Como usar o óleo de Rosa Mosqueta, o mais usado pelas celebridades
Se você não conhece os benefícios do óleo de rosa mosqueta para a sua pele, aqui estão alguns motivos que irão te convencer a incluí-lo em sua rotina de beleza
Rosa Mosqueta é muito mais do que um aliado para curar queimaduras e feridas. É um dos óleos que nunca deve faltar na nossa penteadeira.
Conhecido mundialmente por suas propriedades curativas, o óleo de rosa mosqueta é um verdadeiro presente da natureza e uma base natural graças a todas as propriedades que ele proporciona somente ao ser aplicado na pele.
Isso porque ele possui alta concentração de ácido linoleico, alfa-linolênico e oleico além de antioxidantes lipofílicos, incluindo tocoferóis e carotenoides.
Essa é uma excelente combinação de compostos anti-inflamatória e antioxidante, que ajuda a diminuir o estresse oxidativo das células.
Ademais, o óleo de rosa mosqueta possui uma série de vitaminas, incluindo A, C, E, B1 e B2, que ajudam a regenerar e cicatrizar a pele.
Ficou empolgado com tantas propriedades? Então continue essa leitura para saber mais sobre o óleo de rosa mosqueta.
Propriedades do óleo de Rosa Mosqueta
O óleo de Rosa Mosqueta é muito conhecido por ser um poderoso regenerador natural, com propriedades terapêuticas muito úteis.
O óleo é proveniente da espécie Rosa Aff rubiginosa, também conhecida como Rose Hips. Apesar de ser original da Ásia, essa espécie é comercializada no Chile atualmente.
O óleo possui altas concentrações de ácidos graxos essenciais (A.G.E) poli-insaturados, que agem promovendo a regeneração celular.
Por isso ele é excelente para o rosto, cabelo e unhas. Você pode utilizar o óleo também em regiões específicas onde haja ressecamento excessivo da pele.
A Rosa Mosqueta ajuda também a remover manchas e suavizar cicatrizes e, pode ser usada na área dos olhos e dos lábios.
Inclusive, muitos cirurgiões de todo o mundo recomendam esse produto como coadjuvantes no tratamento de cicatrizes após cirurgias.
Isso ajuda a diminuir significativamente as marcas e, a reduzir a incidência de queloides.
Uma pesquisa de 2008 mostrou que o pó de rosa mosqueta reduziu a dor da osteoartrite, sem efeitos colaterais adversos.
- Confira também: 5 receitas para juventude e beleza com cúrcuma
Efeito como planta medicinal
Como planta medicinal , acredita-se que a rosa mosqueta ajuda contra a perda de apetite e auxilia na formação de sangue. Os flavonoides contidos (pigmentos vegetais solúveis em água) protegem contra patógenos, como bactérias e vírus.
Um chá feito de cascas de rosa mosqueta é frequentemente bebido quando há febre ou infecção. Ajuda a aliviar resfriados, apoiar o sistema imunológico e atender às necessidades de vitamina C.
A rosa mosqueta também é frequentemente usada para doenças do trato urinário porque pode aliviar a dor e reduzir a inflamação.
- Veja também: Benefícios do gengibre e por que incluí-lo em sua dieta
Indicações de uso do Óleo de Rosa Mosqueta
Uma das principais indicações de uso do óleo de rosa mosqueta é como demaquilante. Para isso:
- Pingue 3 gotas do óleo em um cotonete e passe na pele já limpa.
- Deixe agir durante a noite, mas evite que entre em contato com os olhos e mucosas.
Rosa mosqueta no corpo: como usar
Para usar o óleo de rosa mosqueta no corpo, prefira misturá-lo a outro tipo de óleo, que pode ser de amêndoas doces, de abacate ou de semente de uva, por exemplo.
Nesse caso, o ideal é usar 10% de óleo de rosa mosqueta e, o restante do outro óleo escolhido para a diluição.
Rosa mosqueta nos lábios: como usar
Para rachaduras nos lábios, nos pés ou queimaduras de sol você pode utilizar o óleo puro, passando uma quantidade que forme apenas uma fina camada sobre a pele.
Rosa mosqueta no cabelo: como usar
Nos cabelos, o ideal é aplicar o óleo antes da lavagem. O ideal é misturar quantidades iguais de óleo de rosa mosqueta e de jojoba e, adicionar uma gota de óleo de lavanda e uma de cedro.
Aplique nos cabelos antes de dormir. Deixe repousar durante a noite e remova a mistura com um shampoo compatível.
O óleo de roa mosqueta é bastante agradável ao toque e, possui um odor característico forte, devido as cadeias de carbono que o compõem.
Pessoas de qualquer idade podem usar esse óleo
O óleo de Rosa mosqueta é natural, livre de componentes químicos nocivos à saúde ou conservantes artificiais. Por isso ele pode ser usado por pessoas de qualquer idade, inclusive as que possuem pele sensível.
Sua composição ajuda a combater inflamações e atua como antioxidante, diminuindo assim problemas relacionados ao estresse da pele. As vitaminas A, C, E, B1 e B2 também são essenciais para garantir a nutrição e regeneração.
- Confira também: Graviola, um antitumoral natural com propriedades curativas
Quando devo usar o óleo de rosa mosqueta no skincare?
Quando se fala em tratamento de saúde e estético, deve-se sempre seguir as recomendações de um médico ou profissional de saúde.
Apesar de o óleo de rosa mosqueta ser natural e poder ser usado por qualquer pessoa, recomenda-se que o uso frequente seja indicado por um profissional.
Geralmente o óleo é indicado para a manutenção diária da pele e, nesse caso deve ser usado diariamente no período noturno.
Observe ainda se o óleo que você comprou é puro, pois isso pode influenciar diretamente no tratamento e nos resultados de maneira geral.
Se você ficar em dúvidas, faça uma rápida pesquisa sobre o fabricante e, busque pela procedência do composto e a sua ficha técnica.
- Veja também: Para que serve a argila branca? Conheça seus benefícios para a pele
O que é melhor: vitamina C ou Rosa Mosqueta?
Como já foi dito anteriormente, as indicações de uso devem ser feitas por um profissional de saúde, preferencialmente um dermatologista.
Cada pessoa é única e, a composição e características da pele são distintas para cada indivíduo. Por isso os tratamentos devem ser moldados de acordo com as necessidades de cada um.
A vitamina C pode provocar manchas na pele, sobretudo se você expuser a pele ao sol após a aplicação. Além disso, o tratamento descama a pele.
O óleo de Rosa Mosqueta é bem mais suave e não possui contra indicações. Além disso, ele próprio possui uma grande quantidade de vitamina C na sua composição. Além da rosa mosqueta, você sabia que a banana-da-terra é rica nas vitaminas A e C?
-
Siga-nos no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Mais algumas dicas
Mais uma entre as propriedades da rosa mosqueta é a prevenção e atenuação das tão temidas estrias.
As marcas surgem quando fibras elásticas de colágeno da pele são rompidas. Em geral isso ocorre quando a pele é tracionada demasiadamente.
- Veja também: Spirulina e os 10 benefícios do superalimento que traz saúde e ajuda a emagrecer
Rosa mosqueta para estrias
Então as estrias ocorrem durante o crescimento, com o ganho de peso ou na gestação, por exemplo.
Assim, o óleo pode ser utilizado como tratamento complementar, juntamente com tecnologias como laser e microagulhamento.
Por mais que o óleo de rosa mosqueta não elimine as estrias brancas, que são as marcas mais antigas, ele ajuda a diminuir a intensidade delas.
Em relação às estrias vermelhas, que são mais recentes, a ação do óleo é mais efetiva. Além disso, o uso frequente ajuda a evitar o surgimento de novas marcas.
Por ter ação antioxidante, o óleo de rosa mosqueta é muito eficiente também na redução das manchas de pele, também conhecidas como melasmas.
Por fim, vale citar que a vitamina C presente no composto funciona como poderoso antioxidante e, por isso age na prevenção do envelhecimento precoce. Assim evita o surgimento de rugas e marcas.
Como fazer o chá de Rosa Mosqueta
- Lave as roseiras recém-colhidas.
- Remova as bases das flores e caules.
- Limpe cuidadosamente as cascas novamente.
- Espalhe as vagens de rosa mosqueta sobre uma grande área em um lugar quente e ensolarado por alguns dias para que possam secar bem.
- Verifique a fruta regularmente e separe as cascas estragadas e mofadas imediatamente.
- Em seguida, coloque as cascas de rosa mosqueta em um recipiente hermético (argila, cerâmica, vidro escuro) e sele-o bem. Não use recipientes de metal porque a vitamina C contida nas tigelas tende a oxidar.
- Despeje cerca de um litro de água quente em três a quatro colheres de sopa de casca de rosa mosqueta seca e deixe o chá de frutas em infusão por cerca de dez a 15 minutos.
Conclusão
Com tantos benefícios, o óleo de rosa mosqueta é um dos mais usados no skincare. Se você quer ter uma pele bonita e livre de marcas, comece a usar esse produto o quanto antes.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.