Você sabe como adicionar o pequi na dieta e garantir todos os seus benefícios? A fruta mais famosa do cerrado brasileiro não é apenas conhecida pelo seu sabor perfumado e por ser espinhenta.
Rico em vitaminas, potássio, fósforo e magnésio, o pequi ainda é utilizado para fins terapêuticos e culinários. Quer saber mais sobre ele, então continue lendo. Afinal, você também saberá:
- O que é pequi, é uma fruta?
- Qual o sabor do pequi?
- Quais os benefícios do pequi?
- Qual é o jeito certo de comer pequi?
Portanto, leia até o final e veja também quais pratos é possível fazer utilizando o pequi. Boa leitura!
O que é pequi, é uma fruta?
Sim! O pequi, conhecido no mundo científico como Caryocar brasiliense ganhou esse nome pois é o significado de “pele espinhenta” na língua Tupi.
As árvores que dão esse fruto são característica do cerrado brasileiro e são fáceis de reconhecer. Afinal, podem chegar a 12 metros de altura, possuem folha grandes com as pontas entrecortadas e coberta por uma espécie de penugem.
Já a fruta é divida em duas partes: a polpa e o caroço. Com tamanho igual ao de uma maçã, o pequi possui uma polpa comestível amarela e famosa pela maciez.
Porém, é preciso tomar cuidado. Isso porque embaixo dessa polpa há uma camada de espinhos finos.
Por ser típica do cerrado, a fruta prefere a época mais quente do ano. Assim, a produção ocorre em maior escala entre dezembro e março.
- Você também pode gostar Comer duas frutas por dia reduz o risco de diabetes em 36%
Qual o sabor do pequi?
O pequi é uma fruta de sabor fortemente perfumado. Por isso, muitas pessoas dizem que seu gosto é parecido ao de uma flor.
Esse perfume marcante faz dele um condimento essencial para dar um toque extra de sabor a diversos pratos tradicionais.
- Aproveite para seguir o Fashion Bubbles no Google News e acompanhar tudo sobre Saúde! Basta clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
Quais são os benefícios do pequi?
Além de ser barato e saboroso, o pequi apresenta uma série de benefícios à saúde. Dentre eles, estão:
- Rico em nutrientes
- É antioxidante
- Facilita a digestão
- Faz bem para visão
- Melhora a pele
- Promove a saúde do cabelo
- Ajuda a melhorar a pressão arterial
- Previne o câncer
- Melhora o colesterol
Veja como cada um desses benefícios funcionam:
1. Rico em nutrientes
Em primeiro lugar, é preciso destacar a enorme quantidade de nutrientes presentes na fruta. Dentre eles estão: vitaminas A, C e B, fibras, betacaroteno e gorduras saudáveis.
2. É antioxidante
O fato de possui uma grande quantidade de vitaminas faz do pequi uma fruta antioxidante. Isso significa que ela possui compostos fenólicos que combatem os radicais livre.
Como resultado, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade.
- Ademais, confira Chá de folha de abacate: antioxidante e redutor de estresse
3. Facilita a digestão
Para não correr o risco de ficar inchado, ter diarreias, cólicas e prisão de ventre após refeições mais pesadas, é melhor apostar em pratos que incluam o pequi como ingrediente.
Afinal, o alto teor de fibras atua como promotor da saúde digestiva.
4. Faz bem para a visão
Outro benefício do pequi, e que poucas pessoas sabem, é que a fruta protege a saúde dos olhos.
Afinal, a junção da vitamina A e os carotenoides, que também atuam como antioxidantes, ajuda a promover a clareza da visão. Além disso, também previne a degeneração macular e elimina os radicais livres.
5. Melhora a pele
Manter a pele bonita e hidratada é um dos papéis mais requisitados no óleo de pequi.
Dentre os benefícios deste óleo estão: aceleração no processo de cicatrização, neutraliza infecções de pele, eczema e secura e aumenta a hidratação.
Portanto, para garantir tudo isso é preciso fazer a aplicação do óleo de pequi ao menos duas vezes ao dia.
6. Promove a saúde do cabelo
Cuidar das madeixas é prioridade para muitas pessoas. Portanto, uma dica um tanto quanto curiosa é apostar no óleo de pequi.
O produto, que muitas vezes é utilizado como soro, deixa o cabelo mais macio e brilhante. Além disso, auxilia no tratamento de cabelos danificados, ásperos e quebradiços.
Por outro lado, alguns cosméticos também focam no óleo de pequi no tratamento de eliminação das pontas duplas.
- Não perca Cuidados com o cabelo cacheado: dicas de especialista para fazer em casa
7. Ajuda a controlar a pressão arterial
Se você sofre de pressão alta ou baixa, saiba que o pequi pode se tornar um grande amigo. Isso porque o óleo da fruta ajuda no controle da pressão.
A causa disso é a grande quantidade de potássio e as propriedades anti-inflamatórias.
Por isso, consumir a fruta com regularidade ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Como resultado, previne problemas cardíacos e auxilia no controle da pressão.
8. Previne o câncer
Uma pesquisa realizada entre a USP e a UnB apresentou resultados positivos do uso de óleo de pequi como auxiliar na prevenção do câncer de fígado.
O teste foi feito em animais sendo que os tomaram o óleo de pequi apresentaram uma diminuição significativa nas lesões neoplásicas.
Por isso, provou-se que além da revenção, o óleo de pequi tem potencial inibidor de lesões do fígado causadas pelo câncer.
Vale destacar que o produto não cura o câncer, mas pode contribuir para evitar algumas doenças, juntamente com um estilo de vida saudável.
9. Melhora o colesterol
Grande parte dos brasileiros sofrem com colesterol alto. Portanto, uma grande alternativa natural de diminuir esse número é adicionar o pequi na dieta.
O alto teor de ácidos graxos monoinsaturados faz com que os níveis de colesterol no sangue diminuam. Como resultado, também protege o coração.
- Você também pode gostar Chocolate amargo: 5 benefícios comprovados para a saúde
Qual é o jeito certo de comer pequi?
Os fãs de pequi podem jurar que a melhor forma de comer esta fruta é in natura quando estão maduras.
Porém, a culinária da região de Goiás e norte de Minas Gerais oferece um cardápio recheado de opções que utilizam pequi dentre os ingredientes. Embora o mais famoso seja o arroz com pequi, a fruta também pode ser usada como tempero ou em conserva.
Além disso, você poderá encontrar sobremesas e bebidas utilizando o pequi. Afinal, a versatilidade da fruta é um ponto admirável.
Por outro lado, também são comercializadas as partes da fruta de forma separada. Por exemplo, o óleo do pequi.
- Além disso, veja ainda Caju: 13 benefícios da fruta e da castanha para a saúde
Conclusão
Seja alimentação ou nos cosméticos, o pequi é uma raridade brasileira que apresenta uma série de benefícios à saúde.
Porém, é preciso tomar cuidado com os excesso. Além disso, vale relembrar que auxilia no tratamento e na prevenção de uma série de doenças mas que não é capaz de curar sozinha qualquer uma delas.