Os chás para dor de cabeça são uma alternativa natural para quem prefere não recorrer a remédios. Além disso, podem oferecer alívio quando o incômodo não passa nem com uso de medicamentos.
Afinal, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a dor faz parte do dia a dia de cerca de 140 milhões de pessoas. E isso só no Brasil! Em seguida, você conhece infusões e outras curas caseiras para acabar com esse mal tão comum.
Que chá é bom para dor de cabeça?
Existem vários tipos de dor de cabeça: tensional, menstrual, enxaqueca, de sinusite, entre outras. Mas não importa a variedade: beber uma xícara de chá quentinho pode ser muito eficaz em amenizar o incômodo.
Dessa forma, os 10 melhores chás para dor de cabeça são:
- Hortelã;
- Camomila;
- Cravo;
- Boldo;
- Gengibre;
- Cúrcuma ou açafrão-da-terra;
- Lavanda;
- Orégano;
- Chá-preto;
- Valeriana.
Então, entenda como cada um deles funciona e aprenda a preparar!
- Logo depois, veja Capim-cidreira e erva-cidreira: diferença e benefícios
-
Chá de hortelã para dor de cabeça
De acordo com estudos, a hortelã é capaz de amenizar a dor de cabeça tensional, um dos tipos mais comuns. Afinal, a planta tem propriedades calmantes. Além disso, ajuda a melhorar o foco, reduz o estresse e melhora a digestão.
A fim de preparar o chá para dor de cabeça, comece levando 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) das folhas frescas ou 1 colher (chá) da erva seca. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba logo após.
No entanto, gestantes, lactantes, quem tem pressão baixa ou anemia devem evitar o consumo de hortelã.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News a fim de acompanhar tudo sobre Saúde! É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News!
-
Chá de camomila
Conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila costuma ser usado a fim de reduzir dor de cabeça causada por inflamação. Ao mesmo tempo, seu efeito relaxante ajuda quando o sintoma tem origem tensional.
Para fazer, é só colocar 1 colher (chá) de flores de camomila em 1 xícara (chá) de água fervente. Tampe e aguarde 10 minutos. Logo depois, é só coar e tomar.
Em pequenas quantidades, a infusão é bastante segura. Mas, se você tem alguma doença crônica, o ideal é consultar um médico antes de incluir a bebida na sua dieta
-
Chá de cravo
O cravo não só tem sabor e aroma marcantes, como também possui propriedades analgésicas. Ainda mais, a especiaria é antiviral e antimicrobiana, protegendo o organismo contra doenças.
É muito fácil preparar esse chá para dor de cabeça! Leve 1 xícara (chá) de água e 4 cravos ao fogo médio. Depois que ferver, deixe por cinco minutos. Desligue, coe e espere amornar antes de tomar.
Mas atenção: a bebida é contraindicada para gestantes, lactantes e crianças.
- Além disso, leia Óleo de cravo: 13 razões incríveis para usar esse óleo essencial super terapêutico
-
Chá de boldo
Visto que ajuda a remover toxinas do fígado, o chá de boldo pode ser um grande aliado no combate da cefaleia. Principalmente quando a causa da dor é a ressaca!
Antes de tudo, coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo e junte 1 colher (chá) das folhas de boldo secas ou 1 colher (sopa) das folhas frescas. Então, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba, em seguida.
Contudo, a infusão não deve ser consumida nem na gravidez nem durante o período de amamentação.
-
Chá de gengibre para dor de cabeça
De acordo com um estudo realizado em 2014, o chá de gengibre é capaz de reduzir enxaqueca. Aliás, a raiz é quase tão eficaz quanto o remédio sumatriptano, comum em casos de dor muito forte.
Prepare o chá para dor de cabeça fatiando um pedaço de 2 centímetros de gengibre. Leve ao fogo médio junto com 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e, então, beba.
Pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes devem evitar a infusão, pois ele pode aumentar o risco de hemorragias.
- Enquanto isso, confira Chá para emagrecer: 10 ervas que ajudam a secar a barriga
-
Chá de cúrcuma ou açafrão-da-terra
A curcumina presente no açafrão-da-terra tem efeitos neuro protetores. Por isso, como sugere um estudo recente, é capaz de diminuir dores de cabeça e crises de enxaqueca.
Assim sendo, há duas formas de preparar o chá de açafrão. A primeira é com a raiz fresca. Então, misture 1 colher (sopa) da raiz ralada com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Pode coar e beber logo depois.
Contudo, se preferir fazer com a cúrcuma em pó, as proporções mudam. Use 1 colher (chá) para cada xícara de água. Além disso, o ideal é ferver a água antes e, em seguida, adicionar o açafrão. Misture bem a fim de diluir.
As contraindicações são para grávidas, pacientes com doenças hepáticas e hipertensão.
