10 chás para depressão: qual é o melhor antidepressivo natural?
Hortelã, maracujá, rosas, erva de São João, camomila e erva-cidreira são alguns dos ingredientes utilizados para os chás para depressão, veja!
Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de quadros depressivos? Essa condição afeta a saúde mental e pode trazer consequências negativas para vários aspectos da vida. Mas o que quase ninguém sabe é que existem chás para depressão que ajudam a aliviar os sintomas.
Basicamente, esta doença gera um sentimento persistente de tristeza que reflete na maneira como a pessoa age, pensa e sente em relação ao mundo ao seu redor. Além disso, uma das suas principais características é a perda de interesse pelas coisas.
Os benefícios dos chás para depressão podem atuar no combate aos sintomas físicos e na melhora do humor. Ao mesmo tempo, os casos mais leves da doença podem diminuir bastante quando há ao consumo das infusões. Continue lendo a fim de saber mais!
Quais as ervas para depressão?
No geral, os benefícios associados ao consumo de chá para depressão estão ligados aos sintomas que a doença causa.
Um análise feita em 2015, que avaliou 13 relatórios e 11 estudos, apontou a relação direta entre o consumo de infusões e a diminuição do risco da enfermidade.
Por isso, separamos os 10 melhores chás para depressão:
- Camomila;
- Chá verde;
- Erva-cidreira;
- Erva-de-são-joão;
- Maracujá;
- Hortelã;
- Rosas;
- Chá de raiz de valeriana;
- Açafrão;
- Damiana.
Vale destacar que essas bebidas são indicadas para ajudar com os casos depressivos leves. Ainda assim, isso não exclui o acompanhamento médico. Afinal, depressão é uma doença séria que precisa ser tratada.
Portanto, os chás para depressão devem ser consumidos como tratamento complementar e não substitui qualquer medicamento prescrito por um profissional da saúde.
- Veja também Calmante natural: opções para reduzir a ansiedade e o estresse
1. Chá de camomila
Em primeiro lugar, este é um dos chás para depressão mais comuns. Ele não só é fácil de encontrar por um preço acessível, como também possui o benefício de reduzir a ansiedade.
O aroma relaxante e o seu poder contra a insônia também fazem com que ele fique no topo da lista de antidepressivo natural.
Um estudo internacional feito em 2016 apontou que o chá de camomila é capaz de diminuir os sintomas moderados e graves associados ao transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Do mesmo modo, esse mesmo estudo provou que a redução da ansiedade por meio do consumo desse chá permaneceu por cerca de 5 anos.
- Ademais, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Saúde, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!
2. Chá verde
Este chá é uma excelente opção para quem quer diminuir o consumo do café e precisa de algo para substituí-lo. O chá verde também é considerado uma das bebidas mais saudáveis do mundo. Afinal, além de ser um poderoso antioxidante, oferece os seguintes benefícios:
- Auxilia na perda de gordura;
- Melhora a função cerebral;
- Protege contra o câncer.
Este chá para depressão é rico em cafeína e um aminoácido chamado L-teanina, um importante redutor da ansiedade.
Em 2009, pesquisadores avaliaram o consumo de chá verde em voluntários com 70 anos ou mais. Constatou-se menor prevalência de sintomas depressivos naqueles que faziam maior consumo da bebida.
Por outro lado, um estudo mais recente, feito apenas em animais, mostrou que o chá verde é responsável pelo aumento da produção de serotonina e dopamina. Visto que essas substâncias estão relacionadas à redução dos sintomas de depressão, a bebida é uma aliada de quem tem a doença.
3. Chá de erva-cidreira
A infusão é muito conhecida pelo sabor refrescante e, às vezes, é consumida gelada. No entanto, o que poucos sabem é que essa bebida é muito utilizada no tratamento de insônia, ansiedade e depressão.
Isso porque ela possui propriedades poderosas capazes de melhorar a função cognitiva e o humor. Como resultado, é o chá ideal para consumir antes de dormir.
Em 2014, pesquisadores avaliaram que pessoas que consumiam a infusão de erva-cidreira gelada ou que comeram iogurte com a erva tiveram resultados positivos em relação à diminuição do nível de estresse e melhora no humor.
- Além disso, confira Como dormir mais rápido e a importância do sono para a imunidade
4. Chá de erva-de-são-joão
Apesar de não ser tão popular no Brasil, este é um dos chás para depressão mais tradicionais no mundo. Afinal, a erva-de-são-joão é uma planta medicinal que ajuda a tratar:
- insônia;
- depressão;
- ansiedade;
- transtorno afetivo sazonal.
Porém, ainda existem controvérsias sobre o poder desta planta para o tratamento da depressão. Isso porque, em 2008, uma revisão internacional reuniu 28 estudos clínicos que provavam a eficácia do chá de erva-de-são-joão no tratamento da depressão, assim como os antidepressivos que eram prescritos.
Por outro lado, uma pesquisa mais recente, de 2011, concluiu que a bebida não mostrava benefícios estaticamente ou clinicamente significativos.
5. Chá de maracujá
Esta fruta tropical é muito famosa por seus poderes calmantes, como suco tanto quanto como chá. Esse benefício está associado ao aumento no nível de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Como resultado, ele reduz a atividade cerebral e ajuda a relaxar.
Por isso, este é um dos chás para depressão que também colabora com o tratamento de insônia e ansiedade.
Essa propriedade foi comprovada por meio de duas pesquisas internacionais. Em primeiro lugar, a Pesquisa de Fitoterapia apontou que pacientes que tomavam uma dose por dia de chá de maracujá roxo apresentaram melhora na qualidade do sono.
Além disso, a revista Anestesia e Analgesia publicou um estudo que aponta os efeitos calmantes do chá de maracujá roxo em pacientes prestes a fazer cirurgia.
6. Chá de hortelã
Parente da erva-cidreira, o hortelã é bastante comum no Brasil. O chá com esta planta medicinal é totalmente livre de cafeína. Então, é perfeito para ser tomado à noite e garantir uma boa qualidade do sono. Além disso, ele é um relaxante muscular.
Por outro lado, essa bebida também oferece benefícios quanto tomada durante o dia, e um deles é a capacidade de melhorar a concentração e o foco.
- Ademais, você também pode gostar Chá de hortelã para náusea: que horas devo tomar?
7. Chá de rosas
Mesmo que seu uso mais comum seja na decoração, as rosas também podem ser consumidas em forma de infusão ou óleo essencial. Estudos apontam que o chá de rosas é um poderoso antidepressivo, com capacidade de diminuir a ansiedade e o estresse.
Já que é totalmente sem cafeína, a bebida pode ser consumida tanto durante o dia, quanto antes de dormir.
Além disso, o chá de rosas oferece diversos outros benefícios à saúde como:
- ajuda na perda de peso;
- é rico em antioxidantes;
- auxilia no tratamento de doenças no fígado;
- alivia a cólica menstrual;
8. Chá de raiz de valeriana
A valeriana é uma planta medicinal utilizada para tratar uma série de problemas de saúde, dentre eles, a depressão, a ansiedade e a insônia. Embora ela seja formada por folhas e flores, são as raízes que possuem esses benefícios.
A bebida feita com essa parte da planta auxilia no bom funcionamento do cérebro, fazendo com que ele entre em um ciclo de repouso e atividade regular. Como resultado, é potente para reduzir o estresse no dia a dia.
9. Chá de açafrão
De nome científico Crocus sativus, o açafrão é utilizado na culinária brasileira como um tempero marcante e um chá poderoso.
Afinal, esta planta medicinal oferece diversos benefícios, como a capacidade de auxiliar no tratamento da depressão, combater o excesso de ansiedade e estabilizar o humor.
Essas propriedades são garantidas por meio de uma composição chamada safranal, presente da bebida. Por isso, é uma excelente opção para intercalar com o consumo de outros chás para depressão.
10. Chá de damiana
Além das rosas, a damiana também é uma flor que pode ser utilizada no tratamento da depressão. A planta é conhecida cientificamente por Turnera diffusa e o que é utilizado para a produção do chá não são as flores em si, mas as suas folhas.
Isso porque nelas existem substâncias ativas que aliviam os sintomas mentais e físicos do estresse. Além disso, também auxilia na qualidade do sono e no bem-estar psicológico.
Porém, é preciso ter cuidado com o excesso no consumo. A quantidade máxima indicada é de duas xícaras diárias.
- Além disso, não perca Chá de cúrcuma ajuda a dormir e melhora o humor. Veja como fazer!
Conclusão
Existem diversos chás para depressão que oferecem também outros benefícios à saúde. Por fim, uma dica importante é alternar o consumo dessas opções durante o dia a dia e não exagerar na quantidade. Afinal, para muitos deles, a recomendação diária é o consumo de apenas duas xícaras.
Além disso, vale destacar que os chás para depressão não substituem qualquer tipo de tratamento ou medicamento indicado por profissionais da saúde.
Como resultado, depressão é uma doença séria que é necessário tratar. Por isso, não hesite em procurar ajuda especializada.
- Por fim, veja também Alimentos anti-inflamatórios: 10 opções para adicionar ao cardápio
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!