Cajuína orgânica: natural, vegana e saborosa, tem a cara do verão
A cajuína orgânica é nutritiva e potencializa os nutrientes presentes em sua composição. Conheça esta bebida natural, vegana e refrescante!
A cajuína orgânica é perfeita para deixar o seu verão mais refrescante. Originária da região Nordeste, trata-se de uma bebida não alcoólica feita a partir do suco de caju. Ela não só traz muitos benefícios para a saúde, como também é saborosa e combina com os dias mais quentes.
Sendo assim, separamos alguns tópicos para entender melhor a cajuína orgânica:
- O que é a cajuína orgânica?
- A cajuína orgânica é vegana?
- Os benefícios da cajuína orgânica
- A cajuína orgânica é saborosa?
- Receitas de drinks
Então, para saber isso e muito mais, continue lendo!
O que é a cajuína orgânica?
A cajuína é uma bebida preparada a partir do suco de caju. Depois que é extraído, ele passa por processos de clarificação, esterilização e filtração.
Não há adição de álcool ou açúcar. Assim sendo, ela apresenta uma cor amarela-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais da própria fruta. Isto é, a frutose.
Ainda mais, a cajuína orgânica da Natvita não possui conservantes e também não tem adição de água. Assim, além de ser um suco de caju clarificado, leve, saboroso e refrescante, ele também é rico em vitamina C.
- Confira também Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir e Chá de melissa: perfeito para relaxar no período da TPM
A cajuína orgânica é vegana?
Primeiramente, é preciso diferenciar um produto orgânico de um vegano. Enquanto o primeiro é qualquer alimento produzido sem o uso de agrotóxicos, o segundo são alimentos que não usam origem animal em sua fabricação.
Sendo assim, a empresa Natvita, em sociedade com a Embrapa, desenvolveu um método de produção da cajuína livre de química e de proteína animal. Então, o produto é natural e pode ser consumido por veganos.
Entretanto, não é possível afirmar que toda cajuína orgânica é vegana. Pois, em muitos casos, acrescenta-se uma proteína animal, a gelatina em pó, que se agrega à polpa da fruta e permite que seja feita a coagem.
- Veja também Maca Peruana: o suplemento vegano que ajuda a trazer energia, libido e fertilidade
Os benefícios da cajuína orgânica
Por conter minerais e vitaminas como a A e a C, a cajuína favorece a saúde. Entre seus benefícios, podemos citar uma melhora na imunidade, com a prevenção de gripes e resfriados. Além disso, os nutrientes da bebida previnem anemia, protegem os olhos, fortalecem dentes e ossos.
Ao mesmo tempo, há estudos que comprovam que a bebida reduz os efeitos colaterais da quimioterapia e protege o DNA. Também existem indícios que ela possa combater o estresse, a ansiedade e deixar a pele mais bonita.
A cajuína orgânica ainda é ótima para quem busca seguir uma dieta saudável. Afinal, alimentos orgânicos são mais nutritivos e potencializam a ação dos nutrientes presentes em sua composição.
- Saiba mais em Cajuína benefícios: tudo sobre a bebida refrescante que aumenta a imunidade
A cajuína orgânica é saborosa?
Sem dúvidas, gosto é uma coisa pessoal. No entanto, não há como negar que quem já bebeu a cajuína uma vez não esquece de seu sabor rico.
No Piauí, a cajuína é mais consumida do que qualquer outra bebida. Afinal, o estado produz mais de 5 milhões de garrafas por ano. Aliás, a bebida é considerada símbolo cultural de Teresina.
Além disso, por conta do seu gosto inesquecível, Caetano Veloso resolveu homenageá-la em uma música:
Portanto, a cajuína bem gelada tem sabor adocicado e levemente ácido. Desse modo, é perfeita para fazer drinks refrescantes, que vão ser um sucesso no verão!
Em seguida, confira receitas dessa bebida incrível e orgânica.
- Logo depois, confira Chá de mulungu: benefícios, propriedades e como preparar e Chá para gripe e resfriado: receita caseira fácil de fazer
1. Cajuína fizz
Ingredientes
- 30 ml de cajuína orgânica;
- 30 ml de cachaça envelhecida;
- 45 ml de gin;
- 1 rodela de limão-cravo;
- Gelo;
- Tônica para completar;
Modo de preparo
Em um copo com gelo, despeje a cajuína, a cachaça e o gim. Em seguida, complete com a tônica e finalize com a rodela de limão.
2. Drink de cajuína (não alcoólico)
Ingredientes
- 100 ml de leite condensado;
- 1 caju em cubos;
- 200 ml de cajuína;
- Uma rodela de limão.
Modo de preparo
Em um copo com gelo, coloque o leite condensado, um caju em cubos e a cajuína. Em seguida, mexa bem, decore com limão e está pronto para ser servido!
- E mais Drinks sem álcool – Saiba tudo sobre a tendência e aprenda 4 receitas
Gin tônica com cajuína
Ingredientes
- Casca de limão;
- 50 ml de gin;
- 30 ml de cajuína;
- Água tônica para completar.
Modo de preparo
Coloque o gin e a cajuína em um copo alto com gelo. Logo depois, mexa bem devagar e complete com a água tônica. Em seguida, solte o óleo essencial do limão e adicione a casca no copo para decorar.
- Veja também Aperol Spritz – O drink leve e refrescante que é a cara do verão
Conclusão
A cajuína orgânica possui propriedades que contém diversos benefícios para saúde. Além disso, é uma bebida refrescante que auxilia na dieta saudável do dia a dia.
Então, a bebida é a cara do verão. Assim sendo, depois de ler seus benefícios e também as receitas de drinks incríveis, que tal compartilhar nas redes sociais?
Por fim, você pode acompanhar o nosso canal de Saúde, pois lá é possível encontrar outros remédios caseiros que promovem bem-estar.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.