Se há alguns anos falasse em investimento, os homens seriam as estrelas majoritárias do assunto. No entanto, a busca por educação financeira vem crescendo e promovendo progressivamente a entrada de mulheres nesse meio.
Uma pesquisa da Openbox.a, fintech de crédito empresarial focada no fortalecimento de pequenas e médias empresas, afirma essa informação. Confira mais detalhes:
- Enquanto isso, confira Pare de perder dinheiro na poupança: saiba como investir em renda fixa
Número de mulheres investidoras cresce acima do número de homens
- Ao mesmo tempo, veja um tipo de investimento bem diferente do usual: o mercado de milhas aéreas!
Segundo os dados levantados, o número de mulheres que mantiveram investimentos aumentou cerca de 1,45%, enquanto entre os homens, a queda foi de 1,2%. A pesquisa comparou os números dos meses entre janeiro e outubro, de 2020, bem como o mesmo período de 2021.
A investidora Carmen Zaglul do time da startup diz que começou a investir neste ano. O que a impulsionou foi a questão sustentável.
“A certeza de estar em uma empresa que acredita na revolução do mundo financeiro aliada às ações sustentáveis, me faz sentir que além de estar investindo meu dinheiro, sigo apoiando a luta para tentar salvar o nosso planeta. Outro fator que me fez optar pela fintech foi a transparência em saber onde e como o meu dinheiro está sendo investido”, afirma Zaglul.
- Logo depois, leia Investir em imóveis, você sabe como fazer? Entenda aqui!
O comportamento das mulheres
- Logo depois, não deixe de seguir o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
Embora pareça que a mulher prefira investir em opções mais conservadoras, a fintech relata que o comportamento se mostrou diferente.
O CEO da Openbox.ai Maurício Rodrigues diz: “Além de oferecermos a debênture privada, um instrumento de investimento em renda fixa, a qual conta com um número de investidoras equivalente ao de homens e possui risco mais alto do que produtos bancários, somos uma fintech que possui um modelo de negócio ousado ao colocar a sustentabilidade em nossas operações de crédito”.
- Enfim, leia O que fazer com suas milhas: viagem, produtos ou dinheiro no bolso?
Sobre o estudo
O estudo “Tendências de Investimento 2021” foi conduzido pela Mercer, líder global de consultoria em carreira, previdência, saúde e investimento.
Participaram da pesquisa 53 entidades de previdência (englobando 219 Planos) locais. 23% delas apontam ter uma política de investimento responsável bem implementada. Ao mesmo tempo, cerca de 41% das grandes organizações e 31% das médias e pequenas também possuem, porém, precisam melhorá-la.
Zaglul finaliza: “a expectativa é investir ainda mais em negócios que mantenham o propósito vinculado à preservação do meio ambiente e a mudança de paradigma para uma convivência mais justa e equilibrada”.
- Por fim, confira Ganhar na loteria: 10 dicas de especialista para aumentar suas chances