Vinagre de maçã: 10 benefícios comprovados para a saúde, como usar para perder barriga e os efeitos ao tomar em jejum

O vinagre de maçã está entre os produtos naturais para a saúde mais populares. Descubra quais benefícios você pode ter com esse superalimento

Fonte: Pexels

Utilizado há séculos na culinária e na medicina, o vinagre de maçã é um remédio caseiro bastante popular. Sua longa história inclui o uso para tratar doenças como dor de garganta e varizes, por exemplo. O suco da fruta é a base principal do vinagre de maçã. Primeiramente, o líquido extraído é fermentado. Ou seja, passa por um processo químico que faz o açúcar se transformar em álcool.

Ou seja, o trabalho fica por conta das bactérias, que fazem o álcool se transformar em ácido acético. Dessa forma, o alimento passa a ter um sabor azedo e seu cheiro característico. Em seguida, descubra os benefícios do vinagre de maçã, para que serve, como se deve tomar e muito mais sobre este poderoso alimento!

Quais são os benefícios do vinagre de maçã?

O alimento rico em substâncias saudáveis controla o açúcar no sangue, ainda mais, ajuda quem quer emagrecer. Fonte: BBC Good Food

O vinagre de maçã é rico em substâncias saudáveis. Por isso, pode ser um aliado no combate de bactérias nocivas. Também é um possível contribuinte na redução de açúcar no sangue, bem como controlador de diabete.

Ao mesmo tempo, possui a capacidade de auxiliar na redução de peso, além de ter potencial para melhorar a saúde da pele. Confira com mais detalhes tudo sobre os benefícios do vinagre de maçã comprovados pela ciência!

1. É rico em substâncias saudáveis

Uma pesquisa mostrou que o principal composto ativo do vinagre de maçã — o ácido acético — pode ser o maior responsável pela gama de benefícios que o alimento traz para a saúde.

O vinagre de maçã não contém muitas vitaminas e minerais, no entanto, oferece uma pequena quantia de potássio. Sobretudo, um produto de boa qualidade, como os orgânicos costumam ser, pode conter ainda aminoácidos e antioxidantes.

2. Pode ajudar a eliminar bactérias nocivas

Pesquisadores da Escola de Ciência e Tecnologia descobriram que o vinagre de maçã possui a capacidade de eliminar patógenos, incluindo bactérias. Assim sendo, muitos utilizam o vinagre como um produto desinfetante: no tratamento de fungos nas unhas, piolhos e verrugas, por exemplo.

Além disso, o vinagre é um ótimo conservante de comidas. Alguns estudos descobriram que ele impede bactérias como a e.coli de crescer e estragar os alimentos.

  • Ao mesmo tempo, veja Cogumelos: benefícios e tipos do poderoso alimento

3. É capaz de reduzir açúcar no sangue e controlar a diabete

Embora uma dieta que evite carboidratos e açúcar refinado seja a melhor maneira de regular os níveis de açúcar no sangue, o vinagre de maçã também pode ter efeito benéfico em relação a isso.

Confira, em seguida, o que algumas pesquisas descobriram sobre o poder deste alimento:

  • O vinagre de maçã pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir significativamente o açúcar no sangue;
  • Este alimento poderoso já reduziu em 31,4% o açúcar no sangue de 5 pessoas que haviam acabado de comer 50g de pão branco;
  • Uma pequena pesquisa mostrou que consumir duas colheres de vinagre de maçã antes de dormir reduz o açúcar no sangue em jejum em 4%;
  • Mais pesquisas mostraram que o alimento possui a capacidade de melhorar a função da insulina, assim como reduzir o nível de açúcar no sangue após as refeições.

4. Pode auxiliar na perda de peso

Alguns estudos descobriram que o vinagre de maçã pode ajudar as pessoas que pretendem emagrecer. Isso porque o alimento aumenta a sensação de saciedade. Como resultado, pode levar à ingestão de menos calorias e, consequentemente, à perda de peso.

Outra pesquisa mostrou que um grupo de pessoas emagreceu de 1,2 kg a 1,7 kg consumindo diariamente uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã. É válido destacar que rsse estudo foi realizado no período de 3 meses.

Além disso, o vinagre de maçã possui apenas 3 calorias por colher de sopa. Dessa forma, no geral, contribui com o emagrecimento promovendo a saciedade e diminuindo o açúcar no sangue.

  • Logo depois, leia Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

5. Consegue melhorar a saúde da pele

O vinagre de maçã, naturalmente, é um ácido com propriedades antimicrobianas. Isso significa que ele pode ser um ótimo produto no auxílio da melhora da barreira da pele e prevenção de infecções. Um estudo diz que usar o alimento como cosmético pode ajudar no reequilíbrio do pH natural cutâneo.

Contudo, destacamos aqui que não se deve aplicar novos remédios na pele, especialmente em áreas sensíveis, antes de consultar um profissional de saúde. Além disso, caso você for fazer algum teste, evite aplicar o vinagre não diluído na pele, pois pode causar queimaduras.

6. Ajuda a recuperar da fadiga

Um estudo feito em ratos demonstrou o potencial do alimento para recuperar os músculos. Conforme os resultados, a ingestão de qualquer vinagre pode facilitar a conversão de carboidratos em energia no corpo humano.

Isso ocorre devido à presença do ácido acético, que promove o aumento da reposição de glicogênio no fígado e no sistema muscular esquelético. Estes são responsáveis pela postura e pelos movimentos voluntários do corpo.

7. Pode prevenir anemia

Uma pesquisa constatou a presença de minerais no vinagre que participam da produção de células sanguíneas. Então, o alimento pode evitar a anemia, causada pela deficiência férrica no organismo. Ainda mais, o estudo contatou que o ácido cítrico é capaz de potencializar a absorção de ferro pelo intestino.

8. Tem ação anti-inflamatória

O mesmo estudo citado no item anterior notou o poder do vinagre de maçã em proteger o corpo contra o estresse oxidativo. Afinal, contém o ácido ferúlico, um agente antioxidante e anti-inflamatório.

9. É aliado no combate a doenças cardíacas e câncer

Além disso, os antioxidantes presentes no vinagre de maçã combatem os chamados radicais livres. Quando produzidos em excesso pelo organismo, os radicais livres causam danos celulares, propiciando o aparecimento de várias doenças crônicas e degenerativas, incluindo o câncer e problemas cardíacos. O estresse oxidativo também está intimamente ligado ao processo de envelhecimento.

10. Fortalece o sistema imunológico

O vinagre de maçã contém antioxidantes como a catequina e a quercetina. Esta última, além da ação antioxidante, melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, substância associada aos sintomas de inflamação e alergia.

Especialista em vinagres, Rodrigo Margoni associa a preocupação com a alimentação consciente ao aumento exponencial do consumo do produto. “O poder nutricional do vinagre de maçã orgânico, com seus benefícios múltiplos, tem influenciado uma forma mais saudável de viver”, observa. “Este fato acaba por gerar uma procura cada vez maior pelo vinagre de maçã natural e o orgânico.”

Para que serve o vinagre de maçã em jejum?

Além dos benefícios comprovados pela ciência, tradicionalmente o alimento é usado como fonte de saúde e aliado da beleza.

A esteticista Patrícia Elias possui uma ampla gama de conhecimento e revela, no vídeo abaixo, quais os benefícios do alimento para a saúde, pele e cabelos.

Como se faz o vinagre de maçã?

Como se deve tomar o vinagre de maçã?

Dosagem de vinagre de maçã: 1 ou 2 colheres de sopa com água. Fonte: Times of India

Você pode misturar cerca de 1 ou 2 colheres de sopa (15 – 30 ml) com água e tomar antes ou depois do almoço ou do jantar.

Embora seja um suplemento relativamente seguro para o consumo moderado, o vinagre de maçã não foi extensamente pesquisado. Portanto, somente estudos futuros poderão revelar um potencial preciso com dosagens mais eficazes.

Relacionadas

Como usar o vinagre de maçã para perder barriga?

Segundo o Cientista Alimentar Tiago Rocha, um estudo realizado com 300 mulheres que tinham triglicerídeos e colesterol altos mostrou a grande eficácia do “elixir contra gordura”. A mistura do elixir é feita com vinagre de maçã, água e mel.

Diariamente, metade dessas mulheres doentes consumiram o “elixir contra gordura”, e as outras 150 consumiram uma fruta, a ameixa. Um mês depois, as voluntárias do teste que haviam ingerido ameixa não mostraram nenhum resultado positivo diferente. Isto é, continuaram doentes.

Por outro lado, as que tomaram o “elixir contra gordura” tiveram redução do nível de colesterol, bem como de triglicerídeos. Ainda mais, todas elas emagreceram.

O “elixir contra gordura” ajuda a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Fonte: Drug Genius

Em entrevista com Amaury Jr, na RedeTV!, o biólogo e cientista ensinou como fazer a receita do “elixir contra gordura” com vinagre de maçã.

Confira os ingredientes e o passo a passo em seguida:

  • 500 ml de vinagre de maçã;
  • 1,5 l de água;
  • 3 colheres (sopa) de mel.

Primeiramente, misture todos os ingredientes em uma garrafa e deixe curtir na geladeira por 5 dias. Assim sendo, tome 50 ml pela manhã e 50 ml pela tarde. De acordo com Tiago Rocha, essa é a concentração correta de vinagre de maçã com água e mel para banir triglicerídeos, colesterol e ainda reduzir gordura do fígado.

Confira o momento em que o cientista fala sobre o “elixir contra gordura” no programa de Amaury Jr:

  • Enquanto isso, confira Colesterol alto: médico aponta único sinal externo da doença

Pode tomar vinagre de maçã puro?

Consumir o alimento puro pode trazer problemas digestivos e desconforto estomacal. Fonte: Medical News Today

O vinagre de maçã contém muito ácido, portanto, não se recomenda ingeri-lo puro. Ao tomá-lo sem diluí-lo poderia acontecer não só desconforto estomacal e problemas digestivos, como também o desgaste do esmalte dos dentes.

Pode tomar o vinagre de maçã em jejum?

Com dieta equilibrada, uma dose do alimento pode auxiliar na redução de peso. Fonte: CookingLight

Segundo especialistas de bem-estar, a prática de ingerir uma dose de vinagre de maçã pela manhã com o estômago vazio pode ajudar quem tem a intenção de perder peso. Isso porque o alimento tem o potencial de reduzir a fome e remover as toxinas do corpo.

Quem não pode tomar vinagre de maçã?

O ideal é consumir o vinagre de maçã de forma moderada. Fonte: Freepik

O vinagre de maçã não foi muito pesquisado cientificamente. Isto é, não há relatos oficiais sobre os efeitos colaterais que podem acontecer a longo prazo. Por isso, a melhor abordagem é tomá-lo com moderação.

Quem possui baixo nível de potássio, diabete ou problemas digestivos deve consultar um médico antes de incluir o vinagre de maçã na rotina alimentar.

Conclusão

O vinagre de maçã é feito com o suco da fruta fermentado. Nessa fermentação, adicionam-se bactérias que transformam o álcool em ácido acético, seu principal composto ativo.

Em resumo, o alimento é rico em substâncias saudáveis. É um possível aliado no combate de bactérias nocivas e pode ser um contribuinte na redução de açúcar no sangue. Por isso, ajuda a controlar o diabete, por exemplo. O alimento também consegue auxiliar na redução de peso e possui o potencial de melhorar a saúde da pele.

O ideal é consumir de 1 a 2 colheres de sopa do vinagre, sempre diluído com água. Afinal, recomenda-se ingerir o alimento de forma moderada. Sobretudo, pessoas com baixo nível de potássio, diabete ou problemas digestivos devem consultar um profissional da saúde antes de incluí-lo na rotina alimentar.

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais