Muitas pessoas já tiveram covid-19 e não perceberam. Isso porque uma forma de disseminar a doença é de forma assintomática, ou seja, você tem o vírus, mas não percebe.
A maneira mais rápida e fácil de descobrir é por meio de um teste. Realmente, a menos que você faça algum teste, é difícil saber.
Há uma grande porcentagem de pessoas que passam por essa situação sem saber disso.
Segundo estimativas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), até 40% das pessoas não apresentam sintomas, ou seja, são assintomáticas.
Febre, tosse seca ou cansaço são os sintomas mais comuns do covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Existem outros sintomas menos comuns, como dores no corpo, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, conjuntivite, perda de paladar e cheiro ou erupções cutâneas. Ou ainda, outros sintomas mais sérios como dores no peito ou falta de ar.
Para verificar ou suspeitar se você já teve, coletamos sete sintomas ou sequelas que podem nos alertar se tivemos covid ou não.
1 – Resfriado
É o que mais confunde, pois dificulta a diferenciação entre o resfriado e o leve covid-19 sem a realização de um teste específico. A diferença seria que os resfriados não causam extrema falta de ar, dor de cabeça ou sintomas gastrointestinais.
2 – Problema no coração
Muitos pacientes que contraíram o vírus posteriormente têm problemas cardíacos. Segundo estudo publicado na Jama Cardiology, 78% apresentaram alguma anomalia cardíaca.
3 – Tosse persistente
Nesse caso, também comentado desde o início da pandemia, é uma tosse seca, sem secreção.
Também deve ser diferenciado do que pode aparecer em resfriados. De acordo com o CDC, 43% das pessoas com covid-19 apresentaram tosse de 14 a 21 dias após o teste dar positivo.
4 – Fadiga ou cansaço
Seria uma das sequelas mais persistentes, uma das mais comuns. Não é fácil avaliá-lo ou associá-lo a um quadro de coronavírus, porque pode ser devido a outros fatores, portanto, você só deve se preocupar com isso se for acompanhado de outros sintomas discutidos.
Ele se manifestaria cerca de 60 dias após os primeiros sintomas, segundo o JAMA.
5 – Queda de cabelo é sinal de covid-19
Também é frequentemente discutido como uma sequela que permanece após a superação da doença.
Não é normal que aconteça por si só, sem estar associado a outros sintomas , por isso, se notar que está associado a outros dos mencionados, pode ser um indicador de que já teve o vírus.
6 – Conjuntivite é sintoma de covid-19
Também costuma ocorrer em alguns pacientes, especialmente em uma fase intermediária, embora seja raro.
7 – Perda de paladar e cheiro no covid-19
Este é um dos sintomas que mais se manifestam desde o início da pandemia e que também declara uma elevada porcentagem de pessoas que passam o covid-19.
Nem sempre acontece, mas tem uma incidência elevada e, de fato, há muitos casos em que demora a recuperar o sentido do paladar e do olfato.
A chave, portanto, é que ele se manifesta de forma persistente, não temporariamente como em alergias ou resfriados.