A salsa é tradicionalmente usada para decorar pratos e nas saladas. Mas essas ervas servem mais do que apenas para estética culinária.
Aqui estão 7 razões para o qual você deve consumir salsa todos os dias.
1. Será mais fácil para você reduzir a ingestão de sal
O excesso de sal na alimentação é um flagelo da humanidade moderna: causa edema e doenças renais, provoca hipertensão e reduz as habilidades cognitivas do cérebro.
Salsa fresca picada é uma forma eficaz de adicionar sabor a vegetais e pratos de carne e reduzir a ingestão de sal.
2. Você receberá muitas vitaminas
1/2 xícara (30 g) de salsa fresca picada fornece:
- mais de 100% do valor diário de vitamina A;
- cerca de 10% do valor diário de vitamina B;
- mais de 50% do valor diário de vitamina C;
- quase 550% do valor diário de vitamina K.
Cada um desses elementos é fundamental para o funcionamento normal do corpo. Abaixo estão um pouco mais de informações sobre eles.
3. A salsa reduz o risco de certos tipos de câncer
A salsa contém muitos antioxidantes. Este é o nome de compostos que podem proteger o corpo dos radicais livres (partículas que destroem as células saudáveis).
Se gosta de carne frita, não se esqueça de adicionar salsa ao prato: reduz o efeito de carcinógenos formados durante a fritura.
Os principais antioxidantes da salsa são:
- flavonóides de substâncias vegetais;
- carotenóides – precursores da vitamina A;
- vitamina C.
Um dos flavonóides, a miricetina, de acordo com alguns dados é capaz de prevenir ou retardar significativamente o desenvolvimento de câncer de pele e de mama. Outro flavonóide, apigenina, reduz o tamanho do tumor em uma forma agressiva de câncer de mama.
- Veja também: Graviola, um antitumoral natural com propriedades curativas
- Veja também: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica
4. Salsa diminui o risco de diabetes
A mesma miricetina, reduz açúcar no sangue e resistência das células à insulina. A saber, esses dois fatores provocam diabetes mellitus.
5. A saúde do coração vai melhorar
A salsa é uma excelente fonte de folato, com 30 gramas de ervas frescas contendo mais de 10% do seu valor diário.
Um estudo com a participação de 58 mil pessoas mostrou que quanto mais ácido fólico você consome, menor o risco de doenças cardiovasculares e morte.
-
Siga-nos no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
6. Salsa reduz o risco de inflamação
Os antioxidantes da salsa combatem ativamente a inflamação crônica, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, artrite, doença de Alzheimer e até depressão.
- Veja também: Spirulina e os 10 benefícios do superalimento que traz saúde e ajuda a emagrecer
7. Seus ossos ficarão mais fortes
A vitamina K, que é encontrada em abundância na salsa, é essencial para a saúde óssea, melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a excreção urinária desse mineral.
Quanto mais vitamina K na dieta, menor o risco de fraturas. Portanto, se você leva um estilo de vida ativo, a salsa é, de certa forma, o seu amuleto. Coma sem hesitar.