Para ter mãos bonitas, você precisa conhecer as principais vitaminas para unhas, que contribuem para dar força e vitalidade a elas.
A maioria das mulheres gosta de ter unhas longas e bem cuidadas e, adora usar as cores de esmalte que são tendência no momento.
No entanto, as próprias atividades da rotina e o uso frequente de esmalte fazem com que as unhas enfraqueçam.
Ninguém merece unhas fracas e quebradiças, não é mesmo? Mas muitas vezes corrigir o problema é simples, bastando para isso se atentar a vitaminas e minerais fundamentais.
Quando a alimentação não incluir as vitaminas de que você precisa, as unhas logo dão sinal de enfraquecimento.
Crescimento lento, ondulações e manchas são apenas alguns indícios de que você precisa de vitaminas para unhas.
Se você quer saber mais sobre isso, continue lendo esse texto que está cheio de informações valiosas para você cuidar melhor das unhas.
Será que eu preciso mesmo de vitaminas para unhas?
Infelizmente, as atividades do dia a dia e o uso de esmaltes e outros produtos de beleza afetam a saúde das unhas.
E não adianta nada fazer de conta que o problema não existe. Usar unhas postiças e cosméticos diversos não adianta nada se o problema for a falta de vitaminas e minerais.
Muitas vezes parece que o problema ameniza, mas na verdade apenas mascara, o que acaba agravando a situação após algum tempo.
Mascarar a falta de minerais e vitaminas na dieta, é inclusive bastante perigoso. Por isso, é preciso ter bastante cuidado.
Então, o primeiro passo para quem está com as unhas fracas e quebradiças, é procurar por um dermatologista que possa fazer uma avaliação.
Por meio dos exames clínicos e laboratoriais o profissional consegue definir as principais causas do problema.
Caso seja carência de vitaminas, é necessário elaborar uma estratégia de reposição dos nutrientes que faltam.
Na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada e diversificada é suficiente para repor os nutrientes de que você necessita.
Mas às vezes é necessário fornecer nutrientes específicos e em quantidades mais elevadas por meio de suplementos vitamínicos.
Mas lembre-se que esse texto tem caráter informativo e não substitui de maneira alguma as indicações médicas.
- Saiba mais: Cinco razões pelas quais você deve incluir coentro em sua dieta
Conheça os principais nutrientes para a saúde das unhas
Como você viu, existem vitaminas para unhas fortes. Você precisa de boas quantidades delas para ficar com as unhas sempre bonitas.
Mas quais são esses nutrientes? Veja a seguir quais são os principais e capriche incluindo eles na sua alimentação diariamente.
Silício
O silício é muito importante para as unhas porque auxilia na produção da queratina. Essa proteína é a mais importante para garantir a saúde e resistência de unhas e cabelos.
Por isso, se você quer ficar com as unhas fortes, precisa incluir o silício na sua alimentação ou fazer a suplementação.
Você encontra esse mineral em alimentos como: maçã, aveia, linhaça, quinoa, repolho e pepino.
Vitamina A
A vitamina A é conhecida também como retinol e, é uma das principais quando se fala em renovação celular.
Assim, além de contribuir com o crescimento das unhas, essa vitamina é fundamental também para a hidratação do organismo.
Vale salientar também que a vitamina A contribui para a saúde dos olhos e boa visão. Então você tem mais um motivo para caprichar na ingestão dela.
Portanto, inclua no seu dia a dia alimentos como: couve, espinafre, brócolis, manga, laranja, mamão e leguminosas, como batata doce e cenoura.
Cálcio
O cálcio é um dos principais minerais para o organismo de maneira geral. E isso vale também para as unhas.
Então, não deixe de consumir esse nutriente. Para isso, tenha uma dieta balanceada e inclua alimentos como vegetais escuros, leite e derivados, soja e gergelim.
Vitamina C
Essa é mais uma entre as vitaminas para unhas de que você não pode se esquecer. Além de ser fundamental para a produção do colágeno, ela também ajuda a combater radicais livres.
A carência dessa vitamina leva as unhas a ficarem opacas, quebradiças e a perderem a vitalidade.
Frutas cítricas como limão, kiwi, laranja, acerola e mexerica, possuem altos níveis dessa vitamina tão importante.
Magnésio
O magnésio é um dos principais nutrientes do organismo e, realiza uma série de funções essenciais.
Ele tem um papel fundamental nas unhas também: confere resistência e proteção contra danos externos.
Assim, para ter sempre um bom aporte de magnésio no organismo, não se esqueça de ingerir alimentos como banana, abacate, feijão preto, arroz integral e couve.
A B6 é uma das vitaminas para unhas essenciais
Também conhecida como piridoxina, a B6 é uma das principais vitaminas para unhas porque atua tanto na resistência quanto no crescimento saudável.
Sendo assim, se você quer conquistar as unhas perfeitas, não se esqueça dos alimentos ricos nesse nutriente, como carnes, ovos, castanhas e sementes.
Melhore a absorção das vitaminas para unhas
Você já deve ter ouvido alguém dizer “você é o que come”. Pois essa frase faz realmente todo o sentido, visto que a alimentação te fornece os nutrientes essenciais para a saúde.
Portanto, para ter unhas saudáveis, é preciso ter uma alimentação bem variada, que inclua todos os grupos nutricionais e te ofereça as principais vitaminas para unhas que você viu no tópico anterior.
Mas além de uma boa alimentação, a absorção dos nutrientes também deve ser eficiente. Você pode melhorar isso das seguintes maneiras:
- Mastigue bem os alimentos para quebrar ele em pedaços menores, facilitando assim a digestão;
- Evite ingerir líquidos com os alimentos, para melhorar a produção de enzimas digestivas;
- Um prato de saladas todos os dias estimula o funcionamento do intestino, que é também fundamental para a absorção de nutrientes;
- Ter pH do sistema digestório bem equilibrado. Para isso, procure ingerir frutas e legumes todos os dias e trate as doenças de intestino e estômago.
- Confira também: Dieta do ovo: como funciona e para quem se destina?
Sinais de falta de vitaminas para unhas
As vitaminas para unhas são essenciais para a saúde e força delas. Mas talvez você não saiba que o seu corpo também dá sinais quando esses nutrientes estão em falta.
Assim, algumas alterações de formato e aparência das unhas indicam que você precisa melhorar a alimentação ou fazer suplementação.
Então, veja alguns problemas e as suas possíveis causas.
Unhas descoloridas e pálidas
O problema pode estar relacionado à anemia, uma doença causada por carência de ferro. Mas além desse mineral, a anemia acontece também por falta de vitaminas para unhas, como vitamina A, E, C e complexo B, além de zinco.
Se esse for o seu caso, aumente o consumo de frutas cítricas, que são ricas em vitaminas C. Além disso, inclua feijão e azeite na sua dieta.
Unhas ressecadas
Se você tem unhas ressecadas, deve se incomodar muito porque elas descamam e se quebram facilmente.
Isso acontece principalmente por baixas quantidades de vitamina A, proteínas e cálcio. Mas além disso, produtos químicos de limpeza e até alguns ingredientes de alimentos industrializados favorecem a perda de vitaminas e minerais.
Os refrigerantes, por exemplo, são muito maléficos para a saúde de maneira geral e, contribuem para a perda de cálcio nos ossos.
O excesso de cafeína também provoca maior eliminação de minerais, inclusive o próprio cálcio.
De qualquer maneira, você precisa prezar pela ingestão desse nutriente. Alimentos como leite e derivados, verduras escuras, gergelim e açaí são ótimos.
Além disso, a vitamina D também é essencial nesse caso. Então, não se esqueça de tomar sol durante alguns minutos todos os dias.
Crescimento lento pode ser falta de vitaminas para unhas
Se você percebeu que suas unhas crescem pouco, esse pode ser um indício de deficiência de vitamina A e zinco.
Mas é preciso dizer que o uso de alguns tipos de medicamentos e saúde intestinal comprometida também influenciam no crescimento das unhas.
De qualquer forma, aumentar a ingestão de frutas e folhas verdes vai te beneficiar e ajudar a melhorar a saúde das unhas.
Unhas finas
Muita gente reclama de unhas finas e quebradiças. Quando o problema é intenso, geralmente está relacionado com deficiência alimentar e doenças graves que levam à síndrome de má absorção.
Nesse caso, o problema é a má absorção das vitaminas para unhas no intestino, e é mais difícil de corrigir.
Linhas horizontais indica falta de vitaminas para unhas
Se você observa a presença de linhas horizontais, é possível que exista um desequilíbrio hormonal, intoxicação ou falta de vitaminas para unhas do complexo B.
Nesse caso, inclua alimentos desintoxicantes na sua dieta, como couve, gengibre e limão. Você pode, por exemplo, consumir um suco detox diariamente.
Ademais, evite consumir alimentos ricos em corantes, conservantes e, também adoçantes.
Fique atento também à intoxicação por plástico. Evite consumir bebidas quentes em copos de plástico, por exemplo.
Manchas escuras
A presença de manchas escuras e vermelhas nas unhas indicam trauma, envelhecimento precoce e poucos antioxidantes.
Mas esse pode ser também um grande sinal de que você está exagerando no consumo de açúcares, gorduras e até sal.
Sendo assim, aumente a quantidade de frutas e verduras na sua alimentação, sobretudo os que possuem antioxidantes.
Procure também equilibrar o consumo de açúcar, sal e gordura.
Aumento da curvatura e escurecimento
Unhas arroxeadas e mais curvas indicam problemas circulatórios e baixas quantidades de antioxidantes presentes na alimentação.
Alimentos com altos índices de arginina, como castanhas, ajudam a melhorar a circulação.
Espessamento
Unhas espessadas e que soltam do leito, e possuem a chamada ceratose subungueal, indicam que pode existir um quadro de intoxicação ou psoríase.
Infecções fúngicas, problemas intestinais e hipersensibilidade alimentar também são causas possíveis desses problemas.
Se o problema for a presença de fungos, você deve incluir alimentos como hortelã, própolis e semente de abóbora na alimentação.
Além disso, consulte um médico especialista para que te passe o tratamento adequado nesse caso.
- Veja também: Óleo de babosa: conheça os principais usos e benefícios
Algumas dicas além de vitaminas para unhas
Se as suas unhas estão fracas, saiba que isso pode acontecer por vários motivos, inclusive a carência de vitaminas para unhas e minerais essenciais.
Mas existem hábitos que prejudicam em muito a saúde delas, como usar detergente e outros produtos químicos de limpeza.
Roer as unhas também é muito prejudicial. Mas existem algumas coisas que você pode fazer todos os dias para melhorar a saúde das unhas. Veja quais são elas a seguir:
Use um bom hidratante
Muita gente usa diariamente hidratante corporal, mas se esquece de que manter a boa hidratação das unhas é essencial para deixá-las bonitas e fortes.
Além disso, há cremes específicos que além de hidratar, ainda contribuem para a força e vitalidade das unhas.
Utilize um bom fortalecedor
Se você está com as unhas fracas e quebradiças, experimente utilizar um bom fortalecedor, que vai ajudar a nutrir e fortalecer elas.
Esse produto contém algumas vitaminas para unhas, que ajudam a deixar elas mais fortes e saudáveis a longo prazo.
Assim, dê preferência aos produtos que contêm vitamina B5, minerais e cálcio que ajudam a fortalecer e proteger a unha.
Evite usar acetona para remover o esmalte
Se você tem unhas frágeis, a acetona é uma vilã, porque enfraquece ainda mais a superfície. Isso porque a acetona é muito agressiva.
Sendo assim, procure por um removedor sem acetona e, também diminua a frequência com que faz as unhas.
Sempre que possível, fique alguns dias sem esmalte também.
Tarefas domésticas, só com luva!
É difícil conseguir fugir das tarefas domésticas, mas você precisa saber que usar produtos químicos acaba com a saúde das unhas.
Sendo assim, mesmo para lavar a louça com detergente, proteja as suas mãos com luva para preservar a saúde das unhas.
Alimentação equilibrada fornece vitaminas para unhas
Como você já viu no início do texto, existem muitas vitaminas para unhas, que são essenciais para a saúde e bem estar delas.
Por mais que você possa fazer a reposição com complexos vitamínicos, a melhor maneira de manter a saúde e força das unhas em dia é por meio da alimentação.
Então, converse com o seu nutricionista de confiança para saber como melhorar a alimentação. Não se esqueça de incluir laticínios, folhas escuras, frutas cítricas e demais frutas, legumes e verduras na sua dieta.
- Veja ainda: Alimentos ricos em fibras: conheça os principais
Conclusão
Dessa forma, agora que você já sabe quais são as principais vitaminas para unhas, você nunca mais vai deixá-las ficarem fracas, opacas e quebradiças.