Simone Tebet teve quase cinco milhões de votos e ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições de 2022. Assim, espera-se que o apoio da candidata do partido Movimento Democrático Brasileiro seja crucial para o segundo turno.
Quem é Simone Tebet?
A candidata às eleições presidenciais 2022 pelo MDB nasceu em 1970, na cidade de Três Lagoas. Além disso, exerceu diversas profissões durante a vida como professora de Direito, advogada e escritora.
Carreira política
Iniciou sua carreira política em 2002 e se manteve em vida pública desde então, tanto com cargos de confiança quanto como candidata eleita. Em síntese, suas principais atuações na política são:
- Deputada estadual do Mato Grosso do Sul;
- Prefeita em Três Lagoas;
- Vice-governadora do Mato Grosso do Sul;
- Senadora pelo Mato Grosso do Sul.
Em 2022, ela participou do pleito eleitoral e esteve em terceiro lugar no primeiro turno com 4,2% dos votos, quase cinco milhões de votos. Assim como a proposta do seu partido, ela representou a terceira via nas eleições de 2022.
Simone x Bolsonaro
Durante os debates, Tebet fez perguntas diretas aos candidatos à presidência Lula e Jair Bolsonaro. Assim, ela levantou questões polêmicas sobre a sua posição em relação às mulheres e direitos de trabalho das domésticas, por exemplo.
Partido MDB
O Movimento Democrático Brasileiro é um partido que surgiu em 1980 e fazia oposição ao Regime Militar em vigor desde 1964. Desse modo, é muito associado aos três aspectos a seguir:
- Oposição consentida ao Regime Militar de 1964;
- Ideias diversas tanto de esquerda quanto de direita;
- Partido político de centro.
No começo da história do partido, haviam dois grupos com ideias um pouco distintas dentro dele, os moderados e os linha dura. Assim, ambos disputavam sobre a melhor forma de conduzir o governo com posições que tendiam para as ideias de esquerda ou de direita.
Um dos nomes mais famosos da política nacional desse partido é o ex-presidente Michel Temer. Além disso, os candidatos à presidência lançados pelo MDB foram Ulysses Guimarães, Itamar Franco e Orestes Quércia.
Quem Simone Tebet apoia no 2º turno?
Simone Tebet apoia Luiz Inácio Lula da Silva, como anunciado em seu perfil no Instagram no dia 5 de outubro deste ano. Em seu discurso, Simone enfatizou que mantém suas críticas sobre ele por confiar no voto útil e não apresentar propostas.
A candidata reafirmou sua opinião sobre o governo de Jair Bolsonaro. Então, citou a volta do país para o Mapa da Fome e a compra das vacinas. Além disso, afirmou que o voto em Lula no segundo turno das eleições será por ver nele compromisso com a Constituição.
Partidos de sua aliança
Os partidos Cidadania, PSDB, MDB e Podemos são os partidos que compõem a coligação de Tebet. Assim, a posição oficial de todos deveria sair no dia 5 de outubro, do mesmo modo que a da própria candidata.
Os próximos passos de Simone Tebet
Agora que Simone Tebet apoia Lula, de modo oficial, espera-se que una forças com outros candidatos que tiveram bom número de votos para o segundo turno das eleições. Além disso, após ser conhecida no país, talvez ela volte a disputar cargos políticos.
Neste momento, não há muitas indicações sobre os seus próximos passos de fato. A maior dúvida já foi sanada. Então, tanto ela quanto Ciro Gomes estão ao lado de Lula no próximo turno.