A NASA estaria procurando a melhor receita para cozinhar batatas em Marte. Embora pareça incrível, há mais de uma década, pesquisadores do Centro Internacional de Batata do Peru e da NASA desenvolveram um projeto no qual tentavam encontrar uma batata que pudesse ser cultivada na base marciana.
Os cientistas estão cientes das condições do Planeta Vermelho e a longa jornada para alcançá-lo é de seis meses de ida, seis de volta, além de outros cinco ou seis meses de permanência forçados por problemas de dinâmica orbital.
A batata marciana
Os pesquisadores testaram diferentes tipos de tubérculos e tentaram localizar aquele que fosse capaz de suportar as condições extremas. Eles fizeram testes em solos áridos, muito salinos e com temperaturas muito baixas no Peru, eles encontraram Tacna, o melhor candidato para “batata marciana”.
Graças a este estudo, foi aberta a convocatória ‘Batata Marciana’, concurso que está em sua segunda edição e é convocado pelo Centro de Astrobiologia (CAB) e Fundação Albireo Cultura Científica, em colaboração com o Centro Internacional da Batata e a Universidade de Engenharia e Tecnologia do Peru.
- Veja também: Robô da Nasa faz pouso em histórico em Marte; Saiba mais e veja fotos do planeta!
Como participar?
O concurso é dirigido a profissionais e adeptos da gastronomia e pretende compilar uma série de receitas em que o ingrediente principal é a batata.
A este respeito, Miguel Mas Hesse, chefe do departamento de Astrofísica do Centro de Astrobiologia, explicou que os participantes têm que pensar como astronautas, que têm poucos recursos e não têm muita pressão e oxigênio.
Os interessados devem entrar no site para se cadastrar e fazer o upload de sua receita “nutritiva, saborosa e que ajuda os astronautas a não passarem tão mal”, disse Mas Hesse.
A inscrição vai de hoje até dia 9 de julho e os candidatos terão que preparar sua receita em um tribunal especializado.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre fatos curiosos direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
“Terá que ser original, inovador e muito saboroso”, acrescenta o presidente da Fundação Albireo Cultura Científica, Carlos Acirón.
Pode participar qualquer pessoa interessada no mundo da culinária e da restauração. São estabelecidas duas categorias de concurso: uma para chefs profissionais e outra para entusiastas da gastronomia.
De acordo com os planos da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), nesta década e até 2030, o objetivo fundamental será a lua. O programa Artemis da NASA planeja instalar uma base lunar primeiro com missões não tripuladas e depois com astronautas para, finalmente, consolidar a estação Gateway, que servirá como um ônibus para descidas à lua.
Mas no futuro, de acordo com Mas Hesse, “as rédeas” da exploração espacial não serão detidas nem pela ESA nem pela NASA. “Hoje o mais avançado neste assunto é a empresa Space X“ que já prepara uma nave capaz de ir e regressar a Marte e que, após várias tentativas, já conseguiu replicar uma aterragem na Terra”.