Faleceu no início da tarde dessa quinta-feira, 10, o ator Roberto Guilherme, aos 84 anos. De acordo com as informações do Notícias da TV, Roberto estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro. Há anos o ator lutava contra um câncer.
Roberto Guilherme é um dos casos onde o personagem ultrapassa as barreiras do mundo artístico e ganha força no mundo real. Durante anos, o ator integrou o elenco dos Trapalhões. E por lá ele ficou conhecido como Sargento Pincel.
Ao lado de Renato Aragão e companhia, Roberto Guilherme interpretou o militar mal-humorado e outros personagens por muitos anos. Para se ter uma ideia, em 2021, o Sargento Pincel completou 40 anos.
Enquete: quem você quer que fique na Fazenda?
- E mais – Aos 72 anos, Galvão Bueno está com Covid-19 e Globo toma decisão sobre sua ida à Copa do Mundo
Renato Aragão se emociona ao falar de Roberto Guilherme
Além do programa de TV, Renato Aragão e Roberto Guilherme também trabalharam juntos no teatro e no Cinema. Foram mais de dez filmes com os Trapalhões e em 2014, Roberto também participou do musical teatral, Os Saltimbancos Trapalhões.
De fato, o personagem mais famoso do ator foi o Sargento Pincel, que apesar de mandão e autoritário acabava caindo nas trapalhadas de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Nessa quinta-feira, 10, Renato Aragão se emocionou ao relembrar a jornada artística ao lado do amigo.
“Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, era um amigo maravilhoso. Ele era muito diferente daquele tipo que ele fazia de durão. Fora disso [do personagem], ele era uma amigo maravilhoso. E ele era sargento mesmo. Já havia dado mais de cento e tantos saltos de paraquedas e depois virou ator e ficou alegrando todo mundo. Hoje, eu não sei como falar desse amigo muito doce que perdemos” – discursou Renato Aragão nas redes sociais.
Em 2011, durante entrevista para o Extra, Roberto Guilherme afirmou que a caracterização foi o que mais enfatizou o Sargento Pince. Ou seja: sua careca.
O ator até lembrou de um momento que que a caracterização foi criada em cena.
“A máquina estava cega e não cortava, arrancava o meu cabelo. Enquanto o auditório morria de rir, as lágrimas corriam pelo meu rosto, de tanta dor”– disse Roberto ao Extra.
Outros trabalhos de Roberto Guilherme
Em 1980, Roberto Guilherme chegou a ser considerado o quinto trapalhão da Globo. Antes de ser ator, Roberto de fato chegou a investir na carreira de jogador de futebol. Anos depois serviu ao exército e tornou-se paraquedista.
Ainda no exército, Roberto passou a se dedicar ao teatro amador, até que um dia um produtor da TV Rio o viu e convidou para trabalhar em programas humorísticos da emissora. Dessa forma, antes de chegar na Globo com Os Trapalhões, Roberto passou por humorísticos da TV Record, TV Tupi e TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão, o Didi.
Antes de se fixar parceria com Renato Aragão na Globo, em 1980, Roberto também fez teste para interpretar o palhaço Bozo, no SBT. Todavia o ator perdeu a vaga para, Wandeko Pipoca.
De maneira idêntica, Roberto Guilherme também trabalhou com Jô Soares e Chico Anysio. Com Renato Aragão ele atuou até o fim das Aventuras de Didi em 2013. Com efeito, suas últimas aparições na TV foram nos programas do Multishow, “Treme Treme”(2018) e Dr. Darci em (2018).
Por fim, Roberto deixa a esposa, Sheila Nunes (com quem ficou casado por mais de 56 anos) e os filhos, Willian e Valeska.
“Apenas momentos felizes é como ele gostaria de ser lembrado. Então algumas fotos da última viagem que ele fez com a família. Descansa em paz melhor pai, marido, avô, irmão e amigo do mundo. Te amamos para sempre! Aos fãs, obrigada por tanto carinho, ele sempre amou vocês“- escreveu a família nas redes sociais do ator.
- Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades de A Fazenda e Famosos direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News
Veja um vídeo produzido pelo UOL: