Chá de erva-doce para perda de peso e outras propriedades nutricionais
O chá de erva-doce tem sido usado historicamente para perder peso, mas também para tratar problemas estomacais e respiratórios
O chá de erva-doce é conhecido por suas propriedades medicinais. A gama de seu uso é ampla: começando com ajuda contra o inchaço e terminando com o uso para resfriados.
O chá é especialmente familiar para as mães, porque para elas, tal decocção é a salvação. O chá de sementes de erva-doce é muito popular entre as mães porque está incluído na lista de remédios naturais para ajudar a combater cólicas estomacais e flatulência em recém-nascidos.
Mas nem todo mundo sabe como usar corretamente a erva-doce para obter o máximo de benefícios à saúde. Conheça agora seus benefícios e usos!
O que é erva-doce?
A erva externamente se assemelha ao endro comum. Tem um sabor adocicado agradável e um aroma picante rico.
O chá de erva-doce era usado pelos curandeiros da Grécia Antiga, hoje a planta é cultivada na Índia, China e países mediterrâneos como matéria-prima culinária e medicinal.
A composição química da especiaria por 100 g de produto
O chá de erva-doce determina suas propriedades benéficas por sua composição bioquímica incomum, que consiste em 7% de óleos essenciais aromáticos e 20% de ácidos graxos.
As sementes de erva-doce contêm:
- vitaminas do grupo A, B1, B2, B6, C, PP;
- micro e macro elementos – fósforo, potássio, selênio, magnésio, zinco, cálcio, sódio;
- ácidos graxos – linoléico, palmítico, oleico;
- flavonóides;
- aminoácidos.
A erva contém uma concentração aumentada de óleos essenciais que dão à planta um sabor rico de sementes de anis e aroma picante. Graças a isso, a decocção de erva-doce é útil para o tratamento e prevenção de várias doenças, especialmente do trato gastrointestinal.
Propriedades úteis da planta
A infusão de erva-doce tem efeito tônico e anti-inflamatório no organismo. O chá de ervas aromático ajuda a fortalecer um sistema imunológico enfraquecido, a limpar o sistema digestivo de toxinas e a eliminar os efeitos de vários envenenamentos.
O chá de erva-doce tem um efeito benéfico no corpo:
- Tem propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, por isso é útil bebê-lo para tosses, resfriados e processos inflamatórios do trato respiratório superior.
- Devido à alta concentração de vitamina A na composição, fortalece a visão e melhora a condição da pele.
- Fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo a vírus, infecções e microrganismos patogênicos.
- Melhora o funcionamento do sistema nervoso, combate os distúrbios do sono.
- A erva-doce é boa para o fígado e os rins. A decocção de ervas tem um leve efeito diurético, acelerando a eliminação do excesso de líquidos, toxinas e substâncias tóxicas, melhorando a renovação natural das células hepáticas.
- Ele ativa o metabolismo, ajudando a se livrar dos quilos extras.
- Reduz o nível de colesterol “ruim” no sangue, melhorando o funcionamento do sistema cardiovascular.
- O chá de erva-doce é uma bebida indispensável para distúrbios digestivos em adultos e crianças. Esta bebida é ótima para constipação, azia, cólicas estomacais, inchaço e gases. Além disso, melhora a condição com a exacerbação da colite ou gastrite, reduzindo os sintomas desagradáveis de doenças do trato gastrointestinal.
- O chá de erva-doce não é menos útil para a saúde e a beleza da pele. Compressas regulares, reduzem a pele oleosa, combatem a vermelhidão e a acne, melhoram a cor e a elasticidade da pele.
Foi comprovado que o chá de erva-doce normaliza a pressão arterial em idosos e também reduz os níveis de colesterol.
Em crianças, o chá de erva-doce fraco alivia os sintomas desagradáveis no estômago e alivia o inchaço. O chá também promove a absorção do cálcio, o que é benéfico para a formação dos ossos das crianças.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Benefícios da erva doce para o corpo
Pela primeira vez, o chá à base desse tempero foi citado na medicina da Grécia Antiga. As pessoas encontraram nele a libertação de muitas doenças. Na verdade, examinando mais de perto, os cientistas de nosso tempo descobriram uma composição química única.
Por sua vez, pesquisas confirmam que os médicos dos últimos séculos não se enganaram.
Conheça os efeitos no corpo humano:
Fortalecimento da imunidade
O selênio e o ácido ascórbico, encontrados na planta, estão ativamente envolvidos nas respostas imunológicas.
Com propriedades antissépticas, aumenta a resistência das paredes celulares e protege contra os efeitos de microrganismos nocivos.
- Veja também: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica
Melhorar o desempenho do trato gastrointestinal
Ao estimular o fluxo da bile e relaxar os músculos, o tempero reduz significativamente a dor e melhora a qualidade da digestão dos alimentos. Remove gases, melhorando assim a função intestinal.
O uso do caldo é especialmente útil para pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, pois os estudos realizados comprovam seus benefícios.
Fortalecimento do sistema cardiovascular
Influenciando o trato gastrointestinal, o chá melhora o fígado, que elimina o colesterol e melhora a função cardíaca.
Reduz o risco de resfriados
Até os antigos egípcios usavam a infusão desta planta para resfriados. Ajuda a remover o catarro e a reduzir os espasmos das vias respiratórias.
Para bronquite crônica, é recomendável incluir erva-doce em sua dieta de forma contínua.
Prevenção de parasitas
A erva-doce tem um efeito relaxante que ajuda a remover os ovos dos vermes do corpo. Com base em algumas pesquisas, acredita-se que o tempero tenha efeito soporífero nos vermes, impedindo sua reprodução ativa.
- Veja também: Chá para gastrite: receitas para prevenir ou reduzir a queimação
Reduzindo a inflamação da acne
Os óleos essenciais da composição acalmam a pele. Ao retirar o excesso de água da pele, o caldo evita o aparecimento de acne.
Propriedades antioxidantes e anticancerígenas
Os compostos do óleo essencial, como anetol, estragol, limoneno, mirceno e fenchone, têm propriedades antioxidantes. Eles inibem a ação dos radicais livres.
Beber chá regularmente pode ajudar a reduzir o risco de doenças como câncer, diabetes e doenças cardíacas.
Reduz o açúcar no sangue
Estudos em animais mostraram que o óleo essencial pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Chá de erva-doce e mastigação de sementes são frequentemente recomendados para pessoas com diabetes para regular os níveis de glicose no sangue.
- Confira também: Chá de manjericão: benefícios para a mente e o corpo
Danos e contraindicações
O chá de erva-doce é praticamente inofensivo. É permitido beber até mesmo para bebês com mais de 6 meses de idade. A única desvantagem é a intolerância individual à bebida, o que é bastante raro.
As instruções de uso recomendam o uso da bebida à base de ervas com cautela. Apesar dos enormes benefícios para a saúde, também tem contraindicações:
- intolerância individual;
- a presença de epilepsia;
- distúrbios cardíacos.
As mulheres grávidas devem recusar a bebida à base de ervas. A erva-doce durante a gravidez pode provocar um aumento do tônus uterino, uma vez que contém fitormônios – substâncias ativas que afetam o equilíbrio hormonal no organismo.
- Veja também: Chá de hortelã: 10 benefícios apoiados pela ciência
Receitas de chá de erva-doce
Chá de gengibre com erva-doce
Este chá é ótimo para combater resfriados e o gengibre diminui a temperatura, se houver febre.
O que você precisa:
- 2 colheres de chá de sementes de erva-doce
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 colher de chá de limão
- Água – 200 ml
Preparação:
- As sementes devem ser moídas até que apareça uma secreção oleosa.
- Coloque em um prato resistente ao calor e adicione água.
- Aqueça a mistura a 90 graus e incube por 10 minutos.
- Esfrie e tome 2 vezes ao dia.
Chá de erva-doce com sementes de coentro e cominho
Essas especiarias ajudam a lidar com a fadiga e aumentam o foco.
O que você precisa:
- 2 colheres de chá de sementes de erva-doce;
- 2 colheres de chá de sementes de cominho;
- 2 colheres de chá de sementes de coentro;
- 200 ml de água.
Preparação:
- Despeje a mistura de sementes em água fervente.
- Deixe por 7 minutos com a tampa fechada.
Chá de erva-doce e camomila
É usado em caso de estresse.
O que você precisa:
- 2 colheres de chá de sementes de erva-doce;
- 2 colheres de chá de camomila;
- 150 ml de água;
- Mel a gosto.
Preparação:
- A mistura de sementes de camomila e erva-doce dever ser cozida em uma tigela por 4 minutos.
- O chá pronto é filtrado e o mel é adicionado.
- É preciso beber morno.
Como e quanto beber de chá de erva-doce
Qualquer receita de chá deve ser usada com cuidado, considerando como prepará-la corretamente e quanto é melhor tomar para não prejudicar a saúde.
Devido à rica composição bioquímica, os médicos aconselham não abusar da bebida à base de ervas e não beber mais do que 1 xícara de chá de erva-doce ao longo do dia.
É melhor tomar a bebida antes da refeição da manhã ou da tarde. A porção inteira pode ser bebida de uma vez ou dividida em 2-3 vezes.
- Confira também: Chá de Sene: amplamente utilizado no tratamento de prisão de ventre
Chá de erva-doce para recém-nascidos e mães que amamentam
Muitas mães sabem que o chá de erva-doce para bebês é um dos melhores remédios naturais e seguros para cólicas estomacais.
A bebida para crianças elimina efetivamente cólicas e inchaço, ajuda a resolver o problema de flatulência e distúrbios de fezes em bebês. O chá acalma o sistema nervoso do bebê, ajudando-o a adormecer.
O chá de erva-doce para recém-nascidos pode ser administrado observando as restrições de idade e dosagens ao fazer chá para bebês.
O risco de reações alérgicas não pode ser excluído, portanto, o chá de erva-doce só pode ser dado a uma criança após consulta prévia com um pediatra.
O chá de erva-doce não será menos útil para as mães que amamentam. Aumenta a imunidade e fortalece o corpo após o parto, melhora a lactação e normaliza o sistema digestivo.
Essa bebida combate o estresse pós-parto e a depressão, ajuda a mãe a relaxar e descontrair.
- Veja também: Uma substância que protege contra o coronavírus foi encontrada no chá verde
Como oferecer chá de erva-doce corretamente para recém-nascidos
Quais regras devem ser seguidas ao tomar erva-doce em recém-nascidos:
- A primeira ingestão da bebida não deve ocorrer antes de 2 semanas a partir da data de nascimento.
- A primeira dose deve ser 1 colher de chá de líquido. A dose máxima diária é de 3 a 6 vezes ao dia.
- Se o bebê não quiser beber o chá sozinho, pode misturá-lo com o leite materno.
- Hoje você pode encontrar à venda chá de erva-doce pronto de diversos fabricantes. E todos afirmam que a bebida pode ser ingerida em quantidades ilimitadas. Mas este não é o caso. Para bebês em particular, use com extremo cuidado.
Chá de erva-doce ajuda a perder peso?
Como mencionado anteriormente, essa bebida auxilia no combate ao excesso de peso. Isso se deve às seguintes propriedades úteis:
- propriedades diuréticas que ajudam a remover o excesso de fluido do corpo;
- estimulação do metabolismo, acelerando processos metabólicos;
- efeito calmante sobre o sistema nervoso;
- um efeito positivo na ação do pâncreas, levando a uma melhora no metabolismo dos carboidratos.
Existem várias receitas para preparar chá de erva-doce para emagrecer. Por exemplo, o método mais simples e eficaz:
- Pegue folhas de erva-doce secas picadas (1 colher de sopa) e despeje em 200 ml de água fervente.
- Cubra e deixe em infusão por 20 minutos.
- Coe e tome gelado 30-60 minutos antes das refeições.
- Além disso, você pode adicionar 1 colher de chá de mel natural ou um pouco de suco de limão à bebida.
OBS:
Tomar bebidas à base de erva-doce não o ajudará a perder quilos extras sem esforço extra.
A erva é um suplemento que auxilia no combate à obesidade, mas requer uma alimentação adequada e de preferência uma prática esportiva aceitável. Além disso, o remédio suprime o apetite e será muito mais fácil reduzir a quantidade de comida consumida.
Aplicação do chá de erva-doce na cosmetologia
O gargarejo ajuda com problemas de garganta e perda de voz. As loções ajudam a curar feridas na pele.
Chá de erva-doce: um bom aliado para a saúde
O chá de erva-doce é uma bebida natural com um agradável sabor picante e muitos benefícios para a saúde. É extremamente útil para o pleno funcionamento do trato gastrointestinal em adultos e crianças, melhorando o estado do sistema nervoso, fortalecendo a imunidade e desintoxicando eficazmente o organismo.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!