Moda simbólica – Entenda as tendências em clipe de Beyoncé em “Spirit”
Moda simbólica – Desvendamos reflexões e significados das tendências usadas no clipe.
A Internet parou para acompanhar os looks da musa Beyoncé em seu novo clipe, “Spirit”. Nessa produção, com música gravada para o filme Rei Leão, além de usar a marca brasileira Maison Alexandrine, ela esbanjou looks incríveis permeados das principais tendências para moda festa 2020.
O clipe teve figurino assinado por Zerina Akers, stylist da cantora. Além de marcas renomadas, Beyoncé também deu espaço para muitas grifes menores e bem autorais, confira!
Veja também: Black is King: quem assina o visual fashionista de Beyoncé? Tem até marcas brasileiras, além de Beyoncé lança clipe de ‘Already’, que também faz parte do novo álbum e tem figurino incrível!
Tendências da moda festa e looks de Beyoncé no clipe “Spirit”
Os looks da diva apresentaram as principiais tendências da moda festa 2020. Entre elas, babados e camadas, vestidos plissados e torcidos, referências étnicas com destaque para temática africana, tons cítricos e o universo das texturas com penas, plumas, franjas e pedrarias.
Trabalhos artesanais, como o macramê, vazados estratégicos com modelagens diferenciadas também foram muito bem explorados na escolha da stylist Zerina Akers. As referências usadas no clipe prometem permear os vestidos de festa, em formaturas, casamentos, e outras ocasiões especiais para 2020.
Agora, que tal viajarmos nos looks da Beyoncé, desvendando as tendências e refletindo sobre seus significados?
Babados e camadas – Looks e Vestidos de festa 2020
Valentino Haute Couture FW 2019 / 2020
Vestidos hiper volumosos, trabalhados com muitos babados, volumes e camadas em locais estratégicos, têm sido uma constante no tapete vermelho.
Extremamente populares entre as famosas, eles têm várias vantagens: uma das principais é que os babados podem adicionar volume ao lugar que você deseja, colocando a ênfase em certas partes do corpo. Além disso, eles trazem um tom mais festivo e feminino ao look.
Babados são comumente associados ao universo feminino e em uma época de deusas poderosas como Beyoncé, é uma boa pedida que sejam evocados para traduzir esse espírito.
Vestido da marca Shahar Avnet
Camadas de significados
Temos ainda outra interpretação para a propagação das camadas na moda. Em uma reflexão do Edgard Pitta de Almeida, o mundo foi ficando cada vez mais complexo e camadas de diferentes sentidos foram sendo adicionadas em todos os aspectos da nossa vida.
Para exemplificar essa sobreposição de sentidos, temos diferentes fenômenos, desde o politicamente correto até a questão do gênero e identidade sexual. Por exemplo: as pessoas são biologicamente divididas entre macho e fêmea. Acima disso foram sendo adicionadas camadas e mais camadas, como homens e mulheres que não se identificam com seus corpos e querem trocar de gênero, homens e mulheres que não se identificam com o sexo oposto e, por aí vai, as possibilidades se multiplicaram…
Esse fenômeno está acontecendo em diferentes âmbitos da sociedade e a moda espelha o espírito do tempo, traduzindo em cores e formas, as emoções daquele período, assim temos a profusão de camadas e sobreposições nos looks.
Outro close da criação de Pierpaolo Piccioli para Valentino, coleção alta costura Inverno 2019 / 2020 – Look volumoso trabalhado em camadas e sobreposições, babados e plissados, em uma combinação de cor de vermelho com rosa que vem bastante forte – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Múltiplas dimensões
Essa complexidade, também invadiu a ciência: as últimas descobertas da física quântica, por exemplo, vem causando um verdadeiro buraco negro de possibilidades, ao que parecia uma sólida realidade de confiáveis teorias científicas.
Primeiro vivíamos em um mundo reduzido a três dimensões possíveis: comprimento (ou profundidade), largura e altura. Quando em 1905, Einstein em sua genialidade, acrescentou um continuum espaço-tempo como uma quarta dimensão e suspeitou até de uma quinta…
Recentemente com a Teoria das Supercordas – a noção de que as partículas que compõem o Universo poderiam ter a forma de cordas vibrantes (com cada vibração dando as características da partícula). Os físicos desconfiam que, a partir dessa premissa, seria possível descrever todos os componentes da natureza numa única teoria – sonho do Einstein – mas só se o Cosmos possuísse nada menos que 26 dimensões. Entenda melhor aqui.
Haja camadas para dar conta! O babado é forte…
Referências étnicas com destaque para temática africana – Moda festa 2020
Para trazer à tona todo nosso poder, é preciso olhar paras as raízes, conhecer nossa história e entender a formação de nossa identidade. Em um mundo globalizado e aparentemente caótico, quem não sabe quem é também não sabe para onde vai…
Desta forma, as referências éticas voltam com muita força, elas foram traduzidas na moda, como culturas distantes, mas também evocam etnias em seus aspectos mais primordiais.
Fortalecendo ainda mais essa tendência, temos tido todo um trabalho de inclusão das minorias e diversidade cultural, para exemplificar, as referências africanas, que estão super fortes e diversas grifes famosas andam tomando desta fonte.
Veja viu sobre esta tendência aqui: Vestidos africanos – Do Marrocos ao Brasil com Dior e Isaac Silva.
Marca: Tongoro Studio. Clique para seguir no Instagram!
Macramê e trabalhos artesanais – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Nessa vibe de retorno às raízes, trabalhos e técnicas artesanais, como crochê e macramê ficaram super em alta.
O Macramê consiste em uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.
A marca Déviant La Vie explorou esta técnica em um dos looks usados por Beyoncé.
O macramê se tornou uma verdadeira febre. Look da Déviant La Vie (site) e Déviant La Vie (Instagram).
O universo das texturas
Há muito nossa realidade deixou de ser plana. Nosso mundo é complexo, cheio de camadas, texturas e novas dimensões. Com nossas cabeças e celulares lotados de informações, tentamos desesperadamente encontrar sentido e harmonia nesse mundo enlouquecido, onde a fantasia se mistura à realidade e já não sabemos a diferença entre o universo virtual e o real.
As roupas refletem essa complexidade e vêm recheadas de informações: plumas, penas, franjas, pedrarias, brilho – são muitos elementos, às vezes, contrastantes, trabalhados em modelagens igualmente complexas. Junte-se a isso, revoluções tecnológicas como a impressora 3D, e esse salto do universo plano para o tridimensional ou até multidimensional, se intensifica ainda mais, então tudo aquilo que traz outras dimensões ao tecido, como plissados, bordados, elementos 3D, dobraduras, ganha destaque.
Franjas, Penas e Plumas – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Historicamente as franjas aparecem primeiramente nos trajes étnicos, como nos rituais de povos primitivos ou nas roupas dos índios americanos. Foram revisitadas nos anos 20, traduzindo toda a aceleração desta época. E, depois, nos anos 70, período de grande retorno às referências étnicas e também orientais. Entretanto, a década de 70, têm uma particularidade muito interessante: a androginia.
Androginia refere-se a dois conceitos: a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino e nem feminino. Sentidos que tomaram ainda mais força neste início de século. Assim são as franjas, retas como o falo masculino, mas, que ao menor vento ou movimento, adquirem toda sinuosidade da corpo feminino.
Elas também podem refletir a velocidade de mudança dos tempos em que vivemos, tremulam rapidamente, como nos Anos 20, os loucos anos 20, como ficou conhecida essa década, tão tecnológica quanto a nossa e permeada de revoluções igualmente intensas.
Já as plumas e penas podem traduzir tanto uma referência de natureza, como também a complexidade dos tempos, trazendo novos volumes que saltam de um tecido plano, enriquecendo sua realidade.
Buscamos natureza: a do entorno e também a nossa própria natureza. Queremos estar em harmonia com ela, desta forma, uma infinidade de estampas e referências de bichos (animalprint, couro, penas, etc.) e plantas (com suas flores, frutos e folhagens ) permanecem fortes na moda.
Não é estranho que apareçam acompanhados de listras, uma referência de continuidade. Vivemos um período tumultuado, em que pensamentos apocalípticos nos perseguem. E, nada é mais bem vindo, do que as listras – com sua estabilidade, elas se traduz em esperança. Esperança implícita na simplicidade das paralelas que seguem indefinidamente, uma ao lado da outra.
No Met Gala 2019 as plumas reinaram absolutas, veja mais aqui: MET Gala 2019 – Melhores looks, tendências da moda festa e o estilo Camp – Vestidos de Festa.
Vestido Mark Fast. As plumas seguem em alta! Este é um look complexo, além das plumas, temos camadas, tons cítricos e listras que são uma referência de continuidade – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Tons cítricos, modelagens diferenciadas e vazados estratégicos
No clipe e também na prévia de lançamento do filme Rei Leão, Beyoncé trouxe tons cítricos em uma espécie de amarelo-limão. Os tons cítricos, assim como os tons de neon, ganharam muito destaque e viraram uma verdadeira febre.
Modelagens diferenciadas, recortes e vazados estratégicos também são tendências que vêm sendo trabalhadas com força na moda festa.
De amarelo, mais uma vez. Vestido Norma Kamali. – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Plissados (listras) e Torcidos – Delphos de Fortuny
Os plissados estão em alta há algumas estações e permanecerão em destaque. Eles também exploram a tendência das texturas e aspectos tridimensionais, além de evocarem as listras, referência que também segue imbatível.
O vestido usado por Beyoncé, traz uma técnica que lembra o famoso trabalho do Delphos de Fortuny. O costureiro Mariano Fortuny, espanhol de nascimento, mas Veneziano por adoção. Entre os destaques da sua poética está a reinterpretação dos estilos e motivos da Grécia Antiga, da Idade Média e do Renascimento, criando peças atemporais, com traços simples, linhas suaves e retas e cortes concisos, apostando em silhuetas alongadas com uma modelagem que privilegia os movimentos do corpo.
Liberto, o corpo de Fortuny é revestido por tecidos altamente trabalhados, a partir de técnicas de impressão. Entre suas criações mais celebradas, encontra-se o vestido Delphos, todo em seda plissada, cuja base se afunila no formato de uma corola. Criado no final da Primeira Grande Guerra, mais precisamente em 1907 (e patenteado em 1909), o estilo do vestido tem inspiração nas esculturas gregas, sobretudo a escultura helenística clássica do Auriga de Delfos.
O plissado ( torcidos e dobras permanentes ) envolve trabalho de calor, pressão e varas de cerâmica, técnicas que permanecem e tem sido retomadas por estilistas contemporâneos, a exemplo de Issey Miyake, Pierpaollo Piccioli e Maria Grazia Chiuri.
Plissados em alta! Este plissado lembra o famoso trabalho do Delphos de Fortuny – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Além do plissado esta imagem do clipe também trabalha outro conceito muito em voga, o da comunidade!
Macacões e bodys – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Macacão Laurel DeWitt – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Macacões e bodys vem invadindo a moda festa e vieram para ficar. Eles trazem uma alternativa descolada ao tradicional vestido longo. As fashionistas adoram!
O luxuoso body da marca brasileira Maison Alexandrine traz referências das rainhas egípcias e também explora o universo das texturas, com bordados em pérolas e cristais. Saiba tudo sobre ele aqui, inclusive que você pode ter um igual: Beyoncé veste a marca brasileira Maison Alexandrine em seu novo clipe.
Comunidade – Moda Festa 2020 + Macrotendências
Para finalizar, o conceito de “comunidade” ganhou força nas redes sociais e vem sendo idealizado para vida real. No centro dessa transformação, conceitos como capital social, confiança e simpatia parcial estão sendo invocados para que possamos pensar as novas formas de associação que regulam a atividade humana em nossa época.
“O livro publicado em 2003, intitulado “Comunidade: a busca por segurança no mundo atual”, Zygmunt Bauman, sociólogo reconhecido por seus trabalhos sobre o fenômeno da globalização, procura analisar o que estaria se passando atualmente com a noção de comunidade.
É possível perceber uma série de conceitos em jogo no texto do autor: individualismo, liberdade, transitoriedade, cosmopolitismo dos “bem-sucedidos”, comunidade estética, segurança. Bauman supõe que haja uma oposição entre liberdade e comunidade.
Considerando-se que o termo “comunidade” implique uma “obrigação fraterna de partilhar as vantagens entre seus membros, independente do talento ou importância deles”, indivíduos egoístas, que percebem o mundo pela ótica do mérito (os cosmopolitas), não teriam nada a “ganhar com a bem-tecida rede de obrigações comunitárias, e muito que perder se forem capturados por ela” (Baumann, 2003, p.59).” Veja mais reflexões sobre este tema em: Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva.
Como se vê, temos muito a refletir!
Créditos das imagens: Divulgação e Instagram
Por Denise Pitta
- Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.