Mudar de casa não precisa ser estressante. Com um pouco de organização, é possível executar uma tarefa sem que caos reine – e nada fique pelo caminho.
Para isso, reunimos as 21 melhores dicas para você organizar a mudança com sucesso. Você também pode conferir mais dicas, no site da Ferreira Mudanças – empresa de mudanças em Goiânia.
Então, antes de começar a encaixotar tudo o que você tem, atente-se para as sugestões abaixo. Esses passos ajudarão a deixar o processo mais organizado e planejado para o seu novo lar.
Organizar a mudança: Por onde começar?
Antes de começar efetivamente a empacotar, comece com uma lista com os itens que pretende levar para a nova residência. Nesse levantamento, verifique se há na futura casa, espaço suficiente para tudo o que listou.
Comece pelas roupas da estação oposta à atual, por exemplo: se você estiver no verão, encaixote todas as roupas de inverno, edredons, cobertores etc. Livros que não são muito usados e objetos de decoração também podem ser embalados logo no início. Então, deixe por último somente o que você realmente utiliza sempre.
Faça também uma lista dos itens que vai precisar para hora da mudança:
- Jornais
- Plástico bolha
- Fita adesiva
- Cordões
- Caixas de papelão
- Pincel atômico ou hidrocor (para fazer marcação nas caixas)
- Material de limpeza
No dia da organização, também lembrar de preparar um lanche para quem está ajudando, além de disponibilizar águas e sucos.
Veja também nosso manual de como organizar a casa e ainda ter tempo para cuidar da beleza.
Livre-se do que você não usa mais
Quanto mais itens não utilizados e desnecessários você eliminar da sua casa, menos coisas terá para empacotar, transportar pela cidade, descarregar e organizar. Especialistas recomendam limpar qualquer desordem da sua casa assim que souber que vai se mudar.
Fazer uma limpeza preliminar maciça terá um grande impacto na eficiência e na facilidade de todo o seu processo de embalagem.
Está com dificuldade para desapegar? Então veja esse artigo sobre o Minimalismo, que traz dicas de como incorporar no dia a dia. Já que o estilo de vida minimalista aposta na simplicidade como uma ferramenta de libertação. Propõe assim, o desapego material para se livrar dos excessos da vida moderna e encontrar leveza.
Programe o tempo de desconexão das redes
Ligue para seus fornecedores de cabo, internet, eletricidade e gás pelo menos uma semana antes da sua mudança para descobrir quando você precisa desligar tudo.
Também é importante pedir a alteração de titularidade do serviço de energia elétrica da futura residência, bem como o novo endereço nas empresas de assinatura de jornais e revistas e em bancos e empresas de cartão de crédito, por exemplo.
Como empacotar as caixas para mudança
Como o ideal é empacotar com antecedência os objetos de cada cômodo, comece sempre com os itens menos usados.
Para não precisar especificar em cada caixa, objeto por objeto, agrupe famílias de itens semelhantes, por exemplo: em uma, coloque apenas panelas e, em outra, os aparelhos de jantar.
Numere as caixas para organizar a mudança
Um método popular é numerar todas as caixas e, em seguida, escrever listas detalhadas para cada caixa numerada correspondente.
Outras maneiras de incluir listas detalhadas incluem colocar as listas dentro das caixas ou colar as listas na parte externa das caixas. Isso ajudará você a acompanhar seus pertences (o que foi empacotado e o que não foi empacotado) e ajudará a localizar seus itens após a mudança.
Crie sistema ABC para as caixas
Como nem tudo será desencaixotado de uma vez, crie um sistema de prioridades.
- A – Caixas marcadas com a letra A, são de prioridade máxima, isto é, possuem aquelas coisas que serão usadas já no primeiro dia.
- B – O B ficam aquelas caixas que são importantes, mas não urgentes.
- C -Enquanto no C, ficam as caixas que serão abertas por último.
Caixas pequenas para itens pesados – Organizar a mudança
Parece óbvio, mas se você já fez alguma mudança também sabe que esse conselho não pode ser exagerado.
Assim sendo, encha suas caixas pequenas com itens mais pesados e use caixas grandes para coisas leves, como travesseiros decorativos, toalhas e lençóis.
Lembrando da importância de reforçar a parte de baixo das caixas pesadas com fita adesiva, evitando romper o fundo.
Embrulhe
Tudo que for mais delicado, como objetos de decoração, vidros, louças ou qualquer coisa que possa quebrar deve ser muito bem embrulhado com jornal ou plástico bolha. Parece um pouco trabalhoso, mas essa etapa garantirá que nada se danifique no processo.
Escreva Frágil
Nas caixas com objetos delicados, é muito importante ter essa marcação, principalmente se tem outras pessoas ajudando, assim seus objetos correrão menos riscos de quebrarem no meio do caminho.
Embale objetos delicados com roupas de cama
Outro truque para preservar os objetos mais frágeis, como abajur por exemplo. Em vez do plástico bolha, vc adota os lençóis e edredons poupando espaço desta forma.
Armazene roupas nas malas de viagem
Além de ocupar as malas, é uma maneira de preservar as roupas limpas por exemplo. As malas também são perfeitas pras peças mais delicadas como lingeries e outras.
Tire fotos de seus aparelhos eletrônicos
Para que conectar os fios dos aparelhos eletrônicos não se torne uma batalha, tire algumas fotos da parte traseira de seus dispositivos antes de desmontá-los.
Com essas fotos, será muito mais fácil configurar a TV ou o monitor assim que você se mudar.
Faça cópia dos documentos importantes para a mudança
Embale uma caixa ou pasta separada com cópias de todos os seus documentos importantes em caso de emergência.
Embora possa ser um projeto tedioso digitalizar ou copiar todas as certidões de nascimento, passaporte, comprovante de seguro e declaração de imposto, você não quer arriscar danificar a única versão de seus documentos em trânsito. Eles são preciosos demais.
Comece pelos quartos da nova casa
Já na casa nova, o primeiro passo para relaxar e cair com tudo na organização pós-mudança é ter uma boa noite de sono. Por isso, comece deixando a cama pronta e confortável no dia que chegar no novo “lar doce lar”.
O banheiro é outro espaço que já deve ser organizado de primeira.
Em seguida, organize os itens de uso diário da cozinha. Isso porque o ambiente é frequentado por todos os moradores da casa todos os dias, então deve ser prioridade.
Providencie a lavagem imediata apenas destes itens de uso diário, enquanto os objetos de pouco uso podem ser lavados posteriormente.
Para mulheres e adeptos outro ponto que deve ser priorizado são os makes, assim como organizar a sua maquiagem é bem importante.
Para organizar a mudança, contrate uma empresa profissional para mudar de casa
Escolha uma empresa com experiência, que irá cuidar bem dos seus móveis e aparelhos domésticos como geladeira, máquina de lavar, assim eles chegarão intactos, sem ficar danificados pelo processo da mudança.
Uma empresa de mudanças geralmente pode fazer ou quebrar toda a sua experiência de mudança, por isso é importante acertar.
Quanto mais esforço você faz para encontrar uma empresa respeitável, com excelente atendimento ao cliente antes do tempo, menos problemas você terá no dia da mudança.
Se você está em Goiânia, a nossa dica de ouro é a Ferreira Mudanças, uma empresa especialista em realizar mudanças com segurança e praticidade.
Para isso, a marca conta com profissionais experientes, apresenta seguro para cobertura para eventual dano ou avaria durante o transporte da mudança.
Para completar, a Ferreira Mudanças não só oferece embalagem grátis, como também realiza todo o processo de embalar e desembalar. Tudo isso para que sua experiência de mudança seja sem nenhum estresse.
Cuidado especial com plantas – organizar a mudança
Suas plantas são uma parte especial de sua casa. Algumas podem ter um valor sentimental, ou talvez você tenha se esforçado bastante para vê-lo crescer, mas não se preocupe, a Ferreira Mudanças é prepara o transporte desde o embrulho até seu novo lar.
Com seu planejamento e atenção cuidadosa, suas plantas farão uma mudança bem-sucedida. E então, elas estarão prontos para florescer em sua nova casa.
Por fim, não tente carregar as plantas pesadas e grandes sozinho. Tenha ajuda profissional, dos carregadores da transportadora, por exemplo, e, se possível, use carrinhos ou plataformas para isso.
Mudar de casa com pets
Então, quando você vai lugares novos cada membro de sua família deve estar à vontade. Gatos, cães e outros animais são especialmente sensíveis ao movimento.
O segredo para a realocação de animais de estimação é o planejamento. Por isso, a empresa transporta seus pets para que eles possam fazer a transição de local sem stress.
Então, tenha uma feliz mudança.
Cubra quadros com papelão
Para evitar que os quadros sejam arranhados ou peguem pó, é super importante que estejam cobertos com papelão e amarrados com um barbante. Para que fiquem ainda mais seguros, passe plástico bolha por cima.
Enrole tapetes e carpetes
Enrolando os tapetes e carpetes e deixando-os amarrados com um cordão bem apertado, fará com que ocupem menos espaço.
Verifique a voltagem da nova casa
Esse item é super importante para impedir que tenha aparelhos queimados por voltagem errada. Vale também dar uma verificada em todas as tomadas da casa, e marcar com etiqueta as que tem voltagem diferentes.
Convoque amigos para ajudar
Se tiver urgência de concluir o processo da mudança, que tal convocar amigos e parentes para ajudar a encaixotar e levar os itens? Isso pode acelerar bastante o processo.