Isaac Silva – Primeiro desfile na SPFW

por Larissa Lima
/ 06 novembro 2019

O estilista Isaac Silva entrou em cena na edição 048 do São Paulo Fashion Week, apresentando sua coleção da marca Isaac Silva. Trouxe para as passarelas do maior evento de moda da América Latina, ativismo e representatividade.

O Bahiano está a dez anos em São Paulo e recebeu o convite para participar do SPFW através da Casa de Criadores. Ele contou que o objetivo era tornar a marca mais conhecida, pois isso geraria mais produtividade, mão de obra e conhecimento sobre a moda afro brasileira, gerando mais respeito.

Denise Pitta, editora do Fashion Bubbles, bateu um papo com Isaac e o baiano confessou a ela ter vivido um ‘Déjà vu’ com esse desfile, pois quando ainda estava na faculdade de moda, vinha para a porta pedir convite. Agora, Isaac comemora seu primeiro desfile na semana de moda mais importante da América Latina – a SPFW .

Veja também: Entrevista Isaac Silva: Estilista baiano brilha na Moda Nacional – #modaconsciente

A espiritualidade da marca

A passarela do estilista estava adornada com folhas de arruda e sal grosso. Denise o questionou sobre a espiritualidade da marca e ele enfatizou a crença na energia. “Quando não acreditamos no existir e no acordar, fica difícil vencermos o dia a dia.”

Antes do início do desfile, Isaac avisa a todos para pegar um ramo de arruda e um pouco do sal grosso da cenografia, para espantar o mal olhado. Foto: Fotosite

Isaac usou muitas referências religiosas afro-brasileiras com alusões às vestimentas dos Orixás, das conchas, aos búzios e símbolos religiosos usado pelos Orixás e em jogos divinatórios.

O estilista contou a imprensa que muitas pessoas se vestem sem se dar conta da boa energia que eles trazem. A ideia é mais do que explicar origens, é senti-los e caso alguém tenha curiosidade, buscar saber mais.

Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

O desfile “Acredite no seu Axé”

Confira o desfile de Isaac Silva no SPWF.

O desfile de Isaac enalteceu a diversidade estética e exaltou diferentes corpos, empenhado na ressignificação da imagem do povo negro brasileiro.

Os looks são confeccionados em uma única cor. Branco. Além de ser vestido por muitas religiões, é símbolo de luto e da guerra. O bahiano disse que precisamos nos posicionar e resistir em momentos difíceis como o que vivemos agora.

Isaac Silva é sinônimo de diversidade e ativismo.

A renda rechilie

Isaac apresentou peças de malha de algodão. Rico em detalhes, ele conta um pouco mais sobre a renda rechilie. “Quem usa essa renda é próspero, rico e muito estudado no candomblé.”, ele acrescenta dizendo que quanto mais vazado a renda, mais nobre ele é.

Sustentabilidade das peças

Denise se interessa em saber sobre sua preocupação com causas ambientais. Para ele é essencial ter empresas com selo internacional, onde precisam mostrar o local que é feito o plantio do algodão, o tingimentos e mão de obra.

Isaac ganhou a atenção e carinho do povo brasileiro e veste famosas engajadas como Taís Araújo, Camila Pitanga, Gaby Amaranto e Elza Soares (sua fonte de inspiração).

06 novembro 2019
Larissa Lima

Larissa Lima