17 benefícios da dança para a saúde do corpo e da mente
Pesquisas apontam que a dança possui benefícios como ganhos para o emocional e auxílio no processo de emagrecimento. Saiba mais!
Considerado um dito popular brasileiro, a frase “quem canta seus males espanta” é bastante usada pelos amantes de música, mas também pode ser adaptada para enaltecer outra expressão artística: o ato de dançar. Segundo pesquisas, a dança pode trazer diversos benefícios para o corpo, incluindo para a saúde mental.
Movimentar o corpo com cadência, em harmonia, independentemente do estilo musical, pode ajudar no processo de emagrecimento, melhorar a articulação e auxiliar no tratamento de ansiedade, depressão e outras doenças mentais. Confira tudo sobre os benefícios que você pode alcançar com a dança!
O que promove a dança?
A dança pode ser promovida por vários fatores, como a busca por expressão artística, a paixão pela música, a socialização, a melhoria da forma física, o alívio do estresse, entre outros. Afinal, a prática proporciona diversos benefícios, e nós reunimos 17 deles para você conhecer e descobrir porque começar a dançar já!
- Logo depois, leia Pistache faz bem para o coração! 5 benefícios da semente para a saúde
Quais são os principais benefícios da dança?
Quando toca aquela música favorita, é quase impossível ficar parado. Seja mexendo os ombros no ritmo da canção ou com coreografias mais complexas, dançar é uma atividade física capaz de promover benefícios para o corpo e proporcionar mais bem-estar.
- Ao mesmo tempo, leia Folhas de amora: descubra os benefícios para a saúde e veja receitas para banhos energéticos
Segundo a pesquisa “Raio-x dos praticantes de dança no Brasil”, realizada em abril, mostrou os benefícios da atividade para quem a pratica.
Segundo 67,3% dos entrevistados, um dos maiores benefícios da dança é melhorar a saúde mental e emocional. Há estudos científicos que comprovam que dançar realmente pode ajudar nesse aspecto.
Para 39,2% dos entrevistados, a prática é uma motivação para o aprimoramento das técnicas da dança. Outros 15,4% afirmaram que é uma forma de interação social. Para 15,4%, a dança contribui para melhorar a saúde. Há, ainda, aqueles que escolhem dançar para manter o corpo em movimento e praticar um exercício físico (12,1%).
- Logo após, leia Para que serve o chá-verde? Benefícios da bebida e como usar para perder peso
De acordo com informações do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), ao dançar, o corpo libera serotonina, um neurotransmissor conhecido como hormônio da felicidade. A liberação proporciona sensação de prazer e alegria, o que é benéfico para pessoas que sofrem de estresse, transtorno de ansiedade e depressão.
Benefícios da dança para a saúde
Sendo assim, são 7 benefícios da dança para a saúde do corpo e da mente:
- Melhoria da saúde mental e emocional;
- Motivação para o aprimoramento das técnicas de dança;
- Promoção da interação social;
- Contribuição para melhoria da saúde;
- Manutenção do corpo em movimento e prática de exercício físico;
- Liberação de serotonina ao dançar, proporcionando sensação de prazer e alegria;
- Benefícios para pessoas que sofrem de estresse, transtorno de ansiedade e depressão.
- Em seguida, leia Vitamina D: entenda os benefícios e quando é preciso suplementar
Quais os benefícios da dança para a saúde mental?
A Uninassau aponta a dança como uma aliada no combate à baixa autoestima, uma vez que a prática da modalidade ajuda no desenvolvimento do autocontrole do próprio corpo, aumenta a sensação de bem-estar e, consequentemente, ajuda no ganho de autoconfiança.
- Logo depois, leia Água de alecrim emagrece e traz benefícios para o cabelo. Saiba como fazer!
Os pontos positivos para o emocional também são reforçados pelo Ministério da Saúde que, inclusive, recomenda a dança como uma boa opção de atividade física para a manutenção da saúde. A prática possui movimentos com saltos, passos e giros que proporcionam um bom gasto calórico, podendo auxiliar no processo de emagrecimento.
Para se ter ideia, foi destacado pelo órgão que em uma hora de aula de forró é possível queimar 300 calorias. Já com a zumba, uma dança popular nas academias, o potencial de perda é de 400 calorias por hora.
O Ministério da Saúde recomenda a modalidade para todas as faixas etárias, incluindo os idosos que podem se beneficiar com os passos de equilíbrio, que podem ajudar a evitar riscos de quedas no dia a dia.
Relacionadas
Ceia saudável de Natal e Ano Novo: 15 pratos para servir e comer sem sair da dieta
Qual é a diferença entre TDAH e autismo?
5 plantas que ajudam a equilibrar o corpo e a mente
Artigo científico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também teve a dança como objeto de estudo. De acordo com a publicação, 100% dos entrevistados afirmaram que a prática promove maior qualidade de vida e informaram que, ao dançar, perceberam uma melhora no bem-estar.
Além disso, também foi constatado que a dança contribuiu para a melhoria de doenças físicas com origem em causas emocionais, conforme informado por 79% dos participantes da pesquisa.
Ainda de acordo com o estudo, os benefícios observados através da prática da dança foram tão expressivos que 100% dos entrevistados recomendam o ato de dançar para amigos e familiares.
Benefícios da dança para a saúde mental
Resumindo, são os outros 10 benefícios da dança para a saúde do corpo e mental:
- Aumento da sensação de bem-estar;
- Ganho de autoconfiança;
- Combate à baixa autoestima;
- Redução do estresse emocional;
- Contribuição para a qualidade de vida;
- Melhora no bem-estar emocional;
- Alívio de doenças físicas com origem emocional.
Ademais, também é benéfico ao dançar:
- Melhoria no equilíbrio;
- Gasto calórico e auxílio no emagrecimento;
- Prevenção de quedas, especialmente para idosos.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Qual é o conceito da dança?
- Logo depois, leia Efeito platô: o que é, como prevenir e o que fazer para continuar emagrecendo
A dança é uma forma universal de expressão artística que vai além de barreiras culturais e linguísticas. Desse modo, envolve o movimento do corpo, muitas vezes sincronizado com música, para transmitir emoções, contar histórias e celebrar tradições.
Além de ser uma atividade física, dançar é uma maneira criativa de se expressar individual e coletivamente. Com gestos envolventes e coreografias rítmicas, os dançarinos comunicam sentimentos de uma maneira única. Isso torna a prática uma experiência estética cativante para diferentes públicos.
- Em seguida, leia Vinagre de maçã: 5 benefícios comprovados, como usar para emagrecer e os efeitos ao tomar em jejum
Desde tradições culturais até formas contemporâneas de expressão, o ato de dançar continua a evoluir como uma arte dinâmica e acessível. Isso proporciona não apenas movimento, mas também uma conexão única entre pessoas de todo o mundo.
- Ao mesmo tempo, leia É possível ser saudável sendo vegano? Entenda morte de influenciadora e veja dicas de nutricionista
Conclusão
Agora que você já sabe 17 benefícios da dança, por que não começar a fazer essa prática? A modalidade pode ser encontrada em academias, estúdios de dança e clubes esportivos.
Para praticá-la não é necessário ter experiência, mas é recomendado optar por roupas fitness femininas e masculinas durante as aulas, pois são peças que permitem mais liberdade aos movimentos.
Enfim, você também pode conferir Água saborizada: 10 receitas fáceis de fazer, seus benefícios para a saúde e dicas para manter a hidratação. Ou então, ver mais conteúdos sobre saúde em nossa categoria especial!
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que vença a Grande Final?
A reta final de A Fazenda 16 está imperdível! Falta pouco para descobrirmos quem levará o título de vencedor do reality show rural. O tão aguardado top 4 já é realidade para os participantes e nesta terça-feira (17/12), o quarteto foi oficialmente anunciado. Enquanto isso, Juninho Bill e Vanessa Carvalho deixaram a competição após a eliminação. Quem você quer que vença a Grande Final? Participe agora da última enquete da temporada: