De acordo com os cientistas, para obter a proteção mais eficaz contra o coronavírus, você deve usar duas máscaras ao mesmo tempo: de tecido e médica.
Os resultados de pesquisas correspondentes de cientistas americanos foram publicados em 16 de abril na revista científica JAMA Internal Medicine.
Os cientistas investigaram a eficácia da filtragem de várias máscaras e suas combinações. O experimento envolveu três voluntários.
Uso de apenas 1 máscara
Descobriu-se que o uso de uma máscara (médica ou de pano) é de 43 a 62% eficaz na filtragem de partículas virais, e o grau de eficácia depende do fabricante. Ao mesmo tempo, as máscaras médicas revelaram-se mais eficazes do que as feitas de tecido.
-
Siga-nos no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Uso de 2 máscaras médicas
Quando o voluntário colocou duas máscaras médicas, a eficácia aumentou de 55% para 66% em média. A eficácia também aumentou com as duas de pano, mas foram observadas dificuldades respiratórias.
- Veja também: Paciente de Covid-19 matou outro porque não suportava o som de seu respirador
Conclusão
Pesquisadores nos Estados Unidos identificaram anteriormente o melhor material para proteção contra o coronavírus. Os tecidos de algodão apresentam alta eficiência.
Além disso, os cientistas descobriram a melhor forma de combinar máscaras. No decorrer dos experimentos, eles chegaram à conclusão de que a combinação mais confiável é quando uma máscara de pano é usada sobre uma médica. Nesse caso, a eficiência aumenta de 66% para 81% em média.
Por fim, leia tudo sobre a vacina contra a Covid-19. Esclareça as principais dúvidas!