Na noite dessa quarta-feira (30), a RedeTV! emitiu uma nota oficial a respeito das falas homofóbicas ditas pelo apresentador Sikêra Jr durante o Alerta Nacional, programa exibido pela emissora.
O fato aconteceu no dia 27, horas antes da celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho. O jornalista chamou os membros da comunidade de “raça desgraçada”, dentre outros insultos que repercutiram negativamente. Em seguida, confira mais detalhes.
Comunicado da RedeTV! sobre o caso de Sikêra Jr
No documento emitido, a emissora realçou ser absolutamente contra todos os tipos de discriminação, e que condena e se opõe diante quaisquer expressões homofóbicas.
Entretanto, sobre Sikêra Jr, informou que ele pediu perdão pelas ofensas cometidas, e que o caso servirá para o aprimoramento pessoal e profissional dele. Conforme a nota, o apresentador do Alerta Nacional continuará exercendo seu papel sem sofrer nenhuma penalidade.
- Em seguida, leia também: Ícones LGBTQ+ mais influentes da história são retratados.
Apresentador perde parcerias
A Sleeping Giants Brasil fez campanha para pressionar marcas a desistirem de patrocinar programas e personalidades com perspectivas preconceituosas. Até o momento, três empresas cancelaram suas parcerias com a atração de notícias da RedeTV! devido às falas homofóbicas de Sikêra Jr.
MRV
A MRV Engenharia emitiu uma nota sobre o caso do jornalista. Sem compactuar com qualquer tipo de preconceito, a companhia alega não ter mais ligações com o programa comandado pelo jornalista.
“A MRV acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito. O programa Alerta Amazônia/ Nacional já não faz mais parte dos nossos planos de mídia”, informou a construtora.
- Em seguida, leia também: Dia Internacional Contra a Homofobia: veja frases, mensagens e a história da data.
Hapvida
A Hapvida Saúde, outra anunciante, também publicou um documento oficial falando sobre essa situação. Em nota, eles suspenderam o patrocínio com o jornal, indo contra as falas preconceituosas do apresentador do Alerta Nacional e qualquer outro tipo de discriminação.
“Não apoiamos forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual. No momento, suspendemos o patrocínio do Alerta Amazonas. Estamos sempre trabalhando por uma sociedade mais saudável”, informou a empresa de plano de saúde.
- Em seguida, leia também: Sikêra Jr. afronta Xuxa Meneghel após receber processo por acusá-la de pedofilia.
Tim Brasil
A Tim Brasil bloqueou a veiculação dos seus anúncios com o programa da RedeTV! no Youtube. A empresa reforçou não compactuar com discursos de ódio, notícias falsas e nem disseminação.
“Desde a semana passada, realizamos a suspensão da veiculação, que é automática pela plataforma de anúncio, nesse canal. Reforçamos que a Tim não está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”, notificou a empresa de telefonia móvel.
- Em seguida, leia também: Racista? Quem, eu? Reflexão sobre racismo estrutural.
Famosos protestam contra falas preconceituosas
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
A comediante Samantha Schmutz escreveu algumas palavras sobre o caso de Sikêra Jr, segundo ela: “Nojo é o que temos por você”, se referindo a fala “Vocês são nojentos”, dita pelo apresentador.
Astrid Fontenelle fez um alerta ao jornalista: “O tempo vai dizer para esse senhor muita coisa!”.
Dira Paes alegou ter assistido a um “horror” quando viu o vídeo de Sikêra na Internet. Por fim, Bruno Gissoni não conteve a raiva e acabou chamando o apresentador de imbecil.
- Em seguida, leia também: Racismo – Estilistas do luxo são acusados de preconceito.