Brunch na Catedral da Sé – Um luxo de experiência em SP

por Denise Pitta
/ 02 maio 2019

O Brunch da Catedral é uma experiência que reúne fé, arte e gastronomia.

Que tal um delicioso brunch preparado por chefs famosos? Muito mais que comidinhas, a Catedral da Sé lançou um maravilhoso programa de domingo com a ideia de promover e valorizar este patrimônio histórico da cidade de São Paulo, trazendo alimento para o corpo e para alma.

 Saiba mais sobre Brunch da Catedral

A Catedral da Sé, uma das mais belas construções arquitetônicas de São Paulo, está com um projeto muito especial: o Brunch da Catedral, sempre realizado com um chef de renome, tem a ideia de promover encontros culturais que englobam arte e gastronomia.

O Brunch, que consiste em uma refeição de origem britânica que combina o café-da-manhã (breakfast, em inglês) com o almoço (lunch, em inglês), é realizado uma vez por mês no piso superior da Catedral. O evento inicia-se com a tradicional missa dominical às 11h00, geralmente presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, e segue com o delicioso “brunch”, servido com toda sofisticação.

A iniciativa tem o propósito de angariar fundos para ajudar na manutenção da Igreja e também na revitalização do órgão, o maior da América Latina. Fabricado em Milão pela indústria Balbiani & Bossi, o instrumento possui cinco teclados manuais, 329 comandos, 120 registros e 12 mil tubos com bocas com relevos entalhados à mão, resumindo, um patrimônio valioso que merece ser conservado.

 Tour guiado pela Igreja

Após o brunch, uma maravilhosa visita guiada pelo Padre Luiz Eduardo Baronto, desvenda todos segredos da Catedral, desde sua construção, arquitetura e interação com fatos marcantes da história do Brasil.

Outro destaque é à cripta da Catedral que também possui uma exposição sobre o Santo Sudário. Padre Baronto explica sua importância e porque a peça foi considerada autêntica, já que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação.  Ele conta ainda, que aquele espaço guarda os restos mortais de grandes nomes da nossa história.

E finalmente, a cereja do bolo, subimos até a cúpula da catedral que possui uma bela visão panorâmica do centro da cidade. A cúpula é um verdadeiro paraíso para os fotógrafos de plantão! Além de uma vista fantástica da cidade, somos presenteados por perspectivas únicas desta belíssima construção que está entre os cartões-postais mais famosos de São Paulo.

 

Você pode – se tiver fôlego – subir as escadas até as torres mais altas e ter uma vista privilegiada da cidade e de detalhes da construção da igreja. Bom… Se você não tiver esta disposição toda aprecie algumas das minhas fotos. Não será igual, mas já é alguma coisa…

Vista da cúpula da Catedral. Durante a visita você pode capturar belos ângulos e perspectivas diferentes da Igreja da Sé, uma das construções mais importantes de São Paulo

 

A ideia do brunch é promover um encontro cultural e tem também o objetivo trazer mais pessoas para conhecer e interagir com este maravilhoso patrimônio paulistano

Entre um degrau e outro, o Padre Baronto nos acompanhou informando curiosidades e contando histórias da catedral: “a primeira igreja não era ali naquele lugar. Era um pouco mais abaixo ao lado da rua Direita. Por quê “rua Direita?” Toda igreja tem ao seu lado uma rua direita e ela ficou conhecida assim, quando a nova igreja foi erguida o nome da rua já estava consolidado”, explica ele.

O tour pela igreja com com o Padre Baronto, está entre os destaques do brunch, super culto, ele desvenda a arquitetura, a história e curiosidades da Catedral

 Associação Amigos da Catedral 

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, templo de expressiva importância cultural para a cidade de São Paulo, lugar de grandes celebrações religiosas e de manifestações culturais e sociais, demanda manutenção e conservação constantes, para melhor cumprir suas funções, e, sendo assim, se faz oportuna a criação de uma entidade civil para que possa prover os fundos necessários para atingir esses objetivos, e pelo qual conta a colaboração dos presentes.

A Associação Amigos da Catedral da Sé é composta de associados, pessoas físicas e jurídicas, que colaboram financeira e espiritualmente para a reforma, restauração e manutenção da Catedral, e também promovem a realização de atividades culturais, pastorais e assistenciais e sociais, como o Brunch.

Todo o lucro do evento é revertido para a Associação Amigos da Catedral Metropolitana de São Paulo e ajudará na conservação e preservação do patrimônio histórico da cidade. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site  www.brunchnacatedral.org.br.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (11) 95456-7632. A Catedral Metropolitana de São Paulo está localizada na Praça da Sé, s/n, em São Paulo.

Como a iniciativa é beneficente, você estará custeando não apenas o Brunch, e sim, a manutenção da igreja e revitalização do órgão. O custo de R$ 200,00 por pessoa é um ótimo investimento neste passeio cultural.

Confira mais fotos do meu Brunch na Catedral

Estou encantada até agora com a beleza deste nosso patrimônio

Mas, nada me chamou mais a atenção, do que esta medida empreendedora da igreja, atraindo pessoas novas para uma missa inspirada, e, criando interação e sustentabilidade em seu belo espaço. Além de trazer cultura e conhecimento, a iniciativa também nos faz ter orgulho do nosso patrimônio histórico

 

  • Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências. Acompanhe eventos em tempo real, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

View this post on Instagram

Para inspirar uma maravilhosa semana pra gente, uma visita à Torre de Miroku ( @torre_de_miroku_oficial ). 🌹🔴🌹Alimento pra alma e pro espírito! 💫 Localizada em Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo, a Torre de Miroku é considerada um espaço de exaltação ao belo, à arte e a paz. ✨ Com uma doutrina baseada em 3 pilares: Verdade, Virtude e Beleza, o passeio é uma belíssima experiência espiritual. 💫 Levou 12 anos pra ser construída, possui 32 metros de altura e foi feita com um misto de técnicas milenares e modernas. 💫 É uma réplica de um templo do Japão 🇯🇵 e a planta original usada para a construção da Torre foi encontrada em antigos pertences de um construtor de templos no Japão. 💫 Passeio maravilhoso para fazer sozinho ou com a família. Também dá para levar idosos e crianças, todos vão amar!!!! 💫 Ah, depois da visita, vale um almoço no @reidoabadejoribeirao que fica no caminho e foi um dos melhores peixes que comemos nos últimos tempos. #ficaadica 💫 Possui um bom custo benefício (um prato está cerca de &130 e 3 pessoas comem super bem!!!) 💫 O acesso ao complexo Torre de Miroku é feito exclusivamente de barco pela represa Billings. Para agendar a visita, acesse (www.temploluzdooriente.org.br) ou ligue (11) 97418-8988. 🔸 🔴 🔶 Look: Vestido de uma lojinha em Horlando que custou $10 dólares. A gargantilha é da Zara, mas não é legal, pois fica virando, o fecho toda hora vem frente. 🔶 #fashionbubbles #denisepitta #viajandocomdenisepitta #looksdenisepitta 🔹 🔴 #passeios_sp #torredemiroku #passeiosemsp #passeiosdedomingo #sampa #turistandoemsp #turistando #sp #ribeiraopiressp #natureza #dicasdepasseios #dicasdepasseiosemsp #devi_agem

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

02 maio 2019
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial