Olhando o horizonte
· ·

A Moda do amanhã – 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante

Reflexões e tendências para o futuro da moda. Quando falo DO AMANHÃ, falo do AGORA. O amanhã é um futuro presente.

Compartilhe

Você já ouviu falar na moda do amanhã?

É fato que são muitos os caminhos para pensar a moda, em especial diante de todo contexto em que vivemos.
Quando falo da MODA DO AMANHÃ, estou falando do AGORA. O amanhã é um futuro presente.

Veja também: O que são tendências e como capturá-las? E a Moda do Futuro: como a tecnologia está mudando o universo fashion.

Foto de mulher com flores azuis em cima da cabeça

Siga a Fashion Bubbles no Instagram

 

10 caminhos para pensar a trajetória do futuro da moda

Nesse sentido, listei 10 VETORES importantes para refletirmos sobre os caminhos do UNIVERSO FASHION, que, sem dúvida, precisam ser planejados e praticados HOJE.

  • Depois, veja também: Quem são os consumidores do futuro? Saiba como preparar sua marca para conquistá-los.

1. A busca por representatividade será um grande norteador do consumo de moda.

Desta forma, será algo que necessita partir de dentro para fora das empresas, marcas e profissionais da área.

2. Autenticidade acima de tudo

 Isto é, criar surpresas, efeitos de sentido, emoção e humor na relação marca-cliente. Esse é o caminho para um maior envolvimento.

3. Praticidade e pertencimento

Em outras palavras, a marca e a moda como facilitadoras e amigas, onde produto, experiência e conteúdo estão em um mesmo patamar.

4. A tecnologia a serviço de novas experiências na Moda

Ou seja, as TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação) influindo na relação com as marcas, como, por exemplo, por meio da inteligência artificial, dos produtos sinestésicos e da novidade das blogueiras virtuais.

Foto com pegada retrofuturista de homem com mala e mapa rumo ao amanhã

5. Mais social e interativa para a Moda do amanhã

Nesse sentindo, uma comunicação horizontalizada de marca, que incluí público consumidor, demandas sociais, valores culturais e propósitos se apresenta como caminho frutífero.

6. Novas personas e lugares de fala

Assim como, uma visão de moda e marca que entende o consumidor (a) como protagonista e não mais como apenas receptor passivo dos ditames fashion.

7. Branding de moda focado no conteúdo e engajamento

Em outras palavras, com ações que visam personalização, integração e INTERNAlizacão, potencializando o relacionamento.

Confira também: a Semana de Alta costura de Paris e Milano Digital Fashion Week 2020 com 3 tendências para 2021 (masculino e feminino) e mais os desfiles virtuais de 2020 que mais deram o que falar.

Ilustração com montagem usando diversos rostos - moda e identidade - Foto com pegada retrofuturista de homem com mala e mapa

8. Sustentabilidade na prática

Isto é, com ações reais na área ambiental, social e cultural, com ênfase no equilíbrio econômico e do planeta. Como exemplo, a Natura lançou uma ação bem interessante: um programa de logística reversa que troca 5 embalagens usadas por 1 produto novo de graça.

Confira também: Moda consciente, plataforma de luxo lança ferramenta para mostrar como suas escolhas podem, consequentemente, impactar o planeta, além da Economia afetiva, trazendo propósito como  chave para os negócios do futuro.

 

9 . Diversidade em cena

Assim como novas masculinidades e feminilidades em ascensão no contexto da moda. Nesse sentido, é preciso pensar em abrir lugares de fala que promovam diálogos frutíferos e verdadeiros.

Cabe ainda, refletir que as minorias não são mais a margem e sim o centro, por isso que representatividade é tão importante.

Moda com Diversidade e inclusão

10. A Interrelação entre MKT tradicional e digital

Por fim, um meio de um híbrido comunicacional efetivo, que atende as premissas de contato on e offline. Nesse cenário, o marketing de comunidade se apresenta como estratégia.

Desafios de implementação dos novos caminhos para a Moda

Contudo, diante do panorama apresentado, é claro que os caminhos por vir, de certo modo, são disruptivos com as ideias elitistas e tradicionais de moda.

Pensar sobre isso e avançar em mudanças efetivas, vai contudo, requerer certo desapego dos agentes de poder da moda, dos envolvidos com o setor e também dos consumidores (as) que validam, demandam, influenciam e credibilizam os caminhos trilhados pela moda e suas materializações visuais e estéticas.

Para você, o que é FUNDAMENTAL PARA A MODA DO AMANHÃ?

Imagens da moda minimalistas com pegada futurista - Pensando a moda do amanhã

Fica a dica

Desde já, estudar sobre cultura e comportamento é a grande chave para investigar e compreender o futuro da moda.

Assim, confira  várias dicas no Instagram da  @share.siq,  que em breve abrirá inscrições para o curso online e ao vivo, HISTÓRIA E CULTURA DA MODA CONTEMPORÂNEA, ministrado pele professora Carol Siq.

Em primeira mão, o curso promete fazer você mergulhar na história dos acontecimentos da moda contemporânea e portanto, entender melhor como as manifestações de cada período influenciaram e influenciam valores, crenças, gostos, estéticas e rituais culturais que vivemos ainda hoje.

Siga o perfil e fique ligado.

Para finalizar Foto do Instagram share.siq - Tendências
Foto: Instagram

 

Saiba mais sobre Carol Siq

Carol Siq, professora universitária e de cursos livres e, mentora de negócios de moda. Possui experiência de mais 15 anos no mercado de moda, com expertise em consumo, branding, tendências e cultura/história da moda.

Dando sequência, na área acadêmica é doutora em História pela UEM, na linha de pesquisa: História, Cultura e Narrativas, com estudo sobre a Moda brasileira no século XXI. Mestra em Ciências Sociais pela UNIOESTE, na linha de pesquisa: Cultura, Fronteiras e Identidades. Pós-Graduada em Moda: Criatividade, Gestão e Comunicação e Graduada em Moda pela UEM.

Livros

É também, autora do livro “Linguagem visual”; organizadora/autora do livro “História, Moda e Meios de comunicação”(2018); e autora do capítulo: A influência da mídia de moda e a identidade de modelos negras” do livro: Indumentária e moda: caminhos diversos (2014).

É ainda vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, Moda e Cultura (La-Moda – CNPQ/UEM).

Instagram Share.siq ( @share.siq)

 

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que vença a Grande Final?

A reta final de A Fazenda 16 está imperdível! Falta pouco para descobrirmos quem levará o título de vencedor do reality show rural. O tão aguardado top 4 já é realidade para os participantes e nesta terça-feira (17/12), o quarteto foi oficialmente anunciado. Enquanto isso, Juninho Bill e Vanessa Carvalho deixaram a competição após a eliminação. Quem você quer que vença a Grande Final? Participe agora da última enquete da temporada:


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias