Os dentes do siso em humanos hoje são considerados um rudimento – eles não desempenham um grande papel na mastigação dos alimentos, muitas vezes não cabem na mandíbula e, em geral, podem causar muitos problemas durante o crescimento e erupção, desde inflamação da gengiva até deslocamento da dentição.
Os dentistas aconselham se livrar dos dentes do siso, mesmo que eles ainda não estejam causando problemas.
Um novo estudo, publicado na revista Chemical Senses, descobriu que os pacientes que tiveram seus dentes do siso removidos melhoraram a palatabilidade décadas após a cirurgia.
Os resultados desafiam a noção de que a remoção dos dentes do siso, conhecidos como terceiros molares, só pode ter um efeito negativo no paladar e representa um dos primeiros estudos a analisar os efeitos de longo prazo da extração no paladar.
- Veja também: Chá de hortelã: 10 benefícios apoiados pela ciência
Como aconteceu o estudo
Doty e o co-autor Dane Kim, um estudante do terceiro ano do Departamento de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia, analisou dados de 1.255 pacientes submetidos à avaliação quimiossensorial no Penn’s Smell and Taste Center por mais de 20 anos.
Então nesse grupo, 891 pacientes tiveram seus terceiros molares removidos e 364 não.
O Whole Mouth Identification Test inclui cinco concentrações diferentes de sacarose, cloreto de sódio, ácido cítrico e cafeína. Assim, cada solução é bebida, enxaguada e depois cuspida.
Os sujeitos então indicam se a solução tem gosto doce, salgado, azedo ou amargo.
Assim, o grupo sem os dentes do siso superou o grupo que não havia extraído o dente do siso em cada um dos quatro gostos e, em todos os casos, as mulheres superaram os homens.
Assim, a pesquisa sugere fortemente que a remoção de um terceiro molar tem efeitos positivos de longo prazo na função gustativa.
- Veja também: Cientistas descobriram um fato interessante sobre bocejar
Por que remover o dente siso?
Na dentição, os dentes do siso podem pressionar os molares adjacentes. Isso pode provocar alguns problemas. Esses incluem:
- Formação de dentes tortos,
- Crescem para os lados;
- Aparecem cáries dentárias rápidamente;
- Dor na mandíbula;
- Cistos sob a gengiva e possivelmente tumores.
Os dentistas acreditam que a remoção será necessária se alguma das alterações acima aparecer ou progredir. Além disso, também é importante identificar o problema com os dentes do siso antes de qualquer intervenção odontológica importante.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Pessoas que removem os dentes do siso mais jovens tendem a se recuperar melhor após a cirurgia, antes que as raízes e os ossos estejam totalmente formados. Isso pode ajudar a evitar possíveis problemas dentários inicialmente.
Além disso, eles tendem a trazer mais e mais problemas ao longo do tempo.
Importante! Somente um cirurgião-dentista experiente ou cirurgião oral e maxilofacial pode remover os dentes do siso.