-
Chá de lavanda
A lavanda é um pequeno arbusto que dá flores muito aromáticas. Sua infusão está entre os chás para dor de cabeça porque tem efeitos calmantes. Do mesmo modo, um estudo constatou que inalar o óleo essencial de lavanda ajuda a controlar crises de enxaqueca.
Para fazer, coloque 30 g das flores em 1 litro de água fervente. Tampe e deixe até amornar. Logo após, é só coar e consumir. Assim como outras bebidas, essa não é recomendada para gestantes, lactantes e crianças.
- Então, leia ainda Chás para acalmar a mente: 5 tipos para incluir no dia a dia
-
Chá de orégano
Por causa de suas propriedades relaxantes, o chá de orégano pode ajudar no caso de dores de cabeça tensionais. Ele também é um aliado dos desconfortos decorrentes da menstruação.
A fim de preparar, coloque 1 colher (sopa) de orégano fresco ou 2 colheres (chá) da erva seca em 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coe e tome.
Não há contraindicações para o consumo da bebida, só que o ideal é não ultrapassar 4 xícaras diárias.
-
Chá-preto
Sabia que a cafeína presente no chá-preto pode combater cefaleia? Um estudo de 2017 constatou que a substância reduz a inflamação e melhora a eficácia de remédios analgésicos.
No entanto, algumas pessoas são sensíveis à cafeína, que pode desencadear uma crise de enxaqueca. Se for o seu caso, prefira os chás para dor de cabeça sem cafeína.
Fazer o chá-preto é muito simples. Basta colocar 1 colher (chá) das folhas secas em 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos e, então, coe e beba.
- Assim, veja também Chás energéticos: 6 opções que dão disposição no dia a dia
-
Chá de valeriana
O último dos chás para dor de cabeça é o de valeriana. Isso porque a planta é relaxante muscular e oferece alívio para dores em geral.
Coloque cerca de 2 g de raiz de valeriana em 1 xícara (chá) de água e leve para ferver por 10 minutos. Retire, coe e tome em seguida.
A infusão é contraindicada para crianças, durante a gravidez e no período de amamentação.
Como curar a dor de cabeça?
O nutricionista e terapeuta iridólogo Felipe Félix ensina tratamentos naturais a fim de combater a dor de cabeça:
Do mesmo modo, o Doutor Dayan Siebra recomenda 4 remédios caseiros para aliviar o sintoma:
- Logo depois, confira Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir
O que é bom para passar a dor de cabeça rápido?
Além dos chás para dor de cabeça, há outras formas caseiras de aliviar o sintoma:
- Massageie a cabeça: faça movimentos circulares em pontos como as têmporas, a nuca e o topo da cabeça. Desse modo, a tensão se alivia;
- Use compressas frias ou quentes: no caso de enxaqueca, vale aplicar gelo no local onde sente a dor. Mas, se o incômodo for decorrente de tensão, a compressa ou um banho quente pode ajudar a relaxar;
- Acalme a respiração: está respirando de forma ofegante? Ou seus batimentos cardíacos estão acelerados? Então, respire fundo e de maneira mais consciente;
- Faça repouso: procure um lugar escuro e silencioso para isso, principalmente se tiver enxaqueca.
- Tome café: afinal, como vimos, a cafeína pode combater a dor de cabeça de modo natural.
Ao mesmo tempo, o neurologista Willian Rezende dá dicas para curar dor de cabeça:
- Além disso, leia Benefícios do kombucha: como fazer e manter a bebida
O que pode ser dor de cabeça muito forte?
A dor de cabeça é muito comum e qualquer pessoa pode sofrer do sintoma. No entanto, como saber quando é a hora de procurar um médico?
Um indício é quando a dor é muito forte, persiste por mais de 15 dias e dura mais de 4 horas ao dia. Nesses casos, aliás, o mal pode ser latejante ou pulsante.
Além disso, quando a dor de cabeça forte vem junto com febre, erupção cutânea e redução do nível de consciência, pode ser sintoma de um problema neurológico mais grave. Dessa forma, procure um especialista com urgência.
- E mais Dia Mundial da Trombose: conheça os sintomas e o tratamento
Conclusão
Hortelã, camomila, cravo, boldo, gengibre, cúrcuma, lavanda, orégano, chá-preto e lavanda são fáceis de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais. Além disso, muitas dessas plantas são comuns nos jardins das casas brasileiras.
Então, da próxima vez que o sintoma te incomodar, você já conhece os chás para dor de cabeça que podem resolver o seu problema! Assim, você dispensa ou diminui o uso de remédios.
Por fim, que tal acompanhar nosso canal de Saúde? Lá você encontra outros chás poderosos e remédios caseiros para tratar doenças e promover bem-estar.