Os probióticos são essenciais para o bom funcionamento do intestino. Eles estão disponíveis naturalmente em alguns alimentos, mas também podem ser suplementados.
O que são probióticos?
Primeiramente, os probióticos são uma combinação de bactérias e leveduras benéficas vivas, que existem naturalmente em seu corpo. A princípio, a afirmação pode causar estranheza pois as bactérias geralmente são vistas de forma negativa, como algo que adoece.
Contudo, existem dois tipos de bactérias que habitam dentro e fora do corpo: as boas e as más. Sendo assim os probióticos são compostos por bactérias boas que ajudam a manter seu corpo saudável e funcionando bem.
Você pode encontrar probióticos em suplementos e alguns alimentos, como iogurte ou o kefir. Aliás, os médicos costumam sugerir os suplementos para quem sofre com problemas digestivos e alergias.
Pra que servem e como funcionam
Os pesquisadores estão tentando descobrir exatamente como funcionam os probióticos. No entanto, abaixo você confere algumas formas como eles beneficiam a saúde:
- Quando você perde bactérias “boas” em seu corpo (depois de tomar antibiótico, por exemplo), os probióticos podem ajudar a substituí-las.
- Eles também podem ajudar no equilíbrio entre as bactérias “boas” e “más” para manter o corpo funcionando como deveria.
Entre outras coisas, os probióticos ajudam a transportar a comida através de seu intestino, afetando os nervos que controlam o movimento intestinal. Algumas doenças comuns que eles tratam são:
- Síndrome do intestino irritável
- Doença inflamatória intestinal
- Diarreia infecciosa (causada por vírus, bactérias ou parasitas)
- Diarreia causada por antibióticos
De acordo com o WebMD, eles ainda podem ser útil no tratamento de condições da pele como eczema, bem como na prevenção de alergias.
Já o Dr Pedro Schestatsky (@dtpedroneuro) que é neurologista, professor e palestrante do TEDmed. Explica que probióticos, são uma ótima forma de manter o intestino saudável. Já que combate inflamações, melhorando a glicose, a imunidade e absorção de nutrientes. Além de melhorar também a função do cérebro.
Os principais alimentos probióticos
Assim como falamos anteriormente, é possível ingerir probióticos tanto através da alimentação quanto da suplementação. Quando falamos de alimentos, esses são os principais:
Kefir
O Kefir é uma bebida de leite fermentada probiótica. É feito adicionando grãos de kefir ao leite de vaca ou cabra.
Ele pode ser cultivado em casa e, para os alérgicos, também existe a versão feita em água. Mas cuidado: as bactérias são diferentes, por isso é preciso ter certeza de qual a sua.
Saiba mais sobre o Kefir – O que é, quais os benefícios e como fazer esse probiótico milenar.
Kombucha
Na sequência, outro probiótico que ficou famoso e conquistou muitos adeptos no Brasil. A kombucha é uma bebida fermentada a partir de chá preto ou verde. Também é muito consumida no mundo inteiro, especialmente na Ásia.
Kimchi
A iguaria coreana que emagrece e combate doenças. Ainda que se possa consumir o kimchi imediatamente, tradicionalmente deixa-se a preparação fermentar. Dessa forma, o prato se transforma em um probiótico, excelente para a saúde e bom funcionamento principalmente do intestino.
O kimchi é uma conserva coreana fermentada de sabor apimentado considerada patrimônio cultural da humanidade. Conheça suas origens, benefícios para a saúde e aprenda a preparar uma receita clássica.
Chucrute / Sauerkraut
Em terceiro lugar, os alimentos curativos. Este é de origem alemã, muito popularizado no Sul do Brasil pelos imigrantes. O chucrute é basicamente o repolho fermentado naturalmente. Com isso, as colônias de bactérias boas se formam e o alimento se torna um probiótico.
Além de suas qualidades probióticas, o chucrute é rico em fibras e também em vitaminas C, B e K, sódio, ferro e manganês. Por fim, o prato tradicional ainda contém os antioxidantes que são importantes para a saúde dos olhos.
Como fazer um probiótico em 7 passos
Segue uma receita do Dr Pedro Schestatsky. Destacando ainda, que uma ótima forma para consumir probióticos são os vegetais fermentados. Essa inclusive foi uma dica das Delícias da Dri.
Veja receita fácil para fazer em casa:
1 – Escolha um pote de vidro;
2 – Escolha seu vegetal predileto. Pode ser repolho, rabanete ou outro;
3 – Pique o vegetal;
4 – Aperte bem no fundo do vidro;
5 – Adicione 1 colher rasa de sal para cada 500 ML de água;
6 – Encha o vidro com o vegetal até o topo;
7 – Feche bem. E conserve em ar ambiente por 2 semanas
Modo de preparo: Basta colocar os vegetais escolhidos em um recipiente de vidro com água e sal, vedar bem e aguardar 2 semanas fora da geladeira.
Durabilidade: Depois disso, o probiótico dura 6 meses dentro da geladeira.
Veja no IGTV receitas fáceis de fazer de Probióticos
Leia também:
+ Benefícios do Alho – Dicas para desintoxicar e aumentar a imunidade
+ Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde
Suplementos probióticos
Além dos alimentos naturais, também é possível ingerir probióticos através da suplementação.
Suplementos probióticos podem ser combinados com um prebiótico. Esses, por sua vez, são carboidratos complexos que alimentam os microorganismos em seu intestino. Basicamente, os prebióticos são a “fonte de alimento” para as bactérias boas.
Eles ajudam a alimentar as bactérias boas e a mantê-las saudáveis. A categoria inclui inulina, pectina e amidos resistentes. Por fim, quando você tem um suplemento que combina um probiótico e prebiótico, é chamado de simbiótico. Essa estratégia é interessante porque facilita a absorção das boas bactérias no organismo.
Ainda que seja fácil encontrar as cápsulas em farmácias, o ideal é conversar com um médico para entender melhor a dosagem e os objetivos. Isso porque, dependendo da sua dieta, a suplementação pode até ser dispensada.
Ademais, como existem muitas marcas e concentrações, o ideal é ter orientação profissional sempre.
Por fim, veja também os benefícios da Cúrcuma (açafrão-da-terra), do Chá de Orégano, além de conhecer a potente Maca Peruana. Enquanto o Chá de Carqueja é diurético, digestivo e emagrece.