World Pear Day – Os principais benefícios das peras americanas

por Rovella & Schultz Boutique Press
/ 04 dezembro 2019

Promovido pela USA Pears, o Dia Mundial da Pera tem como objetivo incentivar o consumo das frutas ao redor do mundo.

Variedades de peras americanas que chegam ao Brasil (Divulgação)

Presente em mais de 50 países, e há 25 anos no Brasil, a USA Pears, uma associação que reúne cerca de 900 produtores de peras dos estados de Oregon e Washington dos Estados Unidos, celebra no próximo dia 7 de dezembro (sábado) o Dia Mundial da Pera, ou World Pear Day.

A data, que começa na Nova Zelândia e termina em Portland, no noroeste americano, tem como objetivo incentivar ainda mais o consumo e promover os benefícios das peras, consideradas “presentes dos deuses” na Odisséia de Homero.

Conheça os principais benefícios das peras para a saúde e o bem-estar

Raio-X das peras

As peras americanas são um alimento denso em nutrientes como vitamina C e potássio e ainda apresentam uma boa quantidade de fibras e água, bem como componentes benéficos para a saúde e que mantêm o organismo saciado por mais tempo. Livres de gordura, colesterol e sódio, uma pera de tamanho médio (com cerca de 166g) possui ainda 6 gramas de fibra, o que representa 24% da quantia recomendada diariamente e apenas 100 calorias.

Ideais para os dias mais quentes

As peras americanas ajudam a prevenir a desidratação já que possuem cerca de 85% de água em sua composição. Versáteis, podem ser consumidas in natura, receitas doces e salgadas, bem como sucos e drinques. Outro benefício é quantidade de potássio em uma fruta média: 190mg. Este nutriente é necessário para manter os batimentos cardíacos, contração muscular, transmissão nervosa e metabolismo de carboidratos e proteínas.

Benefícios das peras para atividades físicas

A pera americana é a fruta ideal para o antes e depois da prática esportiva. No pré-treino, é um alimento de baixo índice glicêmico rico em potássio, que dá energia durante um tempo prolongado e evita câimbras.

Livre de gordura, colesterol e sódio, a fruta possui alta concentração de Vitamina C e tem ação antioxidante, que ajuda a impedir os danos causados pelos radicais livres, que lesionam o sistema muscular. Depois da atividade física, além de recuperar a energia, a pera repõe o potássio perdido pela sudorese intensa e ajuda a prevenir a desidratação, pois possui cerca de 85% de água em sua composição.

Peras auxiliam na saúde intestinal

Considerado o segundo cérebro do corpo humano, o intestino é um dos mais importantes redutos de produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações físicas e emocionais do corpo humano. Para garantir sua saúde e o bom funcionamento do órgão, é necessário incluir na dieta alimentos ricos em fibras. Eis mais um entre tantos benefícios das peras. Em uma fruta de tamanho médio, é possível encontrar até 6 gramas de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 25 gramas dessa substância por dia. A versão insolúvel das fibras aumenta o bolo fecal e é um poderoso aliado contra a constipação. Já a solúvel auxilia no controle do colesterol e dos níveis de açúcares no sangue.

Em uma pesquisa liderada pelo Dr. Kalidas Shetty, publicada no jornal Food Research International, a medida que a fruta é digerida pelo intestino, ela desacelera o crescimento de bactérias nocivas H. pylori, responsável pela formação de gastrites, úlceras e precursora do câncer de estômago, ao passo que sustenta a função probiótica dos micro-organismos benéficos ao organismo.

Frutas certificadas como benéficas para o coração

As peras americanas do tipo Anjou foram certificadas pela American Heart Association (AHA) como benéficas para o coração. Rica em nutrientes como a vitamina C e o potássio, são livres de gorduras, colesterol e sódio. A água e as fibras presentes em sua composição ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares bem como a diminuir a pressão arterial.

Benefício das peras para a pele

Com 7mg de vitamina C, a fruta possui o equivalente a 10% do valor diário sugerido. Essencial para o crescimento celular e reparação de tecidos, a vitamina também conhecida como antioxidante combate os radicais livres e processos inflamatórios, bem como favorece a cicatrização de cortes, feridas e contusões, e protege contra doenças infecciosas.

A fruta e a diabetes

De acordo com a Diabetes Care – Associação Americana de Diabetes, uma pera de tamanho médio possui baixo índice glicêmico, o equivalente a 38. Rica em vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, porém de sabor doce, a fruta auxilia a equilibrar a taxa de absorção de glicose, uma boa opção para o gerenciamento da doença. 

Ideal para servir como lanche entre refeições

De fácil consumo (in natura ou fatiadas), as peras possuem o valor aproximado de 100 calorias por unidade. Como são fontes de fibras, garantem saciedade e evitam picos de açúcar no sangue. Ao consumir lanches processados, o açúcar do sangue aumenta rapidamente e, do mesmo modo e velocidade, cai, provocando sensação de fome e necessidade de comer. As fibras presentes na fruta limitam a taxa de absorção do açúcar pelo organismo.

Peras ajudam a prevenir ressaca

Utilidade pública: uma fórmula simples para evitar a dor de cabeça, amnésia e enjoo decorrentes de uma noite regada a bebidas alcoólicas é consumir peras. É o que mostra pesquisa da CSIRO Austrália, órgão nacional para pesquisa científica do país.

Segundo o estudo, 200ml de suco de pera podem reduzir os efeitos colaterais da ingestão de álcool em até 20%. Comer uma fruta in natura antes de um drinque pode acelerar a capacidade do corpo para liberá-lo mais tarde e inibir que o álcool chegue até a corrente sanguínea.

04 dezembro 2019
Rovella & Schultz Boutique Press

Rovella & Schultz Boutique Press

Única Boutique Press Conexões • PR • Estratégias de Comunicação