O chá de sene é preparado usando-se uma planta com propriedades medicinais conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá.
Por ter propriedades laxativas e purgantes o sene é amplamente utilizado no tratamento de prisão de ventre.
O Sene, chamado cientificamente de Senna alexandrina é bastante comum e pode ser comprado facilmente em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Mas fique atento porque você pode encontra-lo também com o nome de Cassia Senna ou Cassia angustifólia. Esses eram os nomes científicos utilizados até algum tempo atrás.
Naturalmente essa planta é encontrada em áreas secas da Ásia, Oriente Médio e África e, desde a antiguidade é usada como tratamento.
Atualmente ele é reconhecido como um fitoterápico com propriedades comprovadas. Ele é amplamente usado como laxante e emagrecedor.
Continue lendo os próximos tópicos se você quer saber mais sobre o chá de sene e as suas propriedades.
Para que serve o chá de sene?
O chá de sene é um dos mais comuns quando se fala em propriedades medicinais. Isso porque ele é fácil de encontrar e serve para várias finalidades. Veja algumas delas a seguir:
Usado como laxante natural
O efeito laxativo do sene é, sem dúvidas, o mais conhecido. E é justamente por isso que esse chá é largamente consumido.
Os derivados antraquinônicos presentes na planta contribuem com a estimulação da musculatura do cólon, diminuindo assim a constipação.
Os chamados senosídeos A e B são os principais responsáveis pela estimulação da atividade intestinal.
Propriedades antioxidantes
As folhas usadas na elaboração do chá de sene são ricas em substâncias chamadas de glicosídeos e flavonóides que possuem importante papel como antioxidantes naturais.
Essas substâncias são muito importantes no organismo das pessoas, pois diminuem a incidência de doenças crônicas.
Função Detox
O chá de sene ajuda na limpeza do organismo porque age eliminando as principais toxinas e resíduos.
Além de estimular o funcionamento do intestino, a bebida também funciona como diurético. Assim ajuda a eliminar sais, gorduras e o excesso de água que deixam o corpo inchado.
- Veja também: Chá de hortelã: 10 benefícios apoiados pela ciência
Reduz inflamações
Outra propriedade muito interessante e apreciada do chá de sene é a sua capacidade de reduzir inflamações em geral.
Por isso ele é um ótimo aliado no tratamento de dores de cabeça e inflamações articulares, por exemplo.
Eficiente como vermífugo
Entre os usos secundários do chá de sene, deve-se citar o consumo como vermicida. Isso porque alguns compostos presentes na bebida são antiparasitários e estimulam a eliminação dos parasitas.
- Confira também: Chá de manjericão: benefícios para a mente e o corpo
Chá de sene emagrece?
Muitas pessoas preocupadas com o emagrecimento e manutenção da forma corporal se perguntam se o chá de sene realmente emagrece.
Apesar de ser muito usado para quem quer diminuir a massa corporal, o chá de sene sozinho não vai fazer com que você emagreça.
Não existem comprovações científicas sobre o efeito emagrecedor dessa bebida. No entanto, o seu consumo estimula o funcionamento intestinal e tem efeito diurético.
Essas duas propriedades ajudam a eliminar o inchaço e acelerar a digestão dos alimentos. Por isso pode contribuir positivamente com o emagrecimento.
No entanto é fundamental que você entenda que o emagrecimento real acontece quando há déficit calórico.
Por isso, não procure fórmulas milagrosas. Ao invés disso, tenha uma alimentação bem equilibrada e pratique atividades físicas com frequência.
Juntamente a isso utilize o chá de sene para auxiliar no funcionamento intestinal e eliminação da retenção de líquidos.
Procure seguir recomendações de um médico ou nutricionista para seguir qualquer tipo de dieta e para consumir substâncias medicinais, mesmo que sejam fitoterápicos.
- Veja também: Chá para gastrite: receitas para prevenir ou reduzir a queimação
Ação da bebida no intestino
Como já foi dito anteriormente, a propriedade laxativa do chá de sene está diretamente associada ao fato de ser rica em senosídeos dos tipos A e B.
Essas substancias agem estimulando o plexo mioentérico, que aumenta a contração intestinal, fazendo com que o bolo fecal se movimente mais rapidamente.
Ademais, essa planta contém altos níveis de mucilagens, responsáveis pela absorção de água no organismo. Isso deixa as fezes mais macias e fáceis de eliminar.
Esse processamento mais rápido dos alimentos diminui a absorção de gorduras, contribuindo assim para o emagrecimento e diminuição do inchaço.
Como fazer e tomar chá de sene
Depois de conhecer todos os benefícios do chá de sene você deve estar interessado em apender a como preparar e consumir a bebida. Então veja como fazer isso.
Ingredientes
- Folhas secas de sene
- Água
- Açúcar ou adoçante (opcional)
Modo de preparo
Aqueça a água até que ela atinja o ponto de fervura. Então adicione as folhas de sene, deixe ferver por um minuto e desligue o fogo.
É preciso deixar a bebida descansar por pelo menos 10 minutos. Depois disso você deve coar, e consumir morno. Se precisar você pode adoçar.
O chá de sene possui propriedades laxativas e diuréticas e, em alguns casos provoca efeitos intensos.
Por isso o consumo deve ocorrer por apenas alguns dias. Caso você tenha sensibilidade excessiva, interrompa imediatamente o tratamento.
Uma boa dica é consumir a bebida antes de dormir, visto que o efeito laxativo acontece geralmente entre 6 e 12 horas após o consumo.
- Depois confira: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica
Alguns cuidados importantes ao tomar chá de sene
O chá de sene é uma bebida com propriedades medicinais importantes, mas os seus efeitos são intensos em alguns casos.
Por isso é essencial ter cuidado com o consumo. Alguns grupos de pessoas só usar o sene com indicação de um profissional de saúde. São eles:
- Gestantes e lactantes;
- Mulheres em período menstrual;
- Indivíduos portadores de apendicite;
- Pessoas com problemas renais ou hepáticos;
- Quem tem qualquer problema de coração;
- Pessoas com sensibilidade intestinal;
- Crianças e idosos.
É preciso ter cuidado também com o consumo excessivo, uma vez que o sene reduz os níveis de potássio e cálcio no sangue. Isso leva à sensação de fraqueza e arritmia.
De qualquer maneira o melhor é consultar um profissional de saúde que te faça recomendações sobre o uso seguro do chá de sene.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Conclusão
O chá de sene é uma bebida com importantes propriedades medicinais, sobretudo laxativa, amplamente consumida em todo o mundo.
No entanto, para fazer um uso seguro é preciso seguir as recomendações de um profissional de saúde.