilhoso lá no nosso Instagram @FashionBubblesoficial. Fiquem Ligados!
Aproveite e acompanhe também todas as nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro de todas as principais tendências do momento.