Chá de alecrim: 10 benefícios, para que serve e como preparar
A erva é mais do que um tempero! O chá de alecrim ajuda a perder peso, melhora o humor e a saúde. Veja seus benefícios e aprenda como fazer!
Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o alecrim é uma das plantas medicinais mais conhecidas. Afinal, ele é usado há séculos para melhorar a digestão, acalmar e estimular a concentração. Hoje, vários estudos comprovam a eficácia do chá de alecrim em inúmeros tratamentos.
Em seguida, você confere os 10 principais benefícios da infusão. Ao mesmo tempo, aprenda a preparar a bebida. Por fim, veja em quais casos é necessário procurar um médico antes de incluir o chá de alecrim na dieta. Continue lendo!
Para que serve chá de alecrim?
Existe um longo histórico de uso do alecrim na culinária e na aromaterapia. Isso porque a erva é muito saborosa e tem um perfume marcante. Mas o chá de alecrim também é um ótimo aliado da saúde.
Afinal, a bebida é fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas A e C. Por isso, a infusão é digestiva, antioxidante, anti-inflamatória, combate o cansaço, previne doenças e pode até deixar seus cabelos mais bonitos. Entenda!
- Enquanto isso, aproveite para seguir o Fashion Bubbles no Google News! Lá você encontra tudo sobre Saúde, Beleza, Moda, Famosos e muito mais. É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha 🌟 lá no News!
Benefícios do chá de alecrim
Como dissemos anteriormente, a bebida é usada há séculos para tratar doenças e promover o bem-estar. Hoje, vários dos benefícios do chá de alecrim foram comprovados pela ciência. Confira 10 motivos para incluir a infusão no seu dia a dia!
-
É digestivo
O chá de alecrim tem propriedades antiespasmódicas que diminuem gases e inchaço. Além disso, possui ácido carnósico. De acordo com pesquisas, a substância promove um equilíbrio saudável de bactérias no intestino.
- Leia também: Chá de casca de abacaxi emagrece e melhora a digestão
-
Chá de alecrim melhora o humor
A erva é considerada um estimulante natural. Tanto inalar o aroma de seu óleo essencial quanto ingerir seu chá ajudam a se concentrar e a ter mais disposição.
Este estudo publicado em 2018 descobriu que ingerir 500 mg de alecrim duas vezes ao dia diminui a ansiedade, beneficia a memória e melhora a qualidade do sono.
- Confira ainda: Chás para acalmar a mente: 5 tipos para incluir no dia a dia
-
Pode ajudar no controle de diabetes
Isso porque a planta possui componentes que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. É o caso do ácido carnósico e do ácido rosmarínico, que agem de maneira parecida com a da insulina. De acordo com estudos, essas substâncias podem aumentar a absorção de glucose nas células musculares, diminuindo a glicemia.
- Aproveite e veja: Comer duas porções de frutas por dia reduz o risco de diabetes em 36%
-
Faz bem para o cérebro
O chá de alecrim é rico em antioxidantes e, por isso, é capaz de combater os efeitos negativos do envelhecimento cerebral. O resultado de estudos sugere, aliás, que seus compostos podem ajudar no tratamento de doenças como Alzheimer e derrames.
- Veja também: Chás energéticos: 6 opções que dão disposição no dia a dia
-
Chá de alecrim emagrece
Já que tem efeito diurético, a infusão colabora para diminuir a retenção de líquidos. Além disso, um estudo realizado em ratos constatou que o extrato de alecrim previne o ganho de peso. O resultado foi o mesmo até nos animais que receberam dieta rica em gordura.
- Confira ainda: Chá para emagrecer: 10 ervas que ajudam a secar a barriga
-
Protege o coração
Em uma pesquisa publicada em 2017, os cientistas descobriram que o chá de alecrim pode ajudar a controlar a pressão alta. Isso porque a planta age como um anticoagulante. Assim, melhora a circulação e reduz o risco de ataques cardíacos.
-
Cuida do fígado
Ao mesmo tempo, o ácido rosmarínico presente no alecrim é aliado do fígado. Ele previne danos hepáticos graves, pois auxilia no processo de desintoxicação do organismo.
-
Turbina a imunidade
Por causa de sua boa concentração de antioxidantes e vitaminas, o chá de alecrim favorece o sistema imunológico. A vitamina C, por exemplo, ajuda a prevenir doenças causadas por vírus e bactérias.
- E mais: 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade
-
Favorece a saúde dos olhos
Os cientistas constataram que o alecrim pode desacelerar a degeneração macular relacionada à idade e reduzir a severidade da catarata. No entanto, esses estudos foram realizados com extratos concentrados da planta. Então, os efeitos da infusão podem ser menores.
-
Chá de alecrim para o cabelo
O óleo essencial de alecrim costuma ser utilizado para tratar a queda de cabelo. O extrato da planta estimula a circulação sanguínea. Como resultado, os folículos capilares recebem os nutrientes necessários para que os fios cresçam mais fortes.
Assim sendo, beber a infusão da planta pode trazer resultados positivos para as madeixas. Outra opção para aproveitar os benefícios é preparar o chá, deixar amornar e usá-lo para enxaguar os cabelos logo depois de lavar.
- Leia também: Ervas saudáveis e deliciosas: da salsa ao alecrim. Veja os benefícios
Como fazer chá de alecrim?
É muito fácil preparar esta bebida poderosa! Coloque 1 xícara (chá) de água em uma panela e leve para o fogo alto. Depois que ferver, desligue. Então, junte 1 colher (chá) de folhas de alecrim secas ou 1 colher (sopa) de folhas de alecrim fresco. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Por fim, é só coar e beber.
- E mais: Chá de açafrão emagrece e turbina a saúde. Saiba como preparar!
Contraindicações do chá de alecrim
Quando consumida em pequenas doses, a infusão é bastante segura. No entanto, o ideal é não tomar mais do que duas xícaras por dia. Quem tem epilepsia, problemas com sangramento e outras doenças crônicas deve consultar um médico antes de incluir o chá de alecrim na dieta.
Pessoas que são alérgicas a aspirina, o ácido acetilsalicílico, podem desenvolver alergias ao chá de alecrim. Beba em pequenas quantidades e interrompa o consumo se notar sintomas como coriza e coceira na garganta, por exemplo.
Além disso, o alecrim contém óleos essenciais que podem causar contrações uterinas. Então, a bebida é contraindicada para grávidas. Também deve ser evitada durante a amamentação.
- Por fim, confira: Chá de folha de abacate: antioxidante e redutor de estresse