Anteriormente, acreditava-se que o bocejo era necessário para enriquecer o sangue com oxigênio. Então, os cientistas descobriram que um bocejo é uma espécie de marcador social, indicando a capacidade de uma pessoa de ter empatia.
Mas a pesquisa não para e uma nova descoberta apareceu ao mundo. Acontece que a duração de um bocejo está diretamente relacionada ao tamanho do cérebro. E também bocejamos para resfriar o ‘processador superaquecido no crânio’.
A propósito, as pessoas bocejam em média 5 a 10 vezes por dia.
Os cientistas estudaram o processo de bocejo em 46 espécies de pássaros e 55 espécies de mamíferos e descobriram que quanto maior o cérebro, mais tempo dura o bocejo. Nesse caso, o tamanho do indivíduo não importa. E a duração do bocejo evoluiu com o desenvolvimento do cérebro.
A propósito, descobriu-se que os mamíferos bocejam mais do que os pássaros, enquanto há animais que não bocejam.
- Veja também: Sono: especialista alerta sobre os perigos de usar Smartphone à noite
O que é bocejo?
O bocejo é o fenômeno mais misterioso do corpo, cujo propósito ainda é debatido pelos cientistas. Sabe-se que os bebês começam a bocejar ainda no útero.
Quase todo mundo boceja: sapos, pássaros, mamíferos e até peixes.
Acha que está bocejando porque não dormiu ou está entediado? Estudos mostraram que bocejar não tem nada a ver com falta de sono ou tédio. Há situações em que uma pessoa boceja, sem vontade de dormir.
É ainda mais difícil explicar por que o bocejo é tão contagioso. De acordo com uma teoria, esse é um antigo reflexo de imitação e empatia.
- Confira também: Como dormir mais rápido e a importância do sono para a imunidade
Por que isso é contagioso?
Explicar o bocejo contagioso é mais complicado. Além dos humanos, as únicas outras espécies conhecidas por ‘pegar’ bocejos uns dos outros são chimpanzés, cães (que podem ser infectados por bocejos humanos), periquitos e leões, que parecem usar o bocejo para enviar sinais para o resto do clã.
O comportamento “contagioso” em cães está associado principalmente a emoções e empatia pelo dono, e não à resposta ao estresse.
Qualquer que seja a causa do bocejo, todos os médicos concordam: bocejar é muito benéfico!
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Ao bocejar, as vias respiratórias se abrem amplamente e os músculos relaxam. O bocejo ajuda a aliviar o estresse, a fadiga, o estresse mental e estimula o cérebro.
O bocejo também promove a atividade das glândulas lacrimais, normaliza a pressão arterial, melhora o humor e ajuda a prevenir ataques cardíacos e outras doenças cardíacas.
Portanto, você também não deve lutar contra o bocejo, exceto, talvez, no trabalho.