Shakira, cantora e compositora, produtora, atriz, dançarina e empresária está aos olhos do público porque foi acusada de cometer 6 crimes.
A também embaixadora da boa vontade da UNICEF e filantropa colombiana falou sobre isso para dar sua versão dos acontecimentos.
Em seu depoimento, a colombiana disse que antes de 2015 só visitava a Espanha por conta do relacionamento com o jogador de futebol Gerard Piqué.
Entenda o caso
Tudo começou em abril, quando a Agência de Administração Tributária do Estado da Espanha (AEAT) alegou que Shakira havia cometido uma fraude. Segundo a agência, a cantora colombiana deve 17,4 milhões de dólares ao Tesouro. Todo o conflito se deve à sua residência na Espanha, pois isso influencia seu status como devedora de impostos.
Um ano depois de ser autuada pelo suposto crime de fraude fiscal, Shakira continua a tentar a todo custo evitar ir a julgamento por seis crimes fiscais contra a Agência Tributária. Assim, ela apresentou certidão de residência fiscal nas Bahamas, o que a isentaria do pagamento de impostos na Espanha.
De acordo com relatórios da agência tributária espanhola, a artista deixou de pagar impostos naquele país, fingindo que não morava lá e escondendo seus rendimentos por meio de uma rede de empresas sediadas em diferentes paraísos fiscais.
- Veja também: Shakira em sua festa de 15 anos: Veja como ela mudou!
Funcionários do Tesouro consideram que Shakira vivia mais de 183 dias por ano na Espanha – tempo mínimo pelo qual alguém é considerado residente fiscal – já que esse total deve incluir também os dias em que a colombiana esteve no exterior, como por exemplo em seu show e passeios.
Shakira e sua defesa negam a acusação, afirmando que a cantora tinha certificado de residência permanente nas Bahamas.
De acordo com a Promotoria, Shakira fingiu que não residia na Espanha para evitar o pagamento de impostos.
- Confira também: Famosos que têm diploma de faculdade e você não fazia ideia
O que ela falou sobre o assunto?
Shakira disse que antes de 2015 só visitava Barcelona esporadicamente para estar com Gerard Piqué, com quem iniciou uma relação em 2011 e tem dois filhos.
Insistindo em que sua vontade é colaborar em todos os momentos, seus representantes afirmaram, por meio de nota, que Shakira já devolveu ao Tesouro o valor supostamente fraudado, mas agora é hora de decidir quantos dias ela residiu na Espanha.
Em sua denúncia, o Ministério Público aponta ela e sua assessora tributária nos Estados Unidos de seis crimes contra o Tesouro Público.
Além disso, a acusa de elaborar um “plano de não pagamento dos tributos correspondentes”, por meio de uma rede de empresas sediadas em paraísos fiscais; que formalmente eles eram os detentores dos rendimentos recebidos.