William Bonner sobe o tom no Jornal Nacional e dispara contra Bolsonaro: “Golpista’
William Bonner foi além da informação na edição do Jornal Nacional do dia 07 de setembro. O editor chefe fez duras críticas as passeatas bolsonaristas e chamou o presidente de “golpista”
Desde a época das entrevistas aos presidenciáveis, em 2018, Bolsonaro sempre declarou a TV Globo como sua “inimiga”. Por outro lado, a emissora dos Marinhos até tentou uma aproximação, logo no início do mandato presidencial. No início de 2019, a Globo chegou a produzir matérias mostrando os hábitos de Jair, como “comer pão com leite condensado.” Contudo esse tom amistoso entre Globo e Bolsonaro desandou logo na sequência.
O presidente, no geral, tem o hábito de destratar jornalistas, principalmente mulheres. Os canais que apoiam Bolsonaro “declaradamente” são SBT e RedeTV!. Já a Record TV e Bandeirantes, são mais “tímidas” tanto nos ataques ao governo, bem como elogios às atitudes de Bolsonaro.
Todavia, a edição do Jornal Nacional, da noite de 07 de setembro, subiu o tom contra as ações antidemocráticas de Jair Bolsonaro. Isso porque o presidente convocou seu eleitorado para ir até as ruas e protestarem contra a democracia, os Ministros do Supremo e as ações de restrição contra o cCoronavírus. Como resultado, William Bonner não poupou o presidente e deixou claro a posição de seu editorial. Vem saber o que o “chefe” do Jornal Nacional disse.
- E mais: Quer ficar por dentro das últimas notícias do reality show? Então, confira nosso canal A Fazenda! Você acompanha quem está na Roça, vê as previsões de quem leva o prêmio, vota em nossa Enquete da semana e ainda pode ver nos resultados parciais das enquetes, como está a votação.
“Tom golpista”
Logo na escalada das notícias, William Bonner soltou o verbo contra as manifestações antidemocráticas encabeçadas pelo presidente: “O desrespeito à democracia com as cores da nossa bandeira. Em tom golpista, o presidente discursa diante dos manifestantes em Brasília e em São Paulo.”
O Brasil assistiu hoje a uma demonstração de desprezo pela Constituição, promovida e insuflada pelo presidente da República. Em diversas cidades, milhares de bolsonaristas participaram de atos com pautas que afrontam a democracia, como a intervenção militar e a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal – narrou William Bonner.
As passeatas antidemocráticas são “armas” de Bolsonaro, desde a época de total restrição de circulação, devido a pandemia de Coronavírus. Contudo o presidente sempre ignorou os estudos para a prevenção da doença e incentivou o não distanciamento, bem como o não uso das máscaras.
- Depois, veja também Impeachment: O que é e como funciona?
Em Brasília e em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro discursou. Voltou a atacar governadores e prefeitos que tomaram medidas de combate à disseminação do coronavírus. (De maneia idêntica) Voltou a atacar integrantes do STF. (Bem como) Voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro. E no dia da independência, Bolsonaro elevou a temperatura da crise institucional que ele mesmo criou e tem alimentado – disse William Bonner no JN.
- Tá bombando: Neymar fica com Jade Picon e deixa João Guilherme “p* da vida”, aponta blog
Outras emissoras
Além de William Bonner, Datena da Band não gostou de ver o repórter do Brasil Urgente ser hostilizado pelos manifestantes. Durante entrada ao vivo, apoiadores de Bolsonaro chamaram o jornalista, César Cavalcante de “lixo” e ameaçaram a integridade física da equipe externa de reportagem,
Pode tirar a imagem! Democracia é democracia, agora ninguém aqui vai aceitar desrespeito ao repórter que está lá, nem à imprensa! Ninguém aqui é obrigado a aceitar isso! Tenho muito orgulho da imprensa da qual participo e não vou permitir isso aqui! (…) Pedi para não colocar repórter aí desde ontem, e sugiro que retirem os repórteres daí imediatamente! Para ficar sendo chamado de ‘lixo’ ou expor o repórter (…) Esse é o clima de ódio gerado pelas eleições que temos que enfrentar – criticou Datena no dia 7 de setembro durante o Brasil Urgente.
- Veja ainda: Pelé descobre tumor, passa por cirurgia e está na UTI em SP
Já no SBT…
Enquanto isso, no SBT, Silvio Santos “ordenou” que o discurso de Jair Bolsonaro fosse transmitido ao vivo da Paulista. Dessa forma o Fofocalizando, que também estava ao vivo, teve que interromper a foca sobre o suposto affair entre Neymar e Jade Picon que irritou João Guilherme.
O canal de Silvio Santos usou o sinal emprestado da CNN que também cobria os atos antidemocráticos. Contudo, no instante da transmissão, o sinal começou a falhar e até caiu. Como resultado, Chris Flores e companhia voltaram ao vivo do palco com as fofocas.
Por fim, se a equipe do Fofocalizando “teve mais sorte”, o pessoal do SBT Brasil não teve escapatória. Isso porque, o jornal de Silvio Santos foi obrigado a transmitir os 20 minutos de Jair Bolsonaro discursando para seus apoiadores. Internautas repercutiram as feições dos jornalistas com a pauta.
A cara de decepção dos apresentadores do #SBTBrasil, após o jornal exibir na íntegra o discurso do Bolsonaro, foi nítido. Imagino como está sendo difícil para os jornalistas do SBT, agora mais do que nunca! – disse um seguidor do Twitter.
Enquete: quem você quer que vença a Prova do Fazendeiro?
Na noite de terça-feira, cinco roceiros enfrentaram o temido banquinho do desespero em A Fazenda 16, em uma formação de Roça marcada por tensão e confrontos. Com os nervos à flor da pele, os participantes sentiram o peso das estratégias e alianças sendo testadas no momento mais delicado do jogo. Participe da nossa enquete sobre a Prova do Fazendeiro hoje 11/12 e escolha seu favorito para se salvar do sufoco